2 de fevereiro de 2011

Anjos Caídos

[bom]

Eu recomendo: Anjos Caídos
Autora: Asa Schwarz
Editora: Planeta

Sinopse:
Nova trabalha como voluntária para o Greenpeace, mais ela e outro dois amigos seus não estão completamente de acordo com a política de comportamento da instituição e decidem quebrar um pouco as regras. Seguindo uma lista que mostra as trinta instituições que mais prejudicam o meio ambiente, eles decidem invadir a casa do executivo que comanda a empresa que está em primeiro lugar na lista. A idéia é simples, eles vão estudar a famílias, seus horários, quando eles não estiverem em casa Nova vai invadir, e vai pixar seu apartamento, sua mobília cara conquistada às custas da destruição do mundo. Tudo está perfeitamente planejado, Nora apenas não contava em encontrar a família brutalmente morta em casa. Nova vai fugir, precisa provar sua inocência e desvendar diversos mistérios acerca do assassinato, o primeiro de muitos.

Meu cantinho:
Se esse livro fosse um time em um jogo de futebol, ele se aproximou do gol no primeiro tempo, chuta na trave do segundo, mas só fez gol nos últimos segundos do acréscimo (é isso?). A história tem tudo para te instigar, mas por algum motivo ele não prendeu tanto assim a minha atenção, ele tem pontos e algumas cenas que te chamam a atenção, e foram por conta desses poucos momentos que eu não abandonei a leitura. A minha sorte é que essas cenas vão crescendo mais perto do final, a leitura passa a ter muita emoção e ação, o que realmente salvou esse livro. Ele tenta manter um mistério no começo, mas a autora não consegue isso, por isso quando fatos começam a ser revelados e começa a perseguição, o medo, a ação é que a história melhora.
Eu particularmente acho a personagem principal inviável em certos pontos. Nova é uma menina com princípios, ela trabalha como voluntária para o Greenpeace e quer salvar o mundo, essa atitude eu admiro nela. Eu sou super a favor de preservar o meio ambiente (minha mono foi sobre isso) e eu já pensei seriamente em me juntar ao Greenpeace. Tudo para me dar bem com ela certo? O problema é que, ou eu não entendo essa fixação da Nova ou ela é realmente uma personagem muito falsa. Imagine que você está sendo perseguida pela policia, acusada de assassinato, está quase sem dinheiro, machucada e com fome. Você decide comer, mas então você pensa que não vai comer naquela rede de restaurante que esta perto de você, porque por mais que você esteja assustada, com fome, sangrando, sendo perseguida e precise de um lanche rápido e barato, você não vai comer ali porque a carne que eles compram para produzir seu lanche desmata não sei quantos campos de futebol nas florestas, produz não sei quantos milhões de poluentes e assim vai. Nas cenas mais preocupantes, onde Nova devia estar aflita ela consegue trazer números, porcentagem e fazer cálculos de produção de dióxido de carbono que está sendo liberado na atmosfera. Acho que por mais que a pessoa ame algo, e viva por aquilo, tem momentos em que você simplesmente está tão perdido (para não dizer ferrado) e preocupado com outras coisas (como fugir da policia e provar sua inocência) que você não consegue calcular quantos metros quadrados de floresta estão sendo destruído por conta de um hambúrguer. Nova soa muito falsa nesses momentos, o que torna a história menos interessante nesses pontos. Apesar de tudo, quem gosta de histórias de anjos, de fim de mundo e mistérios, essa é uma leitura que você pode gostar.

Continuação:
Bem, eu dei uma pesquisada, entrei no site da editora, mas não achei informações sobre uma possível continuação. Quando o livro acaba ele tem um certo clima de que coisas ainda podem acontecer, de que ainda existem assuntos inacabados, mas não achei informações se esse livro é um volume único ou se haverá uma continuidade.

4 comentários:

  1. Eu, sendo uma pessoa gulosa (assim como vc) realmente NUNCA entenderia uma atitude dessas xP

    Deu até vontade de comer um Mc agora =x
    uhauhhahuahahu

    enfim... ótimo post dudi!
    Eu ficaria revoltada com a menina se lesse esse livro =x (vc me entende neh)

    bjinhooos

    ResponderExcluir
  2. ahh, queria muito ler esse livro!

    a capa não me chama a atenção, mas tenho vontade de ler assim mesmo.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!


    Eu gostei da capa e da sinopse, mas sua resenha foi a cereginha. Pelo q li, o livro não é uma brastemp, mas é bonzinho, certo? Eu gosto de anjos e sobrenatural. Acho q vale a pena tentar.


    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir