3 de outubro de 2013

Lola e o garoto da casa ao lado

[ótimo]

Eu recomendo: Lola e o garoto da casa ao lado
Autora: Stephanie Perkins 
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Lola é uma garota de 17 anos muito diferente, que veste figurinos espalhafatosos, maquiagem, perucas. Ela vive com seus pais (um casal gay) e atualmente seus maiores desejos são: primeiro, participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta; segundo: que seus pais aprovem seu namorado – Max, um cara muito mais velho, cheio de tatuagens, que descolori o cabelo, que fuma, bebe, toca numa banda e quer largar seu emprego fixo para poder se dedicar a música; e por último que ela nunca mais tenha que ver os gêmeos Bell. Se seu último desejo parecia complicado o terceiro agora se tornou impossível, os gêmeos estão de volta, Calliope, a linda e atlética que obviamente odeia Lola e Cricket, o cara lindo e legal que partiu seu coração. Cricket ainda consegue mexer com ela, e ele parece interessado em Lola, mas ela acredita que já superou o passado e agora tem Max ao seu lado, afinal, é do seu namorado que ela gosta, ou não?

Meu cantinho:
Pessoal, esse livro é simplesmente maravilhoso, tão bom quanto Anna e o Beijo Francês. Aconteceu a mesma coisa com os dois livros, eu vi a capa, o título, e espera um romance daqueles água com açúcar para passar o tempo, e encontro um enredo muito bem amarrado, bem construído, com questões reais e muitas vezes pesadas abordadas de um modo leve (não no sentido de superficial, mas de uma leitura fácil). E para quem está sentindo falta de nosso casal principal de Anna e o Beijo Francês, saibam que eles aparecem nesse livro e foi muito bom revê-los e saber um pouquinho mais sobre eles e como continua o romance do casal depois de Paris.
Lola é uma menina nova, que ainda tem 17 anos, mas namora um cara de 22, Max, que tem uma banda, que quer poder largar seu emprego fixo para se dedicar a sua música. Lola é aquele tipo de garota meio louca, confesso que não é meu tipo de personagem preferido, alguém que fica se fantasiando, e usando perucas, para mim esse é o tipo de pessoa que quer chamar atenção. Eu inclusive achei que isso era algo que seria mudado no final, mas para minha surpresa não foi. Minhas diferenças com Lola não estão apenas em seu figurino um tanto quanto peculiar, mas também em algumas de suas atitudes extremamente infantis (por mais que tente me lembrar de que ela ainda é novinha) e de algumas decisões muito, muito burras mesmo que ela toma. Apesar desse meu leve desagrado com Lola, isso não tornou o livro ruim em hipótese alguma.
Bem, Lola mora com os pais, um casal gay, na verdade um de seus pais é na verdade seu tio biológico que ficou com ela já que sua mãe estava muito chapada para isso, assim como seu pai que ela vê ainda com menos freqüência. Lola tem então essa família um tanto quanto incomum, mas muito divertida, os pais dela são ótimos, apesar de as vezes um tanto quanto protetores, mas gostei muito dos dois! Lola namora essa cara mais velho que é um total babaca, ele com muito desagrado cumpre as restrições que os pais delas impõem – o mínimo já que ele está saindo com uma menina menor de idade, ele não quer nada com a vida, fuma um monte, usa drogas, odeia a melhor amiga dela, não se interessa pelas coisas dela, as vezes é extremamente contraditório, leia-se: um babaca. Lola é essa garota toda descolada mas tem um sério problema, seus vizinhos que acabaram de retornar depois de um longo período fora, os gêmeos Bell. Calliope Bell é uma total vaca de plantão, ela é patinadora, participa de competições, famosa, ou seja, os pais a mimam muito, esquecem dos outros irmãos, a família toda vive em função de seus treinos, suas competições, seus horários. Ela é uma ciumenta, mentirosa e manipuladora que não aguenta quando não é o centro das atenções. Odiei essa garota, mas passou pela minha cabeça que a autora podia escrever um livro sobre ela, ia ser interessante ver a reação dos leitores com ela como personagem central. Enfim, o outro gêmeo é Cricket, um cara que me deixou um tanto confusa até eu entender que ele é um doce e que seu lado mau provêm todo da irmã dele. Sério, é aquele tipo de cara perfeito e surreal, compreensivo, romântico, atencioso, prestativo, carinhoso, encantador! Ele gosta de Lola, isso fica óbvio, e eles tem um passado já que Lola entra em pânico só de pensar na possibilidade de vê-lo novamente e fala sobre o fato dele ter partido o coração dela. E tudo é extremamente complicado porque como um cara apaixonado como esse pode ter partido o coração dela, e ela não deve se aproximar dele já que tem um namorado e ela acredita que ele seja o seu futuro. Além dessa confusão toda, namorar com um cara, se sentir atraído por outro, ele tem as restrições dos pais, uma vizinha chata incomodando, o desleixo com a melhor amiga e como cereja da confusa, sua mãe biológica foi despejada do apartamento e terá que morar um tempo com ela até que encontre um novo lugar para morar.
O livro tem um romance como temática principal, mas traz várias outras questões, sobre personalidades, sobre a primeira vez, aborda relações familiares, entre pais, irmãos, homossexualidade, adoção, drogas, alcoolismo, uma variedade de temas, algumas assuntos um tanto quanto delicados, mas tratados (como disse anteriormente) de um modo leve e ao mesmo tempo real. Um livro super delicioso, outra obra maravilhosa da autora, não tem como não gostar!

Volume único.

3 comentários:

  1. Só digo uma coisa: Eu PRECISO ler Lola e o Garota da Casa ao Lado!
    Hahahaha.
    Dudi, amei a resenha, como sempre.
    Nossos gostos literários são completamente iguais, então confio completamente em você. E, além disso, se você tem tatuado no seu coração Anna e o Beijo Francês, somos gêmeas!
    =DDD
    Assim que eu ler, te falo o que achei.
    ;***

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana (: Sempre tive vontade de ler esse livro, e até ler a sua resenha eu achava que ele serie bem leve, mas você mostrou que é muito mais que isso, gostei muito mais dele depois da sua resenha, na boa (: Trata de temas que me chamam atenção e claro romance (como não amar? kkkk) Eu estou precisando de um romance assim na minha vida kk Esperando ansiosamente para ler!!

    Já postamos lá, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  3. Parece aquele livro que você lê e meio que já imagina o que vai acontecer. Enfim, pode surpreender.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir