7 de abril de 2014

Convergente

[muito bom]

Eu recomendo: Convergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco

Divergente:
Convergente é o ultimo volume dessa trilogia, se você não leu Divergente e Insurgente, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os sem facções assumiram o poder e têm reprimido qualquer posicionamento positivo em relações as facções. Em contrapartida um novo grupo começa a se organizar, os Leais, que desejam cumprir as vontades iniciais dos fundadores: manter o sistema de facção e mandar Divergentes para o lado de fora, ajudar aqueles que ficaram lá. Um pequeno grupo se organiza e vai para lado de fora, entre eles Tris e Tobias, lá eles vão descobrir que muitas das coisas que acreditavam eram mentiras, que do lado de fora reina um sistema tão preconceituoso quanto os das facções, e que se quiserem salvar a cidade onde cresceram e as pessoas que conhecem, terão que desafiar esse novo sistema.

Meu cantinho:
Apesar de estar estudando muito reservei cada minutinho livre para terminar esse livro pelo qual estava muito ansiosa. Quem acompanha minhas caixinhas de correio sabe que o comprei em pré-venda no começo do ano e que ele demorou séculos para chegar. Assim que estava com o livro em mãos comecei a devorá-lo. Assim que avancei alguns capítulos fiquei pensando em como seria possível escrever essa resenha para vocês sem revelar spoilers, porque é simplesmente impossível falar desse livro sem comentar sobre o rumo que ele toma, porque em um segundo estamos dentro dos limites da cidade, com os sem facções no poder, entrando em conflito com um novo grupo denominados Leais, que querem as facções de volta, e no segundo seguinte estamos levando um tapa na cara e do lado de fora da cidade vivendo outra realidade.
Acho que todos se lembram que os sem facção tomaram o poder, agora todos são obrigados a trabalhar em todas as tarefas, assim como não podem manter os hábitos das antigas facções, nem mesmo usar as cores que as representavam. Muitos estão insatisfeitos e um grupo em específico começa a alcançar seguidores, os Leais. Eles desejam alcançar o real objetivo daqueles que fundaram essa cidade, manter o sistema de facções e mandar os divergentes para o lado de fora, para ajudar as pessoas que ficaram do outro lado. Logo nossos queridos divergentes e alguns membros da Audácia se juntam aos Leais, e a missão deles é ir para o lado de fora. Apesar deles não terem um número grande o suficiente de divergentes, eles querem saber como a situação está do outro lado e como podem ajudar. O plano deles é descoberto e temos uma morte (porque matar personagens sua autora malvada? Ainda mais esse personagem em específico sabendo quem estava do lado de fora?), mas o restante do grupo consegue chegar ao outro lado e que surpresa! Aqueles que vivem do lado de fora, de certa forma não precisam de ajuda, mas ao mesmo tempo precisam. Eu esperava encontrar um mundo caótico, devastado, com pessoas vivendo como os sem facções viviam, mas não é bem esse o caso. Há de fatos pessoas assim, mas essas são vistas como sem importâncias; o governo, as autoridades, vivem com uma boa estrutura, com aparatos tecnológicos avançados a sua disposição, sem sofrer quaisquer necessidades. Nossos jovens vão descobrir outra realidade, outro tipo de preconceito, vão perceber que estavam sendo manipulados e que se quiserem salvar o lugar em que cresceram, as pessoas que conhecem, eles precisaram desafiar essa nova autoridade, voltar para a cidade e buscar um acordo de paz entre os Leais e os Sem-facção. Isso é tudo o que posso revelar para não oferecer grandes spoilers, porque o livro todo é uma grande surpresa cheia de reviravoltas! Eu confesso que eu gostei do modo como a autora estruturou tudo, foi tudo muito bem feito.
Quanto aos personagens, eu gostaria de fazer algumas observações. Primeiramente o Tobias: o que aconteceu com você? O livro foi narrado por capítulos intercalados entre Tris e Tobias, e nos capítulos que Quatro narra eu ficava quase sempre com raiva. Ele estava sempre perturbado, preso em pensamentos negativos, em coisas sem importância, arrisco a tudo. Apesar dos medos que ele tinha, dos erros que ele cometeu, eu sempre tive uma imagem muito sólida dele, como aquele cara inteligente, que foi instrutor, que sabe se controlar, que é capaz. Tobias perdeu completamente essas características nesse livro, ele estava agindo feito bobo, sendo sentimental, completamente perdido e sendo absurdamente manipulado. Por conta de suas fraquezas um personagem muito querido se machuca e eu não fui capaz de perdoá-lo. Ele acabou sendo uma grande decepção nesse livro. Já Tris foi uma pessoa que me surpreendeu positivamente, eu acredito que ela amadureceu muito, que ela perdeu muita das birras e do comportamento explosivo dela. Peter é outro cara que sempre me surpreendeu: no primeiro livro de modo negativo, no segundo de um modo positivo, e ele finalizou em Convergente me deixando sem saber o que pensar dele. O mesmo posso dizer de Caleb, eu o odiei muito por muito tempo, principalmente por todo o mal que ele fez a família dele, mas Convergente acaba de um modo que eu não sei o que pensar sobre ele.
Quanto ao final... Bem, eu já havia recebido um spoiler no twitter do que iria acontecer e não pude acreditar, a verdade é que eu não acreditei até que eu de fato li e reli a passagem... Eu confesso que não foi tanto do meu agrado, mas o final também não foi ruim. Acho que dentro desse mundo único e cheio de surpresas e reviravoltas, principalmente no que se refere a esse último livro, ela escreveu um final adequado, mas eu sei que definitivamente muitas pessoas vão odiar, eu particularmente me sinto insatisfeita.

Volume final.

4 comentários:

  1. Ótima resenha, Juliana.
    Tem livros que nos pega pela mão e nos faz devorar e não sossegamos enquanto não chegarmos na última página.
    Você não é a primeira que comenta sobre o final escolhido por Veronica. Eu não sei porque não li, mas do jeito que você fala e as pessoas falam, fico na pura curiosidade de saber o que acontece.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  2. Esse final de Convergente... Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas ainda assim estou na expectativa por esse final. De todas as resenhas que li até hoje, nenhuma deixa de citar o final e muitas vezes as pessoas comentam que não ficaram contentes. Você, no entanto, ressaltou algo importante: pelo contexto, o final foi adequado. Acho que isso deve ser levado em conta, afinal.
    Agora espero ler o quanto antes para saber se estou ou não falando besteira :x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de distopias, mas não dá pra negar que todo mundo fala bem desta série né...acho que o gênero conquistou mesmo os leitores!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Então, não li a resenha para não ver os spoilers já que não li nem o primeiro livro ainda UAHSAUHSUA Então, só li o último parágrafo. Eu acho que sei qual é esse spoiler do final da trilogia, mas prefiro não dizer em voz alta, ou escrever, assim esqueço dele até eu poder finalmente ler UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir