18 de julho de 2011

A Mediadora - Crepúsculo

[ótimo]

Eu recomendo: Crepúsculo – A mediadora
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

A Mediadora:
Crepúsculo é o sexto e último livro da série A mediadora, se você não leu os cinco primeiros livros A terra das sombras, O arcano nove, Reunião, A hora mais sombria e Assombrado, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Finalmente juntos! Finalmente namorando! Mas não está tudo perfeito já que Paul continua perturbando o casal. Suzannah faz um acordo no qual ela se encontra toda quarta com Paul para ter aula sobre os deslocadores – no qual ele sempre se insinua para ela – em troca, ele prometeu não exorcizar Jesse. Entretanto, confronto entre os dois são inevitáveis, já que Paul não consegue não perturbar Suzannah e ela sempre leva suas preocupações para Jesse, já que normalmente as insinuações/ameaças de Paul envolvem algo referente a morte/vida de Jesse. Acontece que as ameaças estão tomando corpo e Suzannah percebe que Paul realmente tem um plano que pode afastá-la de Jesse e ela precisa pesar o que vale mais: Jesse poder viver sem conhecê-la ou estar morto ao lado dela.

Meu cantinho:
O livro passado terminou igual ao penúltimo, com um beijo entre Jesse e Suzannah, mas há uma diferença, no último livro tivemos uma sensação de esperança, de acerto, de felicidade. Eu fiquei tão feliz com eles finalmente juntos, namorando, apesar dos problemas: ela ser uma mediadora, Jesse ser um fantasma com mais de 150 anos e com coisas pendentes na terra e Paul querer Suzannah para si. 
Como disse na resenha do livro passado, em todos os livros Suzannah tem um trabalho como mediadora, nesse livro o trabalho é com Jesse. Ela ama muito ele e está mais do que feliz em saber que ele também, para ela está tudo perfeito, exceto pelo “pudor” excessivo de Jesse, já segundo ele, qualquer coisa do pescoço para baixo de uma dama é só depois do casamento, e qualquer argumento que ela use não faz efeito sobre ele. Só que os problemas dela crescem quando ela percebe que os deslocadores têm mais poderes do que ela imagina, e que Paul tem o poder de voltar no tempo e impedir que Jesse morra e que assim, Suzannah nunca conheça ele. Estaria ela sendo egoísta prendendo ele por toda a eternidade nessa vida, somente porque ela não agüenta ficar sem ele? O que Jesse prefere? Uma vida inteira pela frente sem nunca conhecer Suzannah ou uma morte interminável e a chance de conhecê-la? Como se não bastasse todas essas dúvidas, Paul consegue abalar ainda mais Jesse afirmando que ele está parado no tempo, que Suzannah vai envelhecer, que por causa dele ela não poderá casar, não poderá ter filhos, ele não levará ela ao baile, eles nunca poderão ir ao cinema, ela nunca poderá apresentar ele a mãe dela, eles nunca serão um casal normal, e a culpa é de Jesse que não deixa Suzannah livre. Apesar de ser muito duro e muito triste tudo o que ele fala, é a realidade, e parece mesmo que não há qualquer solução para os problemas de ambos. Nesse momento eu fico com muita raiva do padre Dom, porque ele concorda com tudo o que Paul disse, afirma que ele estaria fazendo o bem ao dar uma nova chance ao Jesse e que ela sabe que ele tem coisas pendentes, que o lugar dele não é aqui, e que mais cedo ou mais tarde ele terá que partir.
Uma cena que realmente me comoveu nesse livro é, quando Suze percebe que, ter esse poder também significa que ela pode voltar no passado e salvar a vida de seu pai, o que significa nada de Andy, nada de casa nova, meio-irmãos e nada de Jesse também. Eu fiquei tão triste com esses pensamentos dela, e quando ela conversa com o pai dela é de partir o meu coração!
A única coisa que eu não gostei nesse livro é o fato dele ser o último, acho sinceramente que era possível uma continuação, acho que algumas coisas poderiam ser explicadas melhor, como fica o Paul, o avó dele, os poderes dos mediadores/deslocadores, eu gostaria de ter mais cenas com Cee Cee e Adam, se eles estão realmente juntos, se está tudo bem com eles. Senti falta de mais detalhes, de mais cenas, mais coisas, mas acho que isso em parte é porque sou fã da série, e queria muito mais, afinal, é sempre difícil se despedir de uma série pela qual você se apaixonou. 

Continuação:
[Atualizado] Foi anunciado que Meg vai lançar um novo livro, com Suzannah alguns anos mais velha! Estou extremamente ansiosa pelo livro!

Um comentário: