18 de abril de 2013

Apocalipse Z - O princípio do fim


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Apocalipse Z – O princípio do fim
Autor: Manel Loureiro
Editora: Planeta

Sinopse:
Notícias relatam estranhos acontecimentos na Rússia, conflito que a princípio pouco interfere na vida de quem mora em outro país a quilômetros de distância. Até que o conflito começa a se expandir, uma estranha doença começa a se proliferar, o governo começa a limitar as informações, aeroportos são fechados, ninguém pode entrar e sair do país. Equipes médicas de outros países, ao retornar ao seu país de origem, acabam disseminando essa estranha doença pelo mundo. Pouco se sabe sobre o que está acontecendo, as autoridades pedem que as pessoas mantenham a calma, não saiam de casa a noite, e que, caso alguém comece a agir estranho, tenha febre, feridas, comportamento agressivo, não tente ajudar, apenas atire na cabeça.

Meu cantinho:
Em primeiro lugar, obrigado Filippe por esse maravilhoso presente de aniversário! Gente, não é só porque eu sou perdidamente apaixonado por zumbis que eu gostei desse livro, mas é que ele realmente é muito bom! Nosso personagem principal não tem nome, o que eu não tinha me tocado até o momento em que vim escrever essa resenha. Enfim, ele, o Sr.advogado, está tentando botar sua vida nos eixos, ele perdeu sua mulher, ganhou um gato de sua irmã (ambos tem sido importantes nesse momento difícil) e por recomendação de seu médico ele começa a escrever em um blog, o livro no começo são essas postagens que ele faz no blog, ele fala um pouco de si, um pouco do seu dia, do emprego, do jardim, da família, do gato, até que ele começa a liberar notícias sobre um incidente com os russos no Cáucaso, onde um grupo desconhecido atacou antigas bases soviéticas, o medo é que eles tenham conseguindo algum armamento ou armas nucleares. Os vídeos e as imagens liberadas são confusos, mas para nosso personagem que mora na Espanha, o perigo não lhe parece tão real. Até que os noticiários começam a ser interrompidos, temos cada vez mais notícias alarmantes, a situação parece piorar até que a comunicação começa a ser controlado e por fim não há mais notícia nenhuma. Parece que algum tipo de vírus foi liberado durante esse primeiro ataque, mas pouco se sabe sobre ele, fazem comparações a outras doenças, avisam sobre sintomas básicos como febre, dores, agressividade, mas nada que esclarece o que essa doença é e o que esta acontecendo. O modo como o autor escreve é maravilhoso, as informações que nosso personagem é capaz de coletar, as dúvidas que ficam, o clima de tensão, com tudo isso o autor consegue criar um ambiente fascinante e envolver o leitor completamente na situação!
Nosso personagem fica em sua casa, mesmo depois que a situação parece piorar e o exército começa a agrupar as pessoas no centro da cidade. Nesse momento percebemos como ele está preparado, já que de modo muito conveniente ele possuía várias coisas que facilitaram sua estádia ali. Assim que a situação começou a piorar ele estocou comida, ele instalou geradores e painéis solares (já que ultimamente ele tinha tido problemas com fornecimento de energia), ele havia feito revisão no carro, levado o gato no veterinário, e havia até comprado arpões para pesca, que depois ele usou para se defender dos zumbis. Acho que isso foi o que mais me incomodou na leitura, a conveniência como algumas coisas aconteciam, ele saber velejar, ele estar tão preparado, mas é lógico que nem tudo são flores e ele passa por muitas situações complicadas, além de tomar algumas atitudes impensadas. Como nosso personagem não pode ficar na sua casa para sempre, quando ele saí para procurar outras pessoas e um lugar seguro, o livro começa a ser relatado através de um diário que nosso personagem começa a escrever. Coisas das mais bizarras e impossíveis acontecem com nosso personagem e preciso dizer que esse livro me prendeu a cada palavra. Algumas coisas me incomodaram, havia alguns errinhos de português, algumas palavras que eu não conhecia, algumas cenas difíceis de compreender, além disso, cansei com a repetição da descrição dos infectados, toda vez que ele via alguém ele repetia sobre a transparência da pele, as veias evidentes, assim como ressaltava o fato de muitos terem feridas em lugares que seriam fatais para um ser humano normal.
Mas a verdade é que o livro é muito bom, envolvente, as situações pareciam muito reais, acho que se um apocalipse zumbi acontecesse seria muito parecido com esse livro! E o mais foda de tudo, é que nosso personagem pode estar perdido, ferrado, fugindo, mas ele ainda se preocupa e nunca abandona seu gato Lúculo! Recomendo!

Continuação:
O segundo livro da série se chama Apocalipse Z – Os dias escuros, que minha irmã mais velha prometeu me dar de aniversário (ainda estou esperando).

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro!
    Parece ser bom!
    Gostei da resenha!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nada de Zumbis?
    Esta capa está punk!

    Beijokss
    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir