20 de janeiro de 2013

A Arte de Correr na Chuva


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A arte de correr na chuva
Autor: Garth Stein
Editora: Ediouro

Sinopse:
Enzo é um cachorro, está velho, ele quer partir, chegou sua hora, ele está pronto para ir e voltar como um ser humano igual aquele especial que ele viu na tv sobre cachorros na Mongólia falou. Ele está pronto para voltar e poder dar um aperto de mão em Denny, seu dono, ele está pronto para poder falar tudo o que sempre quis.  Enzo é um cachorro incrível, que conhece Denny, um corredor de carro e juntos eles compartilham uma vida, as coisas boas e ruins, o casamento, a filha de Denny, as brincadeiras, a casa nova, as corridas, assim como os problemas financeiros, a doença, as viagens, os problemas judiciais. A vida é narrada pela perspectiva de Enzo, marcado por sua inocência e pureza, uma estória belíssima.

Meu cantinho:
O livro é narrado por Enzo, um cachorro metade labrador e talvez metade terrier, um cachorro que simplesmente encanta os leitores, pela sua doçura, pelo seu caráter, pela sua força de vontade e sua pureza. Não tente procurar semelhança com outros livros que contam belas histórias de cachorros, cada uma é bonita do seu jeito, e Enzo tem seu jeitinho único e especial que vai aos poucos conquistando o leitor.
O primeiro capítulo narra Enzo já velho, morrendo, com dificuldades e debilitado, mas ele é extremamente consciente de sua situação e quer que seu dono entenda que ele está pronto para partir, que ele fica bem, que o deixe ir, pois um dia ele voltará como um homem e o cumprimentará na rua e dirá: “O Enzo mandou um oi”. Nos capítulos seguintes ele começa a narrar sua vida, como Denny escolhe ele entre vários cachorros da ninhada, quando Denny arruma uma namorada, se casa, quando ela fica grávida, Enzo vai vivendo ao lado de seu companheiro e ele se mostra um cachorro maravilhoso e inteligente. O livro é narrado por Enzo então o livro é contado pela perspectiva de um cachorro, e é muito bem construído e interessante.
O livro tem muitas analogias referentes a corrida, Denny é um corredor, um bom corredor principalmente na chuva, assim como foi Ayrton Senna. O que eu achei bacana é que o autor realmente é fã do Senna, inclusive há uma nota dele antes de começar o livro, assim como uma nota da irmã do Senna que é presidente do Instituto Ayrton Senna. Algumas vezes é difícil de entender ou mesmo visualizar algumas das referências que ele faz sobre a corrida, o controle do carro e tudo mais, mas normalmente, mesmo não sendo uma corredora (eu nem sequer tenho carteira de motorista) é possível entender muitas das referências que ele faz, e muitas coisas do mundo das corridas que Enzo traz são lições úteis para toda a vida!
Acho que é um livro tão único que eu simplesmente não consigo descrevê-lo de forma satisfatória. Tudo o que posso dizer é que a narração de Enzo é pura, é bela, e mostra a vida de uma perspectiva totalmente diferente. Esse foi um livro que me prendeu muito, e preciso dizer que comecei a chorar no penúltimo capítulo e quando li o último só fui capaz de deitar e chorar pela beleza que foi essa estória. Recomendo!

Volume único.

Um comentário:

  1. Adoro cães, sou louca para ler esse livro, mas sei que vou ficar com o meu pscicologico abalado,rsrs

    Adorei a resenha!
    Bj

    ResponderExcluir