28 de dezembro de 2011

Círculo Secreto - A iniciação

[bom]

Eu recomendo: Círculo Secreto – A iniciação.
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera

Sinopse:
A avó de Cassie não está bem e a mãe dele acaba obrigando as duas a se mudarem para New Salem, para poder ficar ao lado da avó. Cassie não gosta da mudança, da casa, da cidade, e vai descobri logo que gosta ainda menos do colégio, a única coisa boa é a esperança de encontrar o lindo ruivo que conheceu nas férias. Na escola ela conhece Faye, uma menina bonita mas com um olhar ameaçador, que logo começa a pegar no pé de Cassie. A vida na escola se torna um inferno e ninguém mais quer se aproximar dela e nenhum adulto, nem o mesmo diretor do colégio toma alguma providência, parece que ele simplesmente tem medo de Faye e dos outros alunos que fazem parte do Clube. 

Meu cantinho:
Eu comprei esse livro meio que no impulso já que tenho lá meus receios com essa autora, ela é famosa pela série Diário de Vampiros e Mundo das Sombras, ela faz muito sucesso com Diário de Vampiros, mas por incrível que pareça não é o trabalho dela que eu mais gosto, gostei muito mais de Mundo das Sombras e estou até hoje aguardando a continuação.
Quando comecei a ler Círculo Secreto pensei seriamente em desistir da leitura por conta dos dois primeiros capítulos, eles soaram muito viajados, muito infantis, extremamente forçados, deslocados da situação toda. Sabe, lá está Cassie, de férias, e de repente aparecem versos estranhos na mente dela, sensações inesperadas, certezas, conexões com os elementos. Falando assim parece muito legal, acontece que o modo como foi escrito soou extremamente falso, parecendo aqueles livros de crianças onde acontecem coisas completamente bobas e sem sentido.
A minha sorte foi que eu não desisti da leitura, a verdade é que as cenas viajadas não acontecem mais, pelo menos não iguais as dos primeiros capítulos, mas a verdade é que o livro chega a metade e ainda não aconteceu nada de realmente significativo no livro. Cassie fica sofrendo perseguições por parte de Faye e todos os demais alunos se afastam dela com medo de também despertar a ira daquela aluna tão bela, mas também tão má. Quando Cassie encontra Diana, outro membro do clube, essa faz com que Faye pare de atormentá-la e Cassie se vê cercada por pessoas bacanas, mas percebe que ela ainda não faz parte do Clube. No decorrer desse tempo temos várias coisas que sugerem a estranheza desse grupo e o que eles são, o medo de tirar fotografias, o nome da cidade (New Salem), as ervas, os chás, os cristais, pessoas que caem pelo simples movimento dos dedos de alguns, o medo que os adultos sentem daqueles simples adolescentes, pessoas que ascendem fogo do nada. Tudo indica o que eles são mas Cassie não percebe, me lembro daqueles filmes toscos onde as pessoas vão se disfarçar, colocam um óculos escuro e chapéu e ninguém mais reconhece ele. Sabe aquelas coisas óbvias que chegam a ofender nossa inteligência, bem, Cassie foi muito burra de não ter percebido com todas as dicas que temos, mas acho que isso servia para manter o mistério do livro.
Somente depois de mais da metade do livro, que até o momento poderia ser definido como dramas colegiais, temos um acontecimento marcante e perturbador que muda o rumo da estória! Temos também no final o desenrolar do romance de Cassie com o ruivo desconhecido (gostei de quase tudo nessa parte apenas algumas discordância sobre amar mais de uma pessoa – para mim não é algo possível, amar [relacionamento homemxmulher] mais de uma pessoa, opinião pessoal que não interfere no enredo) e também Faye colocando as unhas grandes e vermelhas de fora, fazendo um estrago, deixando o final do livro com gostinho de quero mais!
O livro é extremamente infantil a princípio, um pouco bobo, mas o final foi surpreendente e de fato me cativou! Foi como se a escritora tivesse tido problemas para começar a escrever, mas quando pegou o ritmo a escrita de fato fluiu. Se vocês tiverem coragem e aguentarem o começo enfadonho, o final é algo que vale a pena e espero que as continuações não percam esse ritmo eletrizante do final do livro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é A Prisioneira. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

4 comentários:

  1. Eu ia comprar esse livro nessas férias, mas fiquei com receio, pelo mesmo motivo que você. Eu gosto mto das séries que são feitas baseadas nos livros dela, mas não gosto mto dos livros, pra falar a verdade. A narrativa dela é mto chula, mas as histórias são ótimas e sempre caem bem em um seriado, haha. Pena que os livros não sejam realmente tão bons assim )):

    Beeijo,
    Kaká

    ResponderExcluir
  2. assisti ao pilot do seriado e não me chamou mta atenção.. achei meio bobinho para assistir^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Jura q é infantil? Eu não imaginaria. Qro mto ler! *.*

    Passei para desejar boa virada de ano, para vc. Que 2012 seja seu ano de realizações.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir