16 de maio de 2014

Silo

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Silo
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca

Sinopse:
O mundo como conhecemos não existe mais. Os únicos sobreviventes da raça humana vivem no Silo, uma estrutura de mais de cem andares construídas dentro da terra. Cada andar é responsável por uma função, maternidade, plantio, água, mecânica, entre outros. Há algumas regras muito rígidas para que essa estrutura funcione e quem desobedece tais regras é mandado para o lado de fora, onde o ar é contaminado e as chances de sobrevivências nulas. O xerife Holston é uma das autoridades do Silo, quando ele afirma que quer sair uma grande comoção se espalha, pois há três anos sua mulher também foi mandada para o lado de fora por dizer a mesma coisa. Teria ele descoberto algo? Após sua morte uma pessoa improvável é escolhida pela prefeita para ser a nova xerife, Juliette, da mecânica, que vive nos andares mais profundos do Silo. Quando ela assume terá que lidar com uma série de assassinatos e uma conspiração descobrindo que esse lugar guarda terríveis segredos.

Meu cantinho:
Eu achei a capa desse livro pouco atraente, as cores escuras e manchadas no fundo dificultam ler o que está escrito na capa, e após o termino da leitura não achei ela muito conectada a história. No decorrer da leitura percebi um ou dois errinhos de revisão, isso me surpreendeu porque não é algo que costuma acontecer com os livros da Intrínseca – mas nada que prejudique a leitura.
Quem está acompanhando minhas caixinhas de correio sabe que eu comprei muita coisa boa esses últimos tempos, e dentre todos os livro decidi dar uma prioridade a Silo por conta das resenhas que havia lido, relatando um mundo pós-apocalíptico onde os sobrevivente vivem em estruturas debaixo da terra.
O começo da leitura foi um pouco difícil, os mistérios por de trás do Silo, o que aconteceu, não são explicados. Na verdade, sobre o passado, pouca coisa é revelada nesse livro, apenas breves sugestões são feitas já no final da leitura. Quando o livro acaba, há um trecho do próximo livro da série e pelo o que li, é nele que os mistérios serão finalmente revelados a leitor. O livro começa com Holston, o xerife do Silo divagando, ele passeando pelos andares, vendo as pessoas, relembrando coisas do passado. Eu achei um pouco enfadonha essa divagação do personagem, e isso infelizmente se repete mais a frente com outros personagens que vão ganhando destaque no enredo. Holston entra em uma cela, chama o delegado e amigo e diz que quer sair. Começa toda uma comoção e então o leitor começa a encaixar as peças. É proibido no Silo falar que se deseja sair, o ambiente lá fora é tóxico e impróprio para a vida humana, e sempre que uma pessoa saí ela faz a limpeza, que seria limpar os vidros pelo qual as pessoas de dentro conseguem visualizar o mundo de fora. Apesar de muitos se negarem, jurarem que não fazer eles sempre fazem a limpeza e seguem em direção a um morro onde caem mortos. Holston já queria sair a muito tempo, há três anos, quando sua própria mulher disse essas palavras proibidas e foi mandada para a limpeza. Ele não sabia o que havia lhe motivado, apenas que ela estava pesquisando alguns documentos secretos, sendo que boa parte havia sido danificada. Entre algumas suspeitas, a dor da perda e o desejo de entender sua mulher ele faz a limpeza e morre do lado de fora. Nesse processo o leitor acha que já solucionou todos os mistérios do livro, e que agora cabem aos personagens também descobrirem o que aconteceu. Grande erro, esse começo do que nos é apresentado não representa nem metade dos segredos que o Silo guarda.
A prefeita então decide, com a ajuda do delegado escolher um novo xerife. O delegado sugere uma mulher, Juliette, que trabalha na parte de mecânica, nos andares mais profundos do Silo (minha enorme surpresa quando descobri que é uma estrutura com mais de cem andares) e que é extremamente perceptiva e que ajudou Holston a solucionar um antigo caso envolvendo um dos seus colegas. Acontece que essa indicação acaba irritando o chefe da TI, um dos órgãos principais para o funcionamento do Silo. Depois desse episódio acontece uma série de mortes e assassinatos e Jules se vê nesse novo cargo, sem saber em quem confiar e como proceder.
O funcionamento do Silo em si já e fantástico, a divisão de tarefa por andar, o funcionamento das máquinas, a reciclagem de água, as plantações, o sorteio para quem poderá ter filhos sempre que alguém morre, como cada um aprende uma função ao se tornar uma sombra. Tudo é fantástico. Então começam esses mistérios. Jules quer investigar o caso de Holston, apesar dele ter sido dado como encerrado, ela quer saber o que a mulher descobriu e o que ele deve ter descoberto para seguir o mesmo caminho que ela. O que leva todos a fazer a limpeza mesmo quando muitos ao serem condenados por algum crime, e assim exilados do Silo, juram que não irão fazer mas fazem. Ao lado disso, ela começa a investigar um assassinato, sabendo que há poucas chances de conseguir provas contra o suspeito. Uma conspiração muito maior começa a surgir, outras pessoas começam a morrer e o leitor começa a perceber que os mistérios são muito maiores. E quando você acha que Juliette chegou a um beco sem saída o escritor te surpreende revelando mais mistérios. Esse livro acabou me lembrando um pouco O Reverso da Medalha por conta da passagem dos personagens. Você começa o livro do ponto de vista de um personagem que morre, então a leitura passa a acompanhar outros dois personagens, depois passa para Juliette, e então começa a acompanhar outras pessoas. Por isso as vezes é meio complicado falar desse livro, porque é um evento que vai desencadeando vários outros.
Eu confesso que achei que não iria gostar quando comecei a ler e me deparei com aquela divagação e descrições um pouco extensa, e apesar disso ter se repetido mais algumas vezes, não me incomodou mais. O autor cria uma tensão, são tantos mistérios, tanta ação que chega em um ponto onde o leitor simplesmente não consegue se desgrudar do livro. Eu estou mais do que ansiosa pelo próximo volume da série.

Continuação:
O próximo livro da trilogia Silo é Shift, procurei mais não achei uma previsão de lançamento no Brasil.

Um comentário:

  1. Sempre gostei muito de distopias e esse me deixou curiosa.
    Ganhei o livro recentemente em uma promo e estou curiosa pra ler, a história te cativou e espero que me cative também. A trama me pareceu bem interessante e original!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir