17 de julho de 2013

Cidade dos Mortos - Eles não morrem

««««««
[bom]

Eu recomendo: Cidade dos Mortos – Eles não morrem
Autor: Joe McKinney
Editora: Novo Século

Sinopse:
Eddie acredita que seu maior problema no momento é a mulher implicando com seu turno de trabalho, pois quer que ele passe mais tempo em casa e ajude com o bebê. Isso até ele atender a uma ocorrência e se deparar com zumbis. Rapidamente a infestação se espalha, ele tenta procurar ajuda, se reagrupar com seus colegas, mas foi tudo destruído, bombeiros, polícia, comunicação, tudo foi rapidamente dizimado. Eddie agora vai tentar encontrar sua mulher e filho, mas ele não faz a mínima ideia de onde estão, tudo o que ele sabe é que tem zumbis por toda parte e ele precisa sobreviver.

Meu cantinho:
Nosso personagem principal é um policial chamado Eddie, que está tendo problemas com a mulher. Eles tiveram um filho recentemente, o primeiro do casal, e ela fica constantemente telefonando e discutindo com ele a respeito de seus turnos porque quer que ele esteja em casa para ajudar a cuidar do bebê. Eu achei a mulher dele, April, muito chata. Ela liga para o cara no meio do serviço e briga com ele por conta dos horários mesmo ele se esforçando no trabalho para sustentar sua família, e quando ele tenta explicar as dificuldades para ela, de que não é ele quem escolhe o turno (e ele já conseguido uma transferência antes por conta dela) ela acha que tudo é má vontade da parte dele. Ok, isso é apenas nas primeiras páginas, e eu só trouxe isso para dizer que a April é chata, mas o livro é muito mais do que problemas conjugais. Eddie está no telefone ouvindo sua mulher reclamar mais uma vez quando é chamado para atender uma ocorrência. Quando ele e seu colega chegam no local indicado, sete pessoas suspeitas começam a vir em sua direção, eles andam de modo lento, estão com os corpos cheio de feridas, mas parecem não se importar com isso. As pessoas apenas andam em direção aos policiais e os atacam. Eddie e seu colega tentam de toda forma impedir esses indivíduos, começam com alertas, atingem as pernas, usam spray de pimenta, e quando nada funciona eles atiram nas pessoas, que não demonstram dor e não param o ataque. Depois desse episódio a situação na cidade foge de controle muito rápido e Eddie vai tentar sobreviver e chegar a sua mulher e seu filho se eles tiverem sobrevivido.
Tem algumas coisas que achei meio furadas nessa história. A teoria é que o vírus teria surgido numa cidade próxima que sofreu com furacões durante as últimas quatro semanas e ficou quase toda debaixo d’água, todos estavam vivendo em situação precária, as cidades vizinhas estavam abrigando os refugiados e nesse momento surgiram alguns relatos de refugiados que atacavam e tentavam comer aqueles que estavam indo ao seu resgate. Eddie ouve essa notícia no rádio, na mesma hora recebe um alerta de uma ocorrência no qual ele encontra esses zumbis e de noite a cidade inteira já caiu. Entendo como a doença se espalhou, pelos refugiados, mas acho que para uma situação que estava durante tanto tempo numa cidade vizinha, a cidade de Eddie sucumbiu rápido demais. Depois tem a questão de que esses zumbis na verdade seriam pessoas vivas, já que uma pessoa identificou que eles têm pulso, assim como sangram quando são atingidos, mais para o final do livro há ainda uma discussão de que não se deveria matá-los, a não ser em legitima defesa porque poderia haver uma salvação. Bem, eu achei meio furado, a pessoa tem pulso, sangra, mas se movimenta tranquilamente com o estômago para fora, sem um braço, perdendo sangue? Definitivamente não colou essa de morto literalmente vivo.
A parte mais legal do livro é quando aparece Marcus, um antigo parceiro de Eddie da polícia, um cara totalmente desequilibrado, agindo como se a infestação fosse divertida, ele adora matar zumbis e age como se tudo fosse um jogo. E apesar dessa loucura toda, e de muitas vezes fazer coisas arriscadas, a verdade é que ele salva a vida de Eddie várias vezes. O livro também tem algumas situações bem tensas e desesperadoras que com certeza animam o leitor.
Acho que é inevitável fazer algumas comparações com o seriado The Walking Dead, onde Eddie é o Rick, o polícia certinho que quer salvar a família, April seria Lori, a mulher chata do policial, Marcus seria Shane, o policial desequilibrado. Mas apesar dessa comparação entre os personagens a história não se desenrolou como a da série. O seriado também tem livros e quadrinho, mas ainda não tive a chance de ler nenhum deles.

Continuação:

Esse é o primeiro volume da série Dead World, o segundo livro Apocalypse of the Dead lançado em 2010 lá fora, mas ainda não chegou no Brasil.

2 comentários:

  1. Hahahahaahahhaha agora zumbi pode de tudo! ter pulsação, ter mesmo assim os orgãos pra fora, e até mesmo ter sentimentos! é por isso que tem muita história hoje em dia que não cola, porque tão transformando tudo, e fazendo até com que perca a graça.
    Eu super amei a capa, tanto que se fosse julgar o livro só por ela, com certeza compraria. Mas pelo que você comentou pela sua resenha, parece mais um livro comum de zumbis mesmo, e até com algumas doideras a mais auhahuau ):

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Então, eu nunca li nada sobre Zumbis, nem o seriThe Walking Dead eu não assisti, não sei dizer, mas não me chama a atenção, sou daquelas que gostam mesmo é de um romance meloso e realista, rsrsrs.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir