21 de julho de 2012

Beber, jogar, f@#er

[péssimo]

Eu recomendo: Beber, jogar e f@#er
Autor: Andrew Gottlieb
Editora: Planeta

Sinopse:
Beber, jogar e f@#er – A jornada de um homem em busca da diversão na Irlanda, em Las Vegas e na Tailândia, conta as aventuras de Bob que depois de ser traído e abandonado por sua mulher, sentindo-se miserável ele tenta achar alguém para acompanha-lo na aventura, mas não encontra ninguém com coragem (ou solteiro), portanto ele saí sozinho viajando pelo mundo, bebendo descontroladamente, jogando e se divertindo pela Tailândia.

Meu cantinho:
Fiz essa troca no sebo e já saí de lá pensando se tinha feito de fato uma boa troca. Não é um livro direcionado ao público feminino, percebesse pelo nome e pela breve descrição no verso, mas achei que uma leitura diferente não faria mal, de fato não fez mal, mas não fez bem e não me acrescentou em nada! Preciso dizer que não terminei o livro, não tenho o hábito de resenhar livros que não leio por completo, normalmente se desisto deles completamente troco no skoob ou em sebo e eles nem aparecem por aqui (o que pode ser negativo já tem alguns livros que gostaria de alertar meus leitores para nunca chegarem perto), mas eu li uma parte significativa desse livro e acredito que ele não mudará muito até o final e que estou apta a resenhá-lo. 
O livro tem de fato uma capa com elementos condizentes, o beber é escrito com tampinhas de garrafa, o jogar com fichas e o f@#er com camisinhas. Entretanto, não posso dizer que é criativa, já que ele visivelmente copiou a ideia da capa de Comer, rezar e amar, que eu nunca li, mas já vi a capa e o filme. Ele começa com uma introdução ou “0” no qual ele explica como o livro funciona, a divisão dos capítulos relacionados a quantidades de números que tem numa roleta de aposta (36) e os números extras, “0” esse capítulo inicial e outro “00” no qual ele fala de onde surgiu a ideia de viajar pelo mundo. É uma forma de organização interessante e criativa, ponto para o livro.
Ele começa a primeira parte do livro no qual Bob está na Irlanda onde ele fala que todos bebem a todo momento, acho um pouco pejorativo o modo como ele fala das pessoas nessa cidade, parece que não resta ninguém sóbrio! Acho triste quando ele conta um pouco da vida dele com a mulher, como ele fazia tudo por ela e ela num surto diz que não é suficiente, mas que na verdade era tudo uma desculpa para ir morar com outro cara. E é nesse momento de fragilidade na sua vida efetiva que ele tira um ano de folga do serviço para sair pelo mundo e fazer o que tem vontade, mas que segundo ele seria uma reflexão para “descobrir o que deu de errado”, para quebrar um ciclo e só voltar quando tiver a certeza que a sua vida não é uma merda. Na verdade ele estava mau, não dava valor algum a vida dela e foi fazer o que deu vontade para tentar esquecer seus problemas, como se beber, jogar ou dormir com pessoas estranhas soluciona-se algo de fato. 
Confesso que no começo o livro me arrancava umas risadas, ele faz muito piadinha de tudo e você acaba rindo de algumas coisas, mas uma hora a coisa começa a ficar apelativa, e acho que para manter o ritmo da leitura ele se força a ser cômico, mas sem sucesso, com frases como: “minha mulher me olhou como se eu tivesse peidado na salada”.
Acho que é provável que alguns homens gostem desse tipo de leitura (acho muito difícil mulheres apreciarem tanto assim esse gênero), mas acho ele muito estúpido, grosseiro, onde companhias ruins parecem bons amigos, onde uma pessoa se gaba de ir a seis pubs diferentes por dia e tomar trinta e dois tipos de cerveja e uísques diferentes... e como o personagem está bêbedo a narrativa muitas vezes fica confusa no meio dos delírios dele. Conheço algumas pessoas que me lembram esse personagem principal, mas essas pessoas não costumam chegar perto de livros.

Volume único.

3 comentários:

  1. kkkk
    Nossa!
    Só é a segunda resenha que leio sobre esse livro, mas até agora, as duas são negativas.
    E que tipo de piada é aquela? Aquilo é mesmo uma piada?
    Bora vêr né! Esse negócio de escrever livros está ficando cada vez mais mundial mas é "escrever" um livro, não desvalorizar folhas, capas e o dinheiro que a turma gasta para comprá-los.
    Taí um livro que nunca vou qrer lÊr.
    Gostei da resenha viu =D

    beijoss..
    http://bibliotecaaconchegante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas sobre esse livro e foram todas negativas. E essa piada? Além de sem graça e muito grosseira.
    Obrigada pelo alerta, é bom saber que devo passar longe desse livro, não perder tempo e nem dinheiro!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sempre tive vontade de ler esse livro, pq sempre achei que ele parecesse com "Comer, Rezar e Amar" que é um livro que eu adoro... Fiquei bem decepcionada... pelo que vc descreveu ele se parece mto com "Comer, Rezar e Amar" na forma como o livro é dividido... Mas realmente me pareceu um livro "p/ homem"... provavelmente não vou ler mesmo...

    ResponderExcluir