6 de agosto de 2013

Apocalipse Z - Os Dias Escuros

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Apocalipse Z – Os Dias Escuros
Autor: Manel Loureiro
Editora: Planeta

Apocalipse Z:
O primeiro livro dessa série é Apocalipse Z – O princípio do fim, se você não leu esse livro o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Nosso personagem principal com seu gato, seu colega ucraniano Viktor, a jovem Lucía e Irmã Cecília deixaram a segurança do hospital após um incêndio e partiram em direção ao helicóptero, o objetivo deles são as Ilhas Canárias. Entretanto, a viagem não será tão simples, eles precisam fazer paradas e abastecer o helicóptero com os galões de combustível que estão levando, e cada parada é perigosa. Quando eles finalmente chegam as ilhas e acreditam que terão um pouco de paz, lá eles se vêem metidos em intrigas políticas, difamações e mentira. Apesar de tudo, a ausência de mortos-vivos é um alívio, mas para garantir um lugar na ilha, Viktor e nosso advogado são obrigados a partir em uma missão para Madri que pode custar suas vidas. E mesmo Lucía e Irmã Cecília que ficam para traz, não estarão totalmente seguras.

Meu cantinho:
Nesse livro o autor não seguiu o mesmo modelo do primeiro, no qual a história era contada em formas de relato do nosso personagem principal (ainda sem nome), primeiro por suas páginas no blog e depois pelo “diário” que estava montando. No final do livro passado, ao sair com Viktor, Lucía e Irmã Cecília em direção as Ilhas Canárias (um lugar que eles acreditam ser seguro e livre de zumbis), ele deixou esse diário para traz, esse novo livro é narrado pelo ponto de vista dele, mas conforme as coisas vão acontecendo. Nos momentos em que Viktor e nosso personagem principal se separam de Lucía e da freira, o que se passa com as mulheres começa a ser narrado pelo ponto de vista de Lucía.
Os quatro passam alguns apuros para chegar nas Ilhas, quando chegam lá temos o momento mais tenso da viagem, nesse ponto inclusive temos um breve capítulo pelo ponto de vista de um zumbi, o barulho, o movimento, o impulso de comer, o atraso que as balas causam ao corpo, achei muito interessante, apesar que consigo ver algumas reclamações: como assim do ponto de vista de um zumbi, igual a Sangue Quente? Não exatamente. Sei que algumas pessoas acham um absurdo um zumbi narrador, mas nesse livro temos um narrador onisciente que descreve brevemente a vida passada do zumbi, seu estado, entre outras coisas, não acho que será algo que desagradará aos leitores.
Quando chegam as Ilhas eles se vêem obrigados a passar um tempo em um navio, como forma de quarentena e é nesse momento que as coisas começam a complicar. As mulheres e os homens são separados, nesse momento um homem chamado Basilio tenta abusar de Lucía, que é defendida por Irmã Cecília, perdendo o total controle ele fere gravemente a freira. Nesse momento a capitã vê uma oportunidade e manipula as informações, ela avisa o advogado que Viktor é quem atacou irmã Cecília, que ele deveria ser morto segundo as leis das Ilhas, mas que eles podem compensar trabalhando para eles. É então oferecido um lugar confortável na Ilha e tudo corre bem até eles serem convocados para ir para Madri em busca de remédios. Voltar a uma cidade infestada de zumbi não é fácil, sem falar das reviravoltas surpreendentes que temos no enredo. Preciso dizer que o livro não perdeu nem um pouco aquele misto de tensão e adrenalina do livro anterior. Enquanto nossos rapazes estão em Madri tentando sobreviver, Lucía novamente terá problemas com Basilio, que quer matar ela e Irmã Cecília e encobrir qualquer testemunha dos seus crimes.
Esse livro é interessante porque temos uma maior noção do que aconteceu com os outros países, já que o governo das Ilhas manteve certa comunicação com outros lugares, ele mostra como a praga se alastrou mais rápido em alguns lugares e por quais motivos, como alguns lidaram com os zumbis através de bombas atômicas (que afetaram mais os vivos do que os mortos), como outros tentaram tirar oportunidades da doença e invadiram territórios vizinhos, foi muito interessante a perspectiva global que esse livro ofereceu. Achei também interessante o fato deles oferecerem uma maior explicação do vírus, do seu funcionamento, para esclarecimento do leitor. Ele também mostrou que mesmo diante de um inimigo em comum, o homem ainda consegue ser mesquinho, sedento por poder, egoísta, sempre pensando mais em si do que no bem comum. Sempre acreditamos que diante de uma grande tragédia o lado bom se destaca, mas o autor mostra que na maioria das pessoas é o nosso lado oportunista que prevalece.
Um livro maravilhoso, esse autor consegue me surpreender cada vez mais!

Continuação:
O próximo e último livro da série é Apocalipse Z – A ira dos justos, que comprei a muito tempo atrás (minha caixinha de correio é de dezembro de 2012) antes mesmo de ter o primeiro ou segundo livro. Já li esse livro, esperem a resenha dele em breve.

2 comentários:

  1. Oi Juliana (: Eu to morrendo de vontade de ler essa série, já li muuuitas resenhas positivas do primeiro livro e a cada uma delas eu fico com mais vontade de ler os livros! Não conseguir resistir e li a resenha, se tinha spoiler eu já li kkkkkkkk Também não acho que um narrador zumbi seja um grande problema, aliás, eu acho muito interessante! Com certeza eu lerei futuramente! ótima resenha!

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - Mica

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nunca li nenhum livro a série...sniff, eu sempre atrasada nas leituras, já nem é mais novidade, hehe.

    Vanessa - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir