19 de setembro de 2011

Tudo o que você pensa, pense ao contrário

[muito bom]

Eu recomendo: Tudo o que você pensa, pense ao contrário.
Autor: Paul Arden
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Paul Arden é um publicitário que escreve esse livro inovador para que possamos melhorar nossa vida em todos seus aspectos. Ele ensina você de um jeito leve e divertido a pensar fora dos padrões do senso comum, a inovar, a quebrar com o usual, a ver as coisas simples do cotidiano com novos olhos, tudo isso com os exemplos mais cativantes, as imagens mais belas e as citações mais bilhantes. Um texto maravilhoso, muito bem escrito, uma diagramação criativa e muito bem elabora que casa perfeitamente com a mensagem. Um livro sobre ser diferente e audacioso.

Meu cantinho:
Esse livro é o primeiro do tipo “não-ficção” sobre o qual eu escrevo aqui. Comprei esse livro porque na época estava fazendo publicidade, e uma coisa da qual somos constantemente cobrados é você conseguir pensar de maneira criativa, pensar fora dos padrões, saber inovar, conseguir pensar além do óbvio.
O livro é muito interessante e completamente fora dos padrões. Tudo! Desde o título que manda você pensar ao contrário e de fato está escrito ao contrário, as imagens mais diversas e impactantes, os exemplos mais divertidos e inesperados, a diagramação mais louca do mundo, uma hora você está lendo com o livro em pé e de repente se vê obrigada a virá-lo de lado ou de cabeça para baixo. Nada tem um padrão, é um livro diferente, que apenas por folheá-lo já faz você pensar e ter vontade de lê-lo.
Agora quanto ao conteúdo, eu preciso admitir que eu fiquei ainda mais impressionada do que com a diagramação! Um jeito simples mas muito cativante de escrever! Os exemplos são os mais simples e ao mesmo tempo inusitados, coisas que você sempre deixa passar despercebido ou as coisas mais malucas que você nunca ouviu falar! É um livro muito estimulante e não digo isso só para as pessoas que trabalham com publicidade e precisam ser criativas, mesmo porque acho que criatividade é necessário na vida de todos, é um livro bom para quem quer perceber as coisas da vida com um olhar diferenciado. Não digo para você seguir a risca tudo o que ele indica, tem algumas das sugestões dele inclusive que acho furada, como quando ele diz para você sair correndo pro mercado e despreza um pouco um curso superior, mas acho que quem lê deve filtrar o que acha interessante e se conseguir aplicar no seu dia-a-dia.
Como última observação, algumas das resenhas que li pela net definem esse livro como um livro de auto-ajuda, mas eu não o classificaria assim. Ele oferece dicas de pensar o comum de maneira diferenciada, mas acho que são conselhos construtivos, não imposições e nada que lhe obrigue a seguir, obedecer a risca tudo o que ele escreve caso contrário você será infeliz. É um leitura gostosa, divertida, leve, mas que ao mesmo tempo te faz pensar, vejo o livro como um conselho de alguém experiente e não regras para seguir do qual você depende exclusivamente para ter sucesso e ser feliz. Recomendo!

Volume único.

6 comentários:

  1. Ju, nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pela resenha bateu bastante curiosidade. Espero poder ler sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá (:
    A capa do livro é até bem interessante, mas ainda que a resenha tenha ficado muito boa acho que não leria o livro.

    beijos
    ps: adorei o blog (:

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a idéia desse livro, preciso dele urgentemente.
    Antigamente não gostava de livros com temas assim, tinha o preconceito de achar que são parecidos com auto-ajuda, mas depois que li o primeiro percebi que era só neura minha e meio q me apaixonei.
    Ótima resenha.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, confesso que não sabia da existência desse livro até ver sua resenha, mas parece ser tão divertido!
    Mal posso esperar para ler ele, deve ser tudo de bom :')
    Beijão
    Juliana | Booksworld

    ResponderExcluir
  5. a capa do livro parece ser bem lgl, achei a idéia bem interessante, acho q leria soh pra ver a diagramação auhsuhsauhashuasuhsa^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir