17 de outubro de 2013

Encanto

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Encanto
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
                
Sereia:
Encanto é o segundo volume dessa série, se você não leu Sereia, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Vanessa é uma sereia, ela sente sede o tempo todo, ela precisa tomar banhos longos e demorados com sal, beber água salgada com uma freqüência cada vez maior, agora também terá de seduzir homens. Acontece que Vanessa quer ficar apenas com Simon, mas não consegue suportar a ideia de que ele está com ela com parte de um encanto de sua nova condição, nem quer ter que se aproximar de outros homens para que possa se sentir realmente bem. Entretanto, Vanessa percebe que precisa ficar mais forte porque o gelo começa a derreter, estranhas mortes estão acontecendo e ela acredita que as sereias podem ter voltado. Buscando uma forma de impedir seu retorno, ela terá que confrontar o pai sobre sua mãe biológica e descobrir o máximo de informações que puder antes que as pessoas que ela ame sejam atingidas.

Meu cantinho:
Primeiro gostaria de elogiar a editora por manter um padrão de capa e diagramação entre os livros da série. O livro mantem um capa parecida em cor e efeito e isso sempre me agrada. Quantos ao livro, eu havia gostado muito do primeiro da série, mas confesso que esse foi bem melhor que o livro passado. O livro passado tinha algumas cenas incoerentes, ou meio forçadas, mas esse livro foi bem construído, não tem coisas muito forçadas (apenas uma coisinha ou outra) e ele tem mistérios que não são facilmente revelados. No primeiro livro nós já sabíamos qual era a criatura por trás da morte de Justine apesar do suspense que a autora tenta manter, já nesse não sabemos exatamente o quanto é real e o quanto faz parte da cabeça de Vanessa pelo estresse de tantos acontecimentos além do desenvolvimento de seus poderes, que estão desgastando Vanessa seriamente.
Payge quer tentar esquecer tudo o que aconteceu e agora está morando com Vanessa, frequentando o mesmo colégio. Não tem sido fácil para Vanessa voltar a escola, encontrar as mesmas pessoas, receber as condolências e pior de tudo, perceber os olhares de interesse de meninos que nunca olharam para ela, até ela ter se tornado uma sereia. Payge e Vanessa têm dado suporte uma a outra, mas mesmo assim não tem sido fácil, Payge por ter perdido quase toda sua família, o homem que amava, além de seu filho e Vanessa por ter perdido a irmã, ter descoberto que a mãe que lhe criou não é sua mãe biológica, por ter se tornado uma sereia, além de acreditar que o cara que ela ama está com ela apenas porque está enfeitiçado.
Vanessa sente sede o tempo todo e essa sede parece aumentar a cada dia, a água com sal, assim como os banhos de banheira são um alívio, mas nunca parece durar tempo suficiente. Para piorar ela descobre que para se fortalecer precisa de aproximar de homens e seduzi-los, o único problema é que o único cara com quem ela quer ficar é Simon, mas a possibilidade de que ele esteja com ela apenas por um feitiço faz com que ela se sinta culpada. Na escola ela começa a andar com um rapaz, Parker, um dos únicos do colégio que parece não babar por ela, o que faz com que ela perceba que ele ama alguém. Parker é um cara bacana, e pouco convencional, Vanessa vai se aproximando cada vez mais dele o que causa sérios problemas entre a relação dela com Simon. Não chega a ser exatamente um triângulo amoroso como algumas resenhas sugerem, já que Vanessa ama Simon, mas as circunstâncias fazem com que ela tenha um maior envolvimento com Parker. Os problemas não param nas questões amorosas, já que sua família está completamente desestruturada. Ela se afastou completamente de seu pai, após ter descoberto que ele mentiu para ela, e que ele teve um caso com uma sereia, que resultou nela. Seu pai não entende o real significado deste distanciamento e faz tudo para agradá-la, enquanto isso Vanessa investiga secretamente suas coisas para descobrir mais sobre seu passado e descobre que seu pai tem mais segredos guardados e que sua mãe ainda tem familiares vivos. Quando Vanessa enfrenta seu pai e decide conversar com ele sobre sua mãe biológica, é uma conversa reveladora, mas ao mesmo tempo muito surreal. Ela conta a seu pai que sua mãe era na verdade uma sereia e explica tudo o que está acontecendo, e não há gritos, ligações para hospitais psiquiátricos ou nada assim, ele facilmente acredita na existência de sereias. Um pouco de relutância seria interessante já que essas coisas são fora da realidade. Já sua mãe de criação está destroçada pela morte de Justine e não consegue parar para pensar em nada, ela está no automático, cozinhando, fazendo faxina, organizando tudo o que pode. Vanessa se sente culpada pelo estado da mãe e pelo sofrimento que deve ter causado a essa mulher. Além disso, seus pais (assim como a orientadora do colégio) parecem ter uma expectativa enorme quanto a faculdade que ela vai cursar, e ela não sabe se pode cursar uma faculdade em sua nova condição, assim como seu pensamento sempre volta a Justine que não pretendia fazer faculdade alguma. Isso é algo que me irrita um pouco em Vanessa, o fato de viver a sombra da irmã, como se porque ela fez isso ou viveu aquilo ela deveria fazer igual. Entretanto, todos esses problemas se tornam banais quando ela e Payge começam a ver Zara em todo lugar, assim como pequenas mortes por afogamento começam a acontecer. O gelo está derretendo e o perigo pode ser real e não apenas fruto da cabeça delas.
Muito bom o livro, muito melhor que o anterior, o final foi cheio de tensões e adrenalina! Infelizmente não posso revelar muita coisa sobre o final, mas é onde acontecem várias coisas surpreendentes ao mesmo tempo e o leitor quase fica sem fôlego! Estou muito curiosa pelo próximo!

Continuação:
O próximo livro da série é Profundezas, seu lançamento está próximo!

2 comentários:

  1. Tem mais ou menos 1 ano e meio que li Sereia e gostei demaaaais, sempre quis (e ainda quero) ler a continuação, tenho certeza de que vou gostar assim como você.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu tenho Sereia aqui em casa mas ainda não li. Não cheguei a ler a resenha toda, mas é bom saber que o segundo livro é melhor que o anterior, normalmente os autores se perdem na história. Fiquei ainda mais animada em ler o primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir