24 de julho de 2013

Insaciável

««««««
[bom]

Eu recomendo: Insaciável
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera

Sinopse:
Meena, não gosta de vampiros, ela está cansada daquelas mocinhas que ficam apaixonados por um homem que quer beber seu sangue, mas que tenta resistir fortemente a esse impulso, ela não consegue ver o romantismo disso. Não que ela não acredite em questões sobrenaturais, já que Meena tem um dom, ela pode prever a morte das pessoas e faz de tudo para ajudar as pessoas sem que elas achem que Meena é uma louca completa, mas vampiros já é um pouco demais. Acontece que Meena escreve uma novela muito famosa, mas ela acaba de perder a promoção que queria e está indignada, pois a nova chefe quer inserir a temática dos vampiros que está em alta no seu programa. Acontece que estranhos assassinatos com corpos drenados têm deixado o tema ainda mais evidente. O que ela não sabe é que vampiros estão mesmo cometendo esses assassinatos, que o príncipe Lucien aparece na sua cidade para descobrir quem está matando seres humanos contra suas leis e que ele vai se apaixona perdidamente por ela. Logo ela se vê no meio de uma guerra de vampiros com a Guarda Palatina (caçadores de vampiros) tentando exterminá-los.

Meu cantinho:
Sei que muita gente não gostou desse livro, confesso que eu até gostei do livro (apesar de não ter sido nada absurdamente apaixonante), mas o estranho é que não me pareceu um livro da Meg Cabot. Acho que essa escritora tem mil faces, ela atende a um público infantil com livros como “As leis de Allie Frinkles para meninas”, infanto-juvenil como “Como ser popular”, juvenil com “A Mediadora”, e um público mais adulto com “Ela foiaté o fim”, ou livros que escreve com o pseudônimo Patricia Cabot, mas esse não se encaixa dentro de nada que já li dela. Li esse livro já tem um tempo, e estava tão confusa sobre o que falar que acabei adiando essa resenha algumas semanas.
Apesar do nome, que poderia sugerir uma história mais adulta, o livro não tem tantas cenas picantes quanto outros livros dela. Na verdade esse livro tem um pouco de tudo, de romance, de humor, de sobrenatural, de terror, de corações partidos, de vampiros, de disputas, de tudo!  Sendo assim, ele tem coisas muito boas, mas acho que por ser uma mistura tão grande eles as vezes parece confuso ou um pouco sem foco. Ele traz a questão do sobrenatural em Meena, que pode ver a morte de outras pessoas, mas eu achei muito pouco explorado, e se quer saber, pra mim é uma das melhores coisas desse livro. Tem um pouco de humor envolvendo o irmão dela principalmente, mas confesso que as vezes ele é apenas um idiota total, perdedor, que acaba prejudicando sua irmã porque simplesmente não tem noção de nada.  Outra parte de humor é com Mary Lou, a vizinha de Meena, que as vezes age com tanta inocência, e outras vezes com tanta esperteza, que conquista o leitor com seu jeitinho único. Me apaixonei mesmo pelo cachorro dela, Jack Bauer, muito fofo, leal e esperto! Meena é a garota com poderes sobrenaturais, que não gosta de vampiros, mas que se vê envolvida com um, acho que é nesse ponto que Cabot ganha muitos elogios, pois ela trás a temática de vampiros, mas foge do padrão habitual, ela se apaixona por um vampiro, mas ela não enxerga ele como uma criatura boa, pura, não quer que ele beba seu sangue, ela sabe sua natureza e toma suas próprias decisões. Lucien é o príncipe, no comando, poderoso, lindo, misterioso, mas a verdade é que ele é um cara que costuma ter tudo o que quer e isso nunca é uma coisa boa. Alaric é da Guarda Paladina, ele caça vampiros, o problema é que está muito envolvido, ele realmente os odeia e quer matar a todos, não apenas os que saem da linha. Alaric vê em Meena a oportunidade de se aproximar do príncipe e matá-lo, ele só não contava em se apaixonar por ela (o que leva muito tempo, já que na maior parte do tempo eles agem como cão e gato). Quando Alaric apareceu, achei ele meio brutamontes, brigão, mas a verdade é que as poucos ele foi me conquistando (apesar de algumas ações bem ruins da parte dele), e comecei a torcer um pouco por ele. A parte sobre os vampiros e as disputas pelo poder que são o foco da história - em paralelo com o romance de Meena e Lucien, até é interessante, mas confesso que o final foi um pouco esquisito. Tem uma batalha muito interessante, tensão, terror e duvida, quando o segredo de Lucien toma forma e nesse ponto achei que a história viaja demais, só posso dizer que não foi um final que me agradou.
Apesar dos pesares, fiquei curiosa para saber como a situação vai se desenrolar, acredito que no próximo livro o dom de Meena será mais explorado, que possa haver uma aproximação maior entre ela e Alaric e que isso possa mexer com os ânimos de Lucien e apimentar um pouco o livro. Sem falar que sou uma grande fã da Meg Cabot (basta olhar para a prateleira ao fundo do livro onde se vê mil livros dela) e quero ver o que esse novo "estilo" dela pode oferecer.

Continuação:
O segundo livro dessa série é Mordida, vou tentar trocá-lo no skoob para resenhá-lo aqui para vocês!

Um comentário:

  1. Adorei sua resenha! Sinceramente nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas já que você falou que é bem diferente das histórias que ela costuma escrever, fiquei curiosa!

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir