8 de dezembro de 2011

Os Imortais - Estrela da noite


««««««
[bom]

Eu recomendo: Estrela da Noite – Os imortais
Autora: Alyson Noel
Editora: Intrínseca

Os imortais:
Chama negra é o quinto livro da série Os imortais. Se você não leu os quatro primeiros livros: Para SempreLua azulTerra de Sombras e Chama Negra, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Ever está treinando, ela precisa estar preparada para enfrentar sua ex-melhor amiga Haven. Ela jurou vingança pela morte de Roman, e culpa Ever por mais que ela tente provar sua inocência e explicar que a morte dele foi uma fatalidade inesperada da qual Jude também não tem culpa. As aulas começam e Ever realmente acredita estar preparada para enfrentar Haven, mas não estava preparada para ouvir que Damen esconde segredos, segredos esses que ela descobriu através de diários no qual Roman documentava seus dias de imortal. Ela decide guardar isso para sí, mas logo percebe que Haven pode estar certa e que ele pode estar de fato escondendo coisas dela. Fugindo da escola, dos problemas em casa com Sabine, e dos problemas com Damen, ela acaba indo ajudar na loja já que Jude está enfrentando um momento de dificuldade. Convivendo com ele dúvidas de porque o destino sempre o coloca no caminho dela faz com ela tenha dúvidas sobre quem realmente ama.



Meu cantinho:

Eu confesso que devorei esse livro. Fazia muito tempo que eu não tinha dinheiro para uma compra (livro novo é sempre tentador) e eu estava muito ansiosa para descobrir como a série continuava. Gostei de algumas coisas e não gostei de outras.
Ver a Haven descontrolada, perdendo a cabeça, me pareceu muito real. Ela é uma personagem da qual nunca gostei por conta da personalidade, mas confesso que sua atuação nesse livro finalmente melhorou. Acho que ela totalmente lunática, tentando se tornar a popular, inverter as ordens das coisas, ficar por cima, só mostra como ela sempre se importou com tudo e fingia não ligar, como odiava ser como ela era, como o poder está subindo a cabeça e como ela está perdendo por completo a noção de tudo. A cena em que ela tenta conseguir o elixir com Ever, no qual ela apanha, quebra os dentes, mas fica feliz com as garrafas que consegue – ela está agindo como viciada – e acaba dando show na frente de Sabine com os dentes quebrado e ensanguentados... nesse momento eu acredito que pude visualizar a loucura total dela, e acho que ela finalmente achou um papel que lhe cai bem.
Damen continua sendo perfeito, mesmo com os erros que comete ele é (ironicamente) perfeito. Eu continuo sentindo uma agonia muito grande com toda essa perfeição dele, nínguem é assim, ele soa falso e continuo não gostando dele. Ok, não é que eu odeie ele, é que eu acho que a pessoa correta para Ever não é ele e sim Jude. Jude nesse livro sofre com muitas coisas, com uma morte inesperada de alguém próximo, com a aproximação de Ever não por amor, mas pelos problemas que acabam afastando ela de Damen, pela perseguição de Haven que quer machucá-lo pelo o que ele fez e também como forma de atingir Ever. Apesar de tudo ele sempre se mostra muito integro em suas escolhas e suas atitudes o que me faz gostar ainda mais dele.
Continuando no assunto garotos, temos uma participação um pouco maior de MIlles nesse livro, Gostei das atitudes dele, das decisões que ele toma, apesar de em algumas cenas ele soar meio fora da realidade – não por ele estar sempre representando e estar envolvido com o teatro, mas por soar falso alguma de suas falas, irreais – eu gostei muito da participação maior que ele tem e percebi que ele é um dos personagens que dão uma pitada de comédia nesse livro, o que de fato me agrada.
Agora falando da personagem principal... Bem, discernimento algum, certo? Como ela poderia realmente achar que após seiscentos anos de vida, não haveria segredos entre eles? No momento em que Haven faz insinuações de que há coisas que ele não contou a Ever, ela começou a perder o equilíbrio e acaba levando a pior. Ela realmente achava que não haveria nada entre os dois? E não digo apenas por má vontade de Damen (que de fato existe), mas coisas banais de seiscentos anos de vida que ele não contou simplesmente porque não teve tempo, esqueceu ou não achou importante? Eu a acho um tanto quanto infantil por ficar sempre desafiando a Sabine, perdendo a cabeça, achando que Haven tem qualquer salvação, tomando atitudes impensadas. Quando ela parece de fato superar seu chacra problemático eu fico lá com minhas dúvidas se tudo foi realmente resolvido e se o discernimento dela foi realmente sanado de uma hora para outra. E apesar de Ever e Damen continuarem juntos, eu percebi que há uma esperança para Jude, Ever faz questionamentos que eu fiz desde a primeira vez que soube dele e eu acredito que ainda pode ter esperanças para o meu casal! Afinal, a esperança só morre quando o último livro da saga acaba.

Continuação:
O próximo e último livro da série Os Imortais é Infinito. Já comprei e logo vou postar minha opinião sobre ele aqui.

5 comentários:

  1. Eu gostei muito da sua resenha o livro parece ser bem interessante mesmo! Mil Beijos! <3
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. NUnca li nenhum livro desta série e só tenho um livro desta autora que é o Radiante, mas também não li ele...minhas leituras estão tãaao atrasadas!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. tenho esse livro, tem um tempo e ainda não li, essa serie apesar de não ser das melhores, vale a pena saber o que vai acontecer com Eve e Damen.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Só li o primeiro dessa série então fiquei perdida na resenha. rsrs
    Gostei da resenha ;)

    Beijos;*
    Salomé Fernandes
    http://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler esse livro hoje, mas ainda não tenho "Infinito", então vou ter que ficar com a minha agonia de não acabar logo a série. Eu também adorei o fato do Miles ter se destacado mais nesse livro. Antes ele era só um amiguinho figurante e agora teve mais participação. E quanto ao Damen, apesar de ele ser perfeito demais e eu me irritar com o fato de ele só aparecer nas partes melosas e ele ser super grudento e ele quase nunca fazer algo sem a Ever, continuando preferindo ele ao Jude. E não sei o porquê. Gostei que no final, ele demonstrou estar fazendo amizades e se desvincilhando um pouco de "O meu mundo é só a Ever".
    Adorei a resenha :)

    Athena,
    http://pelerinedesmots.blogspot.com

    ResponderExcluir