18 de março de 2013

Belle

[muito bom]

Eu recomendo: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Belle é uma menina de 15 anos, sua mãe é dona de um bordel, mas ela não se envolve com as meninas e não entende muito bem o que acontece. Isso até um dia em que ela acaba adormecendo no quarto de uma das meninas após a faxina e com medo da bronca que levará da mãe por ainda não estar no porão no horário em que os homens começam a chegar na casa, ela se esconde debaixo da cama e acaba vendo Millie, uma prostituta, fazendo sexo e sendo assassinada por um homem. Sua mãe, com medo e buscando evitar um escândalo acaba mentindo para policia e pedindo que Belle finja que nunca viu nada. Logo Mog, a empregada que criou Belle percebe que algo está errado e ao descobrir a verdade quer que Belle denuncie esse homem, Kent, também conhecido como o falcão, um homem perigoso. Mas antes que elas tenham essa oportunidade, Kent sequestra Belle e a vende para um bordel em Paris. Ela ira passar por situações terríveis e perigosas, enquanto as pessoas em sua casa mantem a esperança de revê-la.

Meu cantinho:
Belle é um livro grande que levei muito tempo para ler por conta de obrigações da faculdade (além do meu tempo de descanso), mas apesar do tempo que levei para ler, ele é um livro muito bom, muito bem escrito. A autora tem uma característica que gostei muito, ela não tem o hábito de enrolar, ou de descrever espaços ou cenas desnecessários ou de modo excessivo. Quando é preciso ela faz as passagens de tempo e espaço transcorrem de modo rápido, o que não quebra a leitura e mantem o leitor preso e interessado nos acontecimentos. Entretanto, esse é um livro com uma história pesada, afinal Belle é uma menina jovem de 15 anos, que pouco sabe da vida e quando testemunha um assassinato acaba sendo sequestrada, vendida, violentada, obrigada a se prostituir e a viver todo o tipo de humilhação e perigos. 
O que não gostei no livro foi o fato de Belle se conformar e se adequar de modo muito rápido a sua situação, ela até pensa no começo em fugir, mas depois de ser violentada, vendida novamente e mandada para a América, ela acaba com um certo conformismo, ela ainda sonha, ela ainda tenta, mas acredito que ela não faz tudo o que podia. Ela tenta sair dessa vida, mas acredito que ela adia e perde várias chances de sair dessa vida na qual ela foi colocada. Mas no geral o livro é muito bom, e muito realista. Não é só porque Belle é uma menina inocente, e de bom coração, que todas as pessoas em seu caminho serão boas e farão de tudo para ajuda-la. Desde o começo ela encontra pessoas que, de certa forma, tem bom coração, mas mesmo assim elas prezam a si acima dela. Eu no começo depositei uma esperança enorme em Sly, parceiro de Kent, que ajudou no sequestro de Belle, mas sem saber o que estava acontecendo na realidade, mas apesar de vermos que estava abalado e preocupado com Belle, ele preferiu manter sua segurança. Quando ela encontra Lisette, a enfermeira que cuida dela após ter sido violentada, percebemos que ela gosta de Belle e gostaria de ajuda-la, mas ela não quer correr riscos. O mesmo ocorre com Etienne, o responsável por leva-la de Paris para a América, ele gosta de Belle e faz o que está no seu alcance para que sua situação seja confortável, mas ele não a resgata de seus problemas, para que sua família não corra riscos ou descubra em que tipo de problemas ele está envolvido. A realidade é muito bem caracterizada nesse livro, Belle encontra pessoas boas e ruins, mais a maioria tem sua própria vida e problemas para se dedicar totalmente ao outro, assim como mostra que nem tudo é fácil e se resolve em um passe de mágica, muitas vezes as coisas parecem estar indo bem e de repente as coisas desandam. Apesar disso ainda existem coisas boas, pessoas que amam Belle e acreditam que ela ficará bem, apesar de Annie, sua mãe, ter desistido muito fácil, Mog e Jimmy (um menino que ela conheceu dias antes e que se apaixonou perdidamente por ela) nunca perderam as esperanças de encontra-la.
Quanto ao final, eu achei um tanto quanto previsível, mas ainda assim eu gostei, por um momento alimentei esperanças de que ela ficaria com outra pessoa (não posso dar spoilers, mas achei que um cara que estava envolvido com coisas erradas, que muda para salva-la, seria um cara bacana para ela), mas apesar de não ter terminado como imaginei, foi um livro muito bom. Minha esperança é de que na continuação essa história termine do modo como eu quero.

Continuação:
O próximo volume dessa série é Entre o amor e a paixão.

2 comentários:

  1. Tenho esse livro, mas ainda não li!
    Parece realmente ser bom !
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou lendo o livro, tenho que confessar que está sendo uma leitura bem lenta. Porque é um livro que não tem muita ação, não tem muita coisa que prenda o leitor, mas, a narrativa é ótima, de primeira classe.

    ResponderExcluir