6 de julho de 2011

Diários do Vampiro - O Despertar

««««««
[bom]


Eu recomendo: Diários do Vampiro – O Despertar
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record

Sinopse:
Elena é a menina mais popular do colégio, que sempre consegue tudo o que ela quer, nesse momento ela quer Stefan, o mais novo aluno, que acabou de chegar da Itália. Entretanto, diferente de qualquer outro menino ele parece não ter qualquer interesse nela, mas ela não vai desistir tão fácil, ela quer ele não importa como. Mas logo ela descobrirá porque ele mantém distância dela, ele na verdade é um vampiro, que luta contra sua natureza e evita se alimentar de humanos. Somada a essa descoberta estranhos acontecimentos e mortes começam a acontecer pela cidade e a visita de Damon, irmão de Stefan, pode abalar Elena.

Meu cantinho:
Eu gosto dessa série, mas definitivamente não sou uma fanática. Quero explicar os meus motivos, afinal, é um livro que faz sucesso, que virou um seriado que faz mais sucesso ainda, mas que tem alguns detalhes que me não me cativaram. Primeiro os personagens principais: Stefan e Elena. Elena não é meu tipo de garota, ela é a “rainha” do colégio, a popular, a loira magrela (no seriado ela não é loira) que como ela mesma disse, todos os meninos querem sair e todas as meninas querem ser. Isso apenas demonstra como o ego dela é enorme. Na verdade, quando comecei a ler o livro fiquei muito comovida com o que ela estava passando, pensando na morte de seus pais, sentindo a ausência deles, receosa de volta a escola. Isso até o eu-metido dela entrar em ação, porque Elena não tem medo de nada, Elena é a poderosa, e minha identificação com ela foi por água abaixo. E quando ela volta para as aulas todas as dores dela parecem ser esquecidas diante do mais novo e belo aluno Stefan. Ela o quer primeiro porque ele é bonito, depois que ele a ignora, ela o quer porque ele não a quer, ela pensa em como todos os meninos olham para ela, tentam puxar assunto, assobiam, Stefan apenas passa reto e isso definitivamente cutuca o orgulho dela, e ela decide que vai tê-lo de qualquer modo. Ela machuca o coitado do Matt (seu ex-namorado) e ainda o usa para tentar se aproximar de Stefan, e quando ele diz na cara dela que tudo o que ela quer é que o mundo gire ao redor dela e que ela só quer Stefan porque ele não liga para ela, ela fica realmente sem fala e ofendida. Lógico que o Matt bonzinho pede desculpas logo, mas eu acho tudo a mais pura verdade. Quando ela inventa outro rapaz na França, com quem finge estar saindo, apenas para garantir sua imagem/popularidade depois de Stefan ter tirado ela na frente de todos, eu pensei que ela era uma menina vaidosa, que estava se rebaixando e se humilhando sem ao menos perceber isso. Com o passar do livro você passa a se acostumar com ela, mas ainda assim, não é uma personagem que me encanta. Quando ao Stefan, acho que ele é muito bonzinho que as vezes chega a ser bobo, ele tentando mudar sua natureza, mudar o que ele é, fugindo sempre, faz com que eu não seja sua fã.
Meus personagens preferidos são Damon, o cara malvado, meio sarcástico, poderoso e decido e Bonnie, a menina meio louca, com poderes paranormais e um tanto hilária – isso quando ela não se faz de serviçal de Elena, porque ela e Meredith têm essa mania de gravitar em torno de Elena e seguir todas as ordens que ela passa. Também gosto do Matt porque ele tem um coração bom, e é muito gentil, mas também não compreendo como ele deixa ser usado por Elena em todos os joguetes dela.
Quanto ao livro, bem, ele é uma leitura leve e gostosa, sendo narrado por Elena, com trechos do diário dela, a história no começo fica gravitando em torno de Elena tentando conquista Stefan, ele tentando resistir a ela. O livro fica mesmo interessante com as mortes misteriosas e a aparição de Damon.
Uma coisa que me desanimou com essa série esses últimos tempo é que a autora foi despedida, pelo o que eu entendi, porque ela queria um fim diferente do desejado pela editora – que retinham os direitos autorais sobre a série – com Elena e Damon juntos – final que eu aprovo totalmente!

Continuação:
O próximo livro da série é Diários do Vampiro – O Confronto. Em breve aqui.

6 comentários:

  1. Oi Ju ;)
    Nossa, faz muito tempo que eu não passo por aqui! Desculpa :S
    Eu adoro DV, mas prefiro a série aos livros! Adorei sua resenha, e assim como você também prefiro que a Elena e o Damo terminem juntos, Stefan não está com nada aushuahsuahs
    Tem post novo no blog: Resenha - O Arquiteto do Esquecimento
    Participe da nova promoção do blog! http://migre.me/59th6
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  2. Ju, acabei de comprar os livros da série, mas não tive tempo de ler ainda, então nem conheço os personagens.

    Gostei da resenha, e espero nao me decepcionar também.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Eu até que gosto dos livros, gosto de como a autora escreve, mas não é a melhor série do mundo..é apenas bom!

    J.
    -the eater of books

    ResponderExcluir
  4. EU PREFIRO O SERIADO DO QUE OS LIVROS, ELE CONSEGUIU SUPERAR.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu gosto MUITO de DV *-*
    Se bem que prefiro o Stefan da série do que do livro. Ele é chato demais!
    E O Damon... Bom, dispensa comentários!
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros com vampiros,dá mais ação e suspense e fica muito mais legal..Eu adoro saga crepúsculo e diarios de um vampiro...Sou fão de carteirinha desses dois livros,filmes e séries...Um beijão

    ResponderExcluir