14 de julho de 2011

The House of Night - Despertada

««««««
[muito bom]


Eu recomendo: Despertada – The House of Night
Autora: P.C. Cast & Kristin Cast
Editora: Novo Século

The House of Night:
Despertada é o oitavo volume dessa série. Ela é composta pelos livros Marcada, TraídaEscolhida, Indomada, CaçadaTentada e Queimada. Caso não tenha lido os primeiros livros da saga, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Zoey, assim como seu guardião Stark, estão se recuperando na fantástica ilha de Skye onde está sobre os cuidados da Rainha Sgiach, um lugar de fato mágico, onde Zoey gostaria de ficar e nunca mais sair. Para que voltar pra Tulsa, para que se desgastar ainda mais na luta contra Neferet e Kalona, ela, apenas uma adolescente, ter que se portar como uma grande sacerdotisa e enfrentar todo essa mal quando sua alma acaba de se recuperar. Ela realmente não quer voltar. Mesmo querendo se manter distante ela não vai conseguir por muito tempo, uma trágica morte a leva de volta a Tulsa, para se despedir de seu amigo e reconfortar os que ficaram.

Meu cantinho:
Esse livro está muito semelhante ao último na questão de maturidade. Sempre falei muito que as autoras às vezes forçam situações ou linguajar para que os personagens tenham uma cara mais adolescente e isso muitas vezes acabam deixando o texto com uma cara de falso. Nesse livro ela manteve a maturidade do livro passado com poucas recaídas, as vezes temos uma palavras fora de contexto tipo “gazilhão” (acho que era essa) e uns diálogos falsos como o de Stevie Rae e sua mãe, que soou super superficial e impossível, pelo menos foi o que eu achei, mas no geral o livro está muito bom.
Acho que o problema dele foi a enrolação. Sabe aquele livro enorme, que você lê, lê, mas acontece muita pouca coisa?  São mais pensamentos dos personagens, diálogos até bem construídos, mas que de fato não acrescentam em nada para o desenrolar da história. Eu cheguei na metade do livro e havia acontecido muita pouca coisa, até que temos a morte de um personagem – o primeiro grande evento desse livro - e eu fiquei muito triste! E o encontro dele com Nyx foi de fato muito emocionante! Depois disso temos apenas mais duas cenas impactantes e que de fato alteram o curso da história, que a aparição de Nyx e suas “manifestações” e no final a morte de outro personagem. Esse é um daqueles livros que você lê mas que quase não saí do lugar, mas eu não vou tirar muitas estrelinhas desse livro por causa disso, porque acho que as autoras evoluíram muito! Como disse antes, no diálogo, nos personagens, na maturidade, também tem fatores novos que apareceram no livro passado e se ampliaram nesse, que mostram que a história tem crescido e não tem se limitado a um circulo pequeno de Zoey e seus amigos. É uma série que está ficando muito interessante e que eu fico feliz por não ter desistido dela!
                                                   
Continuação:
O próximo livro da série é Destinada. Ainda não lançado no Brasil. 

2 comentários:

  1. eu admiro quem ainda lê essa série e mostra bem aquela coisa - gosto é gosto!

    cmg foi ódio a primeira lida, sério! não me simpatizei com a zoey, nem com a história e o pior nem com a capa! rs.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. eu concordo amiga, mas esse "problemas" não tiram o mérito da serie que é maravilhosa!!! para mim o ponto alto do livro foi Stevie Rae e Rephaim.
    beijos

    ResponderExcluir