30 de agosto de 2011

Amor em Minúscula


««««««
[bom]


Eu recomendo: Amor em minúscula
Autor: Francesc Miralles
Editora: Record

Sinopse:
Samuel é um professor que vive sozinho, que não tem amigos, que mantém pouco contado com seus familiares, que tem uma vida repleta de tédio e solidão. Entretanto, quando um filhote de gatinho aparece na sua porta, um simples prato de leite pode começar a mudar tudo. O gato o leva ao apartamento acima do seu, no qual conhece um senhor de idade, que o leva a uma loja no centro que ao atravessar um cruzamento encontra Gabriela, a menina que em sua infância havia lhe dado um beijo de borboleta, o amor de sua vida. Samuel percebe como pequenos gestos podem desencadear diversas situações e no meio desse turbilhão de acontecimentos ele sofre mudanças, conhece pessoas estranhas, vive as mais esquisitas situações e aprende e nos ensina várias coisas.

Meu cantinho:
Começo meu cantinho pedindo desculpas pelo sumiço. Entretanto, entre férias atribulada com artigos, doenças, falta de tempo para atualizar minhas leituras entre outras coisas eu acabei sumindo. Vou viajar para um congresso amanhã e ficar um tempo fora, portanto decidi atualizar o blog antes dessa viagem.
Preciso iniciar minha critíca com  uma ressalva, troquei esse livro porque nas muitas resenhas que eu li parecia ser a história de um gato, que entra na vida de um professor, e muda completamente a vida dele, e como eu amo gatos eu queria muito este livro! Na história, o gato é de fato importante, mas ele tem apenas uma participação significativa no começo e um papel pequeno no final. Eu gosto de livros que contam a história de animais, mas esse não tem como foco o gato, só para avisar aqueles que achavam que esse seria um livro como Dewey ou De Bagdá com muito amor.
O livro Amor em minúscula é pouco tradicional em sua escrita e em sua história. Ele é um daqueles livros que procuram passar uma mensagem positiva para que você pratique em sua vida, mas sem ser um livro de auto-ajuda, nesse aspecto ele me lembra um pouco os livros do Mitch Albom. Tem uma história um tanto quanto maluca, mas que em certo ponto não parece ficção. Se alguém me falasse que esse livro é baseado em fatos reais eu de fato acreditaria, não fosse um pequeno erro de continuação exatamente no final do livro quando o telefone está fora da tomada o tempo todo, mas o personagem havia feito uma ligação tempos antes para a veterinária (reparem!). Esse livro me lembrou um pouco um outro, chamando um breve romance de sonho, que eu nunca resenhei aqui porque a leitura, a história, os personagens são tão estranhos, os acontecimentos são malucos que eu não saberia o que escrever. Enfim, associei os dois livros por conta das situações um tanto quanto malucas e personagens estranhos que encontramos em ambos.
É um livro que você não pode ler de maneira desatenta, sabe aqueles livros que não tem problema “quebrar” a leitura o tempo todo? Livros que você leva para ler em consultórios, viagens, etc. Amor em minúscula precisa ser lido com muita atenção porque há partes “complexas”, o autor traz palavras estrangeiras, conceitos, citações, situações, discussões que precisam de atenção para que a leitura e conseqüentemente a história não fique superficial e acabe perdendo parte importante de seu significado. Eu recomendo que quem gosta de anotar passagens ou citações interessantes leia esse livro com um bloco de papel do lado, porque esse livro está repleto de trechos lindos (variando entre o triste e o alegre) o único problema é que logo você está transcrevendo quase que o livro todo!
Uma parte um pouco complicada da leitura são as várias referências a autores, livros, compositores, peças, músicas das quais eu não tinha conhecimento. Eu fiquei extremamente tentada a pesquisar tudo, mas acabei deixando de lado, creio que sejam todas referências verdadeiras, pois conhecia alguns dos autores que eram citados. Minha “falta de interesse” foi resultado de minha preguiça, somado ao pouco tempo que tenho tido para a leitura, mas acho que aqueles que pesquisarem, principalmente as peças que compõem a trilha sonora desse livro devem sair ganhando e muito!

Volume único.

6 comentários:

  1. Acho que se fosse uma história sobre animais nem iria ficar tão interessada. Mas o livro parece bom, e se é cheio de trechos bonitos, deve ser realmente bom de ler.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito fofo o livro, adorei o rabo do gato fazer o I no título. Deve ser o tipo de livro pra se ler para passar o tempo né? Gostei bastante.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mas que fofo, esse livro parece ser um amor que só. Sou apaixonada por gatos, e mesmo não gostando muito de histórias com animais, mal posso esperar para lê-lo!

    Beeijos :]
    - Booksworld

    ResponderExcluir
  4. Olá, Juliana!
    Tenho uma amiga que é verdadeiramente apaixonada por esse livro. Ela já me contou a história, mas imagino que seja algo realmente distinto de tudo.
    Confirmo a parte das anotações, ela tinha um caderninho com vááárias desse livro que tornou-se um de seus favoritos.
    Parece melancólico, distinto, daqueles dos quais dificilmente nos esquecemos.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Histórias com animais sempre são maravilhosas, ainda mais para quem tem um

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Oie!! Adorei seu blog. Eu já li Queria que você estivesse aqui desse mesmo autor e gostei. Talvez goste desse.

    Beijos!

    ResponderExcluir