11 de julho de 2013

A última carta de amor

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A última carta de amor
Autora: Jojo Moyer
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Ellie é uma jornalista, sua vida não anda bem, tem tido dificuldades no emprego, seus amigos não apóiam todas suas escolhas, e a principal delas é o fato dela manter um relacionamento com um cara casado a mais de um ano. Tentando resolver algum dos problemas da sua vida (ela começa pelo emprego) ela vai no arquivo do jornal procurar algo que ajude em sua nova matéria, é nesse momento que ela encontra uma carta de amor de J. para B. Uma carta linda e intensa que mexe profundamente com Ellie. O livro então começa a contar a história de amor desse casal que viveu na década de 60, que tanto os leitores quanto Ellie torcem para que tenham tido um final feliz.

Meu cantinho:
Oi gente, reparam que mudei a foto do livro? Normalmente procuro uma imagem com resolução alta da capa do livro, mas decidi inovar e tirar as fotos do meu livro com fundo do meu armário de livros (porque livros nunca são demais) e eu tirei várias fotos melhores do que essa, mais nítidas, com uma luz melhor, acontece que a minha Princesa Mel decidiu fazer uma participação especial nessa foto e acabei escolhendo ela.
Bem, vamos falar do livro! A última carta de amor é um livro esplêndido! Eu fui ler cheia de expectativas, pois as referências no livro sempre falavam de uma história de amor intensa que faz o leitor chorar um monte. Eu confesso que eu não chorei, mas chegou um ponto em que eu comecei a gritar feito uma louca “eu sabia” e “eu não acredito”! Fiquei completamente envolvida!
A princípio o livro é um pouco confuso, ele começa contando a vida de Ellie, uma jornalista, que está a mais de um ano tendo um caso com um homem casado e acredita que um dia ele irá largar a esposa para ficar com ela. Alguns de seus amigos já não agüentam mais a situação, acreditam que ela está se iludindo e perdendo tempo tentando decifrar mensagens secretas em uma única linha que ele lhe escreve, além de não fazer mais nada na expectativa de que ele apareça ou tenha algum tempo livre para ela. Seu desempenho no trabalho também não está muito bom, ao descer para os arquivos buscando algo que possa utilizar em uma matéria ela acaba encontrando uma carta de amor, de B. para J., uma carta linda, intensa, como não vemos nos dias de hoje. Ela então decide tentar descobrir quem é esse casal e se eles acabaram juntos ou não. Então, sem qualquer aviso ou explicação, temos um corte no livro, que passa para a década de 60, com Jennifer acordando após um acidente de carro, com a memória prejudicada, sem conseguir se lembrar direito dos amigos, do marido, da vida que levava, das coisas que gostava. Ela se vê perdida em um mundo no qual ela não consegue se encaixar, até que encontra escondida em um livro uma carta de amor, de seu amante, intensa e apaixonada. Mas ela não consegue saber quem ele é, não se lembra do seu nome ou do seu rosto. Ela procura outras cartas escondidas pela casa e tenta buscar pistas de quem poderia ser esse homem. Nesse momento o livro fica confuso porque começa a trazer cenas de antes do acidente, mas leva um tempo para o leitor perceber que são cenas de um período anterior (nisso Ellie fica esquecida até quase o final do livro). Mas o livro também começa a ficar mais interessante porque as peças vão se juntando, o amante dela é apresentado, novas cartas são escritas, passagens das cartas anteriores começam a fazer mais sentido diante do contexto que é exposto. Quando tudo parece estar perdido um leitor atento consegue perceber pequenos detalhes que mostram que a história ainda não acabou. O livro passa a ter uma série de encontros e desencontros e anos perdidos que me fizeram lembrar um pouco do livro Um Dia, como uma decisão, uma mentira, um pequeno gesto pode mudar tudo na vida de uma pessoa. Não vou revelar mais pontos sobre como se desenrola a vida de J. e seu amante pois eles são incríveis e não quero revelar spoilers, mas preciso dizer que senti uma raiva imensa de várias personagens que prejudicaram a esses dois e também da autora por ter separado os dois durante tantos anos! O modo como a história desses dois se desenrola e acaba é surpreendente. Quanto a Ellie, bem, preciso dizer que não gostava dela, ter um caso com um homem casado não me parece algo correto, mas gosto do modo como ela se apaixona pela carta, por J. e B., como tenta encontrá-los e descobrir mais sobre eles. Gosto do modo como ela cresce e aprende através dessa história de amor que ela não estava vivendo uma, mas que tem a chance de viver.

Volume único.

2 comentários:

  1. Oii!!
    É muito bom quando nos envolvemos assim com a leitura. Esse livro tem uma capa super fofa, e a história dele parece ser incrível!
    Quero lê-lo!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana (: Simplesmente adorei a foto da sua cachorrinha com o livro, ela definitivamente roubou a cena kkk muito fofa *-* Então, voltando ao livro k Eu tenho curiosidade sobre esse livro mas não sei muito sobre ele, só que é um romance lindo, depois da sua resenha fiquei muito mais curiosa, e sei que eu choraria muito lendo esse livro (minha sensibilidade as vezes é chata kkkk Também não concordo em ter um caso com um homem casado, acho que também não gostaria muito dela kkkk ótima resenha

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir