22 de abril de 2014

Gregor e a Profecia de Sangue

[ótimo]

Eu recomendo: Gregor e a Profecia de Sangue
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record

Crônicas do Subterrâneo:
Gregor e a Profecia de Sangue é o terceiro volume dessa série, se você não leu Gregor o Guerreiro da Superfície e Gregor e a Segunda Profecia, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Gregor sabe que terá que retornar ao Mundo Subterrâneo por conta da Profecia de Sangue, mas ao mesmo tempo em que quer desesperadamente voltar para ter notícias dos seus amigos que desapareceram na jornada passada, ele não quer deixar novamente sua família. Quando menos espera uma mensagem chega do Subterrâneo, sua presença e de sua irmã Boots é necessária, pois a praga da Profecia de Sangue chegou e está matando a todos que tem sangue quente. Mas a mãe de Gregor não deixará que eles embarquem nessa viagem, a menos que ela possa ir junto. Uma corrida contra o tempo se instala, é preciso sair em busca de uma cura ou várias pessoas que Gregor conhece e ama, irão morrer.

Meu cantinho:
Fiquei muito feliz quando consegui fechar uma troca e consegui o terceiro livro dessa série, e assim que ele chegou comecei a ler. Gregor está muito angustiado, sua situação em casa continua difícil, seu pai ainda não está completamente curado, sua mãe continua trabalhando muito sem qualquer descanso, os gastos são altos e a comida é pouca. Além dos problemas em casa ele se vê torturado pela falta de notícias, sempre que pode ele tenta verificar se há algum pergaminho na lavanderia com notícias do Subterrâneo, mas nunca lhe chega nada. Ele está preocupado principalmente com Luxa, que desapareceu ao salvar Boots, e que ele deseja desesperadamente que esteja viva. Quando finalmente recebe notícias, elas não são o que ele desejava. A mensagem afirma que a Profecia de Sangue está em curso, que Gregor é necessário, assim como sua irmã Boots (a única que conseguirá que os rastejantes participem da profecia) para a busca de uma cura, caso contrário todos aqueles que vivem no Subterrâneo e possuem sangue quente irão morrer. Entretanto a mãe deles não permitirá que seus filhos partam em uma nova missão, ela pretende fugir, mas Ripred pede a ajuda de alguns ratos da superfície e consegue “persuadir” a mãe dos garotos, que afirma que eles podem ir, mas que não irão sem ela. E assim os três partem para o Subterrâneo, lá eles descobrem que a peste se espalhou, que várias pessoas já contraíram a doença, e que a situação está muito pior do que eles poderiam imaginar. Apesar de todos esses momentos críticos também achei interessante ver a mãe de Gregor ser apresentada a todos, e adorei o modo como as baratas se referiram a ela: “Criadora da Princesa e Muito Terrível Esmagadora”. Ela acreditava que a presença deles era apenas necessária para uma reunião, mas quando descobre que seus filhos terão que partir em uma viagem para um canto remoto a procura de uma planta que possa servir de cura, ela veta totalmente a viagem. É quando o inesperado acontece e Grace é picada por uma pulga e contrai a doença, e Gregor se vê impelido a seguir sua jornada para salvar sua mãe.
Dos três livros, esse foi o que eu achei menos movimentado, apesar de ainda ter ação, teve seus cenários limitados e mais tensão do que ação. Eu acredito que a narrativa amadureceu um pouco, estamos vendo os personagens envelhecer, Boots já se articula bem melhor, Gregor trabalha para ajudar a família, e também a trama tem se tornado mais complexa. As profecias sempre foram misteriosas, mas nesse livro houve todo um esquema político, envolvendo a busca pelo poder, mesmo que velado por algum tempo, que amadureceu o enredo. Isso torna o livro interessante, mas ao mesmo tempo de me deixa com raiva, não da autora ou do livro, mas de alguns personagens mesquinhos. Acho um absurdo que os humanos tenham matado ratos de fome, pode ser que muitos sejam ruins, mas ainda há ratos bons e filhotes. As baratas que parecem perceber muitas coisas normalmente são desprezadas e alvo de piadas. Nesse livro também temos os camundongos, que foram jogados para terras muito perigosas por conta do domínio dos ratos e que não recebem apoio de nenhum das partes. Acho que a série só terá fim quando um acordo de paz e ajuda mútua sejam oferecidas a esses habitantes.
No geral eu gostei bastante do livro, devorei-o em um único dia. Eu tive meus momentos de raiva, quando achei que ficaria feliz pelo retorno de Luxa ela se mostra muito infantil e isso me irrita. Estava desesperada por notícias de Twitchtip, mas ainda não sabemos se ela sobreviveu ou não. Além disso, temos as mortes que novamente partiram meu coração. Apesar de pequenos detalhes, essa foi uma leitura prazerosa e estou ansiosa pela continuação. 

Continuação:
[Atualizado] O próximo volume dessa série é Gregor e as Marcas Secretas. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Para ser sincero não conhecia o livro, mas depois de tanta recomendação de sua parte fiquei super curioso para conhecer mais da história.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir