6 de junho de 2014

Na ilha

[ótimo]

Eu recomendo: Na Ilha
Autora: Tracey Garvis Graves
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Anna Emerson é uma professora de 30 anos, com um relacionamento frustrado, que a leva a aceitar uma proposta de emprego longe de casa, em uma ilha tropical. Ela irá ensinar T.J. que tem 16 anos, e precisa de aulas para acompanhar os estudos depois de ter ficado afastado por conta de um câncer. Ao embarcar para a casa de veraneio da família, enquanto sobrevoam algumas das milhares de ilhas das Maldivas, o piloto tem um ataque do coração e o avião cai no meio do mar. Anna leva uma pancada e é salva por T.J., após algumas horas no mar ambos são arrastados para um ilha. Os recursos são parcos e a esperança de um resgate diminuiu conforme os dias se transformam em semanas, meses e anos. Além das dificuldades da ilha em se obter água, comida, ter que enfrentar mosquitos, tubarões, sol, entre outros elementos da natureza ainda temos o fator humano: T.J. começa a se transforma em um homem e se interessar por Anna. Sozinhos em uma ilha a aproximação é inevitável, mas sempre há o medo do que acontecerá se eles um dia voltarem.

Meu cantinho:
Quando eu li a sinopse eu sabia que precisava ler esse livro, sabia que ele seria bom, e de fato foi uma leitura única e encantadora. Contudo, demorei muito tempo para escrever a resenha dele aqui, pois não sabia como falar desse livro sem revelar tudo o que tem de encantador nele e acabar contanto o livro todo.
Anna já é uma mulher mais velha, professora, que vê a sua vida estagnada. Ela tem um namorado, mas se sente muito frustrada porque ele não quer progredir no relacionamento. Ela deseja muito se casar, mas principalmente, tem um desejo enorme de ser mãe um dia, assunto que ele sempre procura evitar. Ela quer tomar um tempo de tudo e colocar a cabeça em ordem por isso acaba aceitando a proposta de emprego que a levará para longe de casa, e para sua sorte, para uma ilha tropical. Ela foi contrata por uma família muito rica, que deseja que ela ensine seu filho T.J. de 16 anos. Ele está atrasado nos estudos após ficar afastado em tratamento para um câncer, agora que ele teve uma remissão ele quer passar o tempo com seus amigos, aproveitar a vida, se divertir. Contudo, seus pais que ficaram com medo diante da sua doença querem seu filho por perto, eles pedem que ele vá a essa viagem para ficar com a família e estudar, já que depois, com o começo das aulas, terá tempo para sair com os amigos e se divertir. Ele acaba aceitando, e Anna é um dos motivos, ele acha a professora linda e se vê atraído por ela, mas sabe que é apenas um menino, ela uma mulher, e que a diferença de idade e posição impossibilitaria qualquer relacionamento. Mesmo assim ele tenta se aproximar dela, e inventa uma desculpa para pegar um voo diferente do da família para ir no mesmo voo que Anna.
O inesperado acontece quando o piloto começa a passar mal e tem um ataque do coração, o avião caí, Anna fica inconsciente, sangra durante muito tempo e apenas não afunda por conta de T.J. que vela por ela enquanto está desacordada. No dia seguinte eles se veem em uma das muitas das ilhas da região, completamente deserta. Eles tentam reunir o que chega a praia, tentam montar uma fogueira, buscar água e alimentos enquanto esperam por um resgate. Acontece que o resgate nunca vem, os dias se tornam meses e depois anos. Você pode achar que ficar em uma ilha seria tedioso, que após um tempo se criaria um hábito, mas muito pelo contrário, a autora sempre traz reviravoltas e surpreende o leitor. Ao mesmo tempo achei muito real o período que eles passaram na ilha, as dificuldades, a escassez, os perigos, as adversidades, a força da natureza, as limitações, as doenças, a fome, o medo e também os laços de convivência que vão se estreitando entre os dois. T.J. deixa de ter 16 anos, ele se torna legalmente maior de idade, um homem que deseja uma mulher. Anna tem consciência do homem que ele se tornou, mas sabe que em outra situação jamais se envolveria com ele e tem medo das repercussões que um envolvimento com ele teria caso um dia fossem resgatados. 
Eu sinceramente achava que eles morreriam naquela ilha, mas para minha surpresa eles acabam sendo encontrados pelo motivo mais inusitado que eu poderia imaginar. Quando finalmente voltam para a convivência em sociedade se veem em uma situação constrangedora, acusações sobre o envolvimento dos dois e Anna fica particularmente insegura. Além de saber que seu tempo está passando, que seu desejo por ter um filho continua, ela sabe que não pode exigir isso de T.J., um rapaz tão novo. Também acha que ele está preso a ela por hábito e pela convivência e que ele precisa viver outras experiências, conhecer outras pessoas. 
Tanto o período na ilha quanto o período posterior me prenderam totalmente. A autora escreveu um livro maravilhoso que conquista o leitor a cada capítulo, quando você acha que ela não pode lhe surpreender mais ela surge com uma ideia totalmente nova e encantadora. Um livro leve, cativante e muito bem escrito que recomendo a todos.
Para finalizar gostaria de dizer que classifiquei esse livro como volume único, mas gostaria de avisar que a escritora escreveu um conto, de aproximadamente 100 páginas para falar sobre a história de um esqueleto que eles encontraram na ilha, e TJ e Anna fazem uma breve aparição, por isso não considero exatamente uma continuação. O título do conto é Uncharted e parece que ele já foi traduzido por alguns fãs e está disponível em e-book na internet.

Volume único.

2 comentários:

  1. Oiee Juliana tudo bem?? :D
    Eu nunca tinha visto esse livro mas confesso que me chamou atenção. É uma narrativa diferente e imagino tudo que pode ter acontecido nessa ilha husahusahusahsausa pretendo lê-lo quando estiver com uma folga na minha lista de livros!
    Ah e estou seguindo seu blog tá??
    Bjinhos
    /closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, a capa é linda e toda vez que leio sobre a trama me lembro de um filme que sempre passa na Sessão da Tarde da Globo, rsrs.
    Só falta mesmo é money pra comprar o livro e ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir