15 de abril de 2014

Brilho

[ótimo]

Eu recomendo: Em busca de um novo mundo - Brilho
Autora: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração

Sinopse:
Os seres humanos acabaram destruindo o planeta e tornando impossível a sobrevivência da espécie humana na terra, após uma seleção algumas pessoas são escolhidas para embarcar em duas naves e atravessar o espaço para chegar em Terra Nova, onde a raça humana poderá sobreviver. Kieran e Waverly são pré-adolescentes que vivem na Empyrean, eles são as primeiras crianças que nasceram na nave e logo devem se casar e ter filhos. Entretanto, eles acabam sendo separados, pois a New Horizon, a outra nova que havia partido alguns anos antes de Empyrean, aparece e ataca a nave, sequestrando todas as meninas, matando diversos humanos e sabotando a outra nave. A New Horizon teve problemas com a reprodução, e sem as meninas todos da nave devem morrer sem nunca conseguir ter filhos. Waverly precisa fugir e retornar para a sua nave, mas ela descobrirá que a tripulação que conhecia escondia diversos segredos, e que ao retornar ela pode não encontrar o que esperava.

Meu cantinho:
Antes de qualquer coisa quero parabenizar o trabalho maravilhoso dessa editora. O livro chegou e eu fiquei babando na capa, eles realmente se empenharam na parte estética do livro. O livro todo possui esse efeito de brilho, na capa, no verso, e até mesmo na orelha do livro, com certeza ele teve um charme a mais. As divisões entre as partes dos livros também se destacam pelas folhas inteiramente pretas, o mesmo perfil da capa com uma citação pertinente a parte do enredo que se segue. Além disso, não percebi qualquer erro de revisão.
O livro começa nos apresentando Waverly, Kieran e Seth. Kieran foi o primeiro a nascer na Empyrean, depois de dificuldades na reprodução, muita pesquisa e tentativas de inseminação eles finalmente conseguiram um bebê. Kieran tem quinze anos, é um menino competente, que caiu nas graças do capitão da nave e provavelmente será ele quem assumirá esse posto no futuro. Kieran namora Waverly, apesar de serem muito novos ele já a pediu em casamento, pois há muita pressão para que fiquem juntos e tenham filhos. Waverly é uma menina com uma personalidade forte, esforçada, corajosa, muito correta e constante em suas ações. Seth acaba sempre ficando em segundo plano, ofuscado por Kiera, ele gosta de Waverly e chegou a beijá-la uma vez, mas ela acabou se envolvendo com Kieran e eles começaram a namorar. Seth me conquistou logo de cara, eu o preferi muito mais a Kieran. Enquanto Kieran parecia um bichinho de estimação seguindo o capitão, Seth demonstrava um ar contestador, e que sabia que coisas não estavam corretas na nave. Apesar de que em alguns momentos Seth me decepcionou, eu entendi suas motivações, pois ele sofreu muito sendo criado por um pai, que o agredia, que o deixava passando fome e que o tratava como se ele fosse um nada, mesmo em momentos tão críticos. Em alguns momentos eu achei que Kieran estava agindo de um modo correto, mas no final do livro eu voltei para o team Seth.
Nossos personagens vivem na Empyrean, uma nave que a muito tempo saiu da terra, em direção a um novo lugar, depois que a ação humana tornou o planeta inabitável. Muitas coisas não são explicadas no livro, como as pessoas foram selecionadas, detalhes do que estava acontecendo na terra, que novo lugar é esse ao qual eles estão se dirigindo. O que sabemos é que duas naves partiram da terra, a primeira era a New Horizon, levando as pessoas religiosas, e a segunda a Empyrean, onde a maioria das pessoas não tem religião. A New Horizon deveria estar muito a frente da Empyrean, mas recentemente ela apareceu próxima a esta, e o capitão da nave tem mantido contato, mas não está prestando esclarecimentos a população. Quando eles menos esperam a nave é atacada, a população da Empyrean totalmente despreparada caí em uma armadilha, grande parte dos adultos são mortos e a outra parte precisa lidar com um vazamento de radiação. As meninas são levadas para New Horizon, sobrando para os meninos o controle da nave.
O livro então segue separado em partes, hora relatando a vida de Waverly na New Horizon, as mentiras controladas pela pastora, também capitã da nave, que afirmou ter trazidos elas a bordo por conta de um acidente na Empyrean, e que apenas por uma infelicidade eles não conseguiram resgatar os meninos e que a nave delas foi destruída. Entretanto, a pastora trouxe as meninas com um objetivo maior, já que as pessoas da New Horizon não conseguem mais se reproduzir e todas as meninas são férteis. Apesar da evidente maldade da pastora, ela também revela que o capitão e diversas outras pessoas da Empyrean não eram tão íntegros quanto ela pensava, e que coisas horríveis aconteceram antes da partida, e outras horríveis aconteceram com sua amiga e poderiam acontecer a ela. Enquanto isso na nave, Kieran e Seth precisam lidar juntos com a ausência dos adultos e das meninas, mas a situação se complica cada vez mais e foge completamente do controle, eu me surpreendi muito pois não esperava isso de meninos com essa idade, mentiras, intrigas, armas e tamanha violência.
Eu adorei no livro o fato dele não revelar tudo, deixar coisas para os próximos livros da série, mas fazer diversas revelações. Ele também não tem aquela divisão rígida: esse lado é bom, esse lado é mal. Algumas pessoas são boas, outras são más, outras têm um lado bom e ruim. Eu estou muito curiosa para saber o que vai acontecer a seguir.

Continuação:
O segundo livro dessa série é Centelha, ainda não lançado no Brasil.

7 comentários:

  1. Ainda não li o livro, mas tenho vontade. Espero um dia ter oportunidade e assim como você gostar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa é realmente muito linda, queria ter ele na minha estante, e a história também chamou minha atenção. Tenho tido bastante interesse em distopias ultimamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sabe, eu acho esta capa muito linda e tals, mas só não leio o livro porque não curto distopias...sei que o pessoal tem achado o livro super o bom e os elogios são os melhores, mas ainda assim, o gênero não me puxa... Mas que bom que você gostou, isto é o que importa.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-minha-ultima-duquesa.html

    ResponderExcluir
  4. Oie Ju =)

    Já via esse livro na livraria algumas vezes, mas a sua é a primeira resenha que leio sobre ele.
    O fato de ser um série me desanimou um pouco, mas a história me pareceu muito interessante. Me senti tentada a abrir uma exceção rs...

    Beijos e um ótimo feriado;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Vi a capa desse livro em alguns blogs, mas nunca parei para saber sobre o que tratava a história. Acho que pode ser uma experiência bem agradável, em especial por ser uma distopia, e ter esse equilíbrio na hora das revelações. Acho que muitas vezes em algumas séries os autores vão enrolando, deixando-as para os próximos livros, e no fim acaba sendo decepcionante finalmente conhecer tais revelações.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho de incentivar a leitura desta maneira.
    Afonso Alves

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!
    Primeira resenha que leio desse livro e fiquei bastante curiosa! A história parece ser bem interessante e com uma temática diferente.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir