24 de abril de 2014

Divergente


Divergent (2014)
Dirigido por Neil Burger

Divergente (Divergent título original) é uma adaptação do primeiro livro da trilogia da Veronica Roth. Se você não leu Divergente ou não viu o filme em questão, o texto a seguir pode conter spoilers. Os livros que compõem essa série são: Divergente, Insurgente e Convergente.


Imaginei todo mundo diferente

Eu não imaginei nenhum personagem parecido com os atores que foram escolhidos, nenhum mesmo. Normalmente, quando assistimos a um filme baseado em um livro, sempre tem alguém parecido, nem que seja alguns traços, mas isso não aconteceu. Minha maior decepção foi Tobias, não que o ator não seja lindo, mas não era como na minha mente. Alguns personagens foram totalmente destoantes, como a mãe de Tris, mas nisso eu sei que estou errada já que imaginava ela diferente de como a própria autora descreveu. Para mim, ela era um tipo de Sra. Weasley, por ser uma super mãe. Eu sempre a imaginei gordinha, atirando em todos durante o ataque a Abnegação. A Tori foi a mesma coisa, imaginava ela completamente diferente da descrição da autora. Em parte a culpa é minha, mas os personagens que imaginei como descrito pela Veronica, foi o diretor quem mudou, em especial a Tris, que vou falar melhor no próximo tópico.

Tris roubou pão da Abnegação! Tris roubou pão da Abnegação!

- Quem eu? - Sim tu! - Eu não! - Então porque engordou? – Veronica Roth sempre frisou que Tris era uma menina pequena, magra, fininha, esquelética, ordinária, que passava despercebida. Entretanto, a atriz Shailene Woodley tem esses olhos grandes super chamativos, esse rosto redondo, e corpo até gordinho que difere muito da Tris descrita. Eu a imagina como um palitinho de gente, que treinava e aprendia a usar essa sua estatura baixa e seu corpo magro a seu favor. Ela sempre foi constantemente subestimada, nesse primeiro e nos outros livros que se seguem, por conta do seu corpo, e isso não foi passado no filme. Para alguém que vivia na Abnegação, que não comia hambúrguer, que tinha uma alimentação insossa, vivendo do necessário, ela estava muito bem alimentada, por isso acredito que ela roubou pão da Abnegação! Na verdade essa mesma atriz está interpretando Hazel na adaptação do livro A culpa é das estrelas, e eu não gostei dela para o papel pelo mesmo motivo. Hazel é uma menina doente, fraca, que faz tratamentos pesados e isso acaba com o corpo de uma pessoa, e ela tem esse rosto super saudável e redondinho. Mas deixo para falar sobre isso quando assistir o filme nos cinemas.

Uriah, cadê você ? Eu vim aqui só pra te ver!

Okay, eu não fui só pelo Uriah, mas eu contava ao mesmo que ele teria alguns minutinhos sobre os holofotes, mas isso não aconteceu. Na verdade todos os pobres iniciados da Audácia foram largados em um canto e esquecidos. Quando Tobias fala no filme que a segunda parte do treinamento seria feita com os nascidos na facção eu achei que eles iriam aparecer ao menos um pouquinho, mas isso não aconteceu. Os pobres atores foram apenas figurantes que não tiveram visibilidade alguma. Acontece que Uriah é um fofo, que é Divergente, que tem um envolvimento grande na trama, e eu acredito que não deveria ter sido esquecido. Ele não foi sequer apresentado, foi mais um no meio de outros figurantes. Isso me decepcionou.

Pular de um trem em movimento é moleza!

Quando comecei a ver o filme percebi que eles cortaram muitas cenas “violentas”, como as pessoas que caíram do trem, ou quando o Peter fura o olho de outro iniciado. Comentei isso com a minha amiga Teca e ela disse que eles deviam ter cortado para que a classificação não ficasse muito alta e eu concordei na hora. Entretanto, hoje quando eu parei para pensar percebi que no filme tem sim muitas cenas violentas, inocentes da Abnegação sendo mortos, os pais de Tris morrendo, ela matando seu amigo Will, ela sendo encurralada por colegas que tentam jogá-la no fosso, além do próprio treinamento da Audácia que não é muito leve. Eu não entendi porque eles fizeram parecer pular de um trem em movimento para o topo do prédio algo tão fácil – quem leu o livro sabe que além dos mortos muitos já ficam sem facção logo nessa parte, ou tiraram outras cenas que apesar de violentas enriqueciam o enredo e os personagens, como foi o caso da cena do Peter, falo mais dele no tópico abaixo.

Peter deveria ser malvado, mas é meio abobalhado.

Quem leu o livro sabe como o Peter é malvado, competitivo e violento. Mas o ator escolhido para o filme tem uma cara de bobão na maior parte do tempo, ele não parece o tipo inteligente e maquiavélico que é como Veronica o constrói. Eu fiquei esperando a cena em que ele fura o olho do colega, uma super competição, mas ele apenas se destaca no final por não estar sendo controlado e estar de fato ao lado de Jeanine. Contudo ele é facilmente subjugado, apenas reforçando essa imagem de bobão. Fiquei triste porque, apesar de não gostar dele, ele é um personagem que tem um papel significativo nos próximos livros, e que sempre me surpreende com suas atitudes. Acho que o ator escolhido não foi bom e ele não tem potencial para tudo o que Peter é. Eu imagina alguém com a capacidade do Tom Felton, quando interpretou Draco Malfoy em Harry Potter, com aquela arrogância e cara de nojo que logo desperta a antipatia, mas não foi isso o que aconteceu.

Do lenga lenga aos finalmentes

Assim que Tris entra na Audácia, Quatro é o maior estúpido com ela. Muito lentamente vamos percebendo algumas pistas e algumas gentilezas dele com ela. Então no filme, rapidamente ele está compartilhando seus medos com ela, eles se beijam e no dia seguinte é o teste dela e um dos seus medo é ele querer avançar o sinal e ela não estar pronta. O começo do relacionamento deles foi condizente, mas depois do primeiro beijo não há uma preparação, tudo avança de um modo muito rápido entre eles, não tem a construção de um clima, acho que nisso o diretor pecou.

Então a senhora vai ser mamãe?

Eu não fazia ideia que a Kate Winslet estava grávida. Quando acabou o filme a Larissa, outra amiga que foi ver o filme comigo, perguntou se tínhamos reparado no enquadramento, que nunca mostrava a barriga de Kate, porque ela está grávida. Na verdade, pelo o que li na internet, ela já teve seu bebê, mas estava no período de gestação durante o filme e fez questão de gravar suas cenas, dispensando os dublês. Essa é apenas uma curiosidade, para quem ainda não viu o filme (ou vai ver novamente) não custa reparar.

Balanço Final

Eu gostei muito do filme. Eu estava um pouco receosa, ultimamente tenho assistido algumas adaptações pavorosas, como a de Dezesseis Luas e Cidade dos Ossos, mas Divergente me conquistou. Lógico que eu não gostei de tudo, não gostei de algumas cenas cortadas, alguns personagens que não tiveram destaque, algumas mudanças – entendo algumas, outras não. Adorei as cenas de ação, foi emocionante ver os membros da Audácia pulando de um trem pela primeira vez, a tensão na hora da escolha, além de muito bem feita a cena da tirolesa, além da minha expectativa! Acredito que foi uma adaptação bem feita e que irá satisfazer aos fãs, mas se eu tivesse que escolher, obviamente que eu ainda escolheria o livro ao filme.

6 comentários:

  1. Dudiiiiiiii,
    Eu ri do "Tris roubou o pão da Abnegação", hahaha.
    :P
    Muito bom, concordo com você em tudo. Mas pode reparar: apesar de algumas mortes, em hora nenhuma mostra sangue (A não ser saindo do nariz quando leve soco).
    SÓ NÃO CONCORDO VOCÊ TER CONTATO QUE O URIAH É DIVERGENTE, DONA JULIANA KOBAYASH!!! Hahahaha.
    Eu não cheguei nesse ponto aindaaaaaaaaaaaaaaaa.
    #TecaChora
    E só digo uma coisa: Quatro, seu lindo, vou para o abismo com você fácil, hahaha.
    Gostei por ser bem parecido.
    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, eu não li o livro, na verdade não sou muito chegada em distopias, mas não há como negar o quanto as pessoas estão gostando da trama, espero que gostem do filme tmbm.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju =)

    Li o livro no feriado e gostei bastante. Vou assistir ao filme amanhã e espero não me decepcionar rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Também imaginei a maioria dos personagens diferentes kkk e olha, pra ser sincera, eu até gostei do Tobias. Eu não tinha uma imagem concreta dele, e gostei de como ele se mostrou no filme, sempre forte, embora eu imaginasse ele um pouco mais grosseiro. Eric e o Peter então, não vou nem falar nada, só porque eu gosto do ator que faz o Peter kkk
    Eu não achei que essa atriz tem cara de Tris, ela não ~passa força, raiva, ela tá sempre com uma cara meio de deslocada, como se estivesse fazendo o papel dela, mas não sentindo aquilo realmente no seu interior. E esse detalhe de ela ser julgada nem vou comentar nada, porque o que mais fizeram com ela o livro inteiro era chamar de Careta e subestimar, algo que nem foi citado direito no filme. E sim, eu também achei tudo muito fácil, eles evitaram muitas mortes (até mesmo do povo da Abnegação no final), e pelo amor, cadê o Peter furando o olho do Edward??? Gente, o garoto nem apareceu direito no filme, na real eu nem vi a cara dele lá!! E eu não consegui me comover com nenhuma morte. Nem do Al, nem do Will, que eu fiquei tão em choque quando foi no livro. E eu queria tanto ver o Peter malvado, mas ele realmente só parecia um bobo perturbando ela de vez em quando, nada demais. Eu adorei o final, ficou bem melhor na forma que colocaram no filme, mas ainda assim senti falta de muitos detalhes, e outros que tavam errandos. Mas, ainda assim, achei um filme bom ahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Li sua resenha e agora a crítica de Divergente. Não li o livro, mas fui assistir o filme e gostei bastante do que vi, fiquei ainda mais interessada pela leitura do que já estava, ainda não tenho como comparar as duas obras, livroxfilme, mas finalmente consegui adquirir os livros e vou poder ler. Li as informações do guia ilustrado do filme o processo para que este filme fosse feito é bem interessante, deu trabalho para fazer como toda série distopica.
    Ah! Recomendo ver o filme, mesmo quem não leu.

    ResponderExcluir
  6. foi esse texto que me incitou a ver o filme e ler o livro, que a propósito achei muito bom, já estou na metade do segundo, na minha opinião a emily vancamp seria uma tris mais adequada, apesar de ser razoavelmente alta, enquanto essa Shailene Woodley além de ser alta tem cara de trakinas.

    ResponderExcluir