17 de dezembro de 2011

Crepúsculo

[ótimo]

Eu recomendo: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Percebendo que seria um empecilho para sua mãe e seu mais novo marido, Bella decide passar uma temporada em Forks com seu pai Charlie. Ela de fato não está muito empolgada pela mudança para essa cidade pequena que ela sempre odiou e para morar com o pai, o tipo caladão onde provavelmente a convivência seria um pouco estranha. Mas a cidade começa a ficar mais interessante quando Bella conhece os estranhos Cullens e mais especificamente Edward Cullen, o rapaz diferente, que as vezes a trata bem, que as vezes a ignora completamente, que parece estar se interessando por ela, que esconde de todos que na verdade ele é um vampiro.

Meu cantinho:
Acho que relutei ao máximo para escrever sobre esse livro porque eu sei como para alguns é uma relação de amor intenso e para outros é questão de ódio absoluto! Mas aceitei o desafio já que quero sortear aqui no blog imãs com imagens do filme e para isso queria ter escrito a resenha de pelo menos algum dos livros dessa série. 
Primeiro: esqueça tudo o que você viu no cinema. Eu fui ver o primeiro e o segundo filme na pré-estreia porque eu gosto muito dos livros, mas até eu que sou fã admito que os dois primeiros filmes são ruins, o terceiro é mais ou menos e o quarto filme é muito bom. Gente, os atores podem ser lindos o quanto forem, mas temos que admitir que o filme não tem lá uma qualidade de direção muito boa. Eu mesma quando fui ver Crepúsculo no cinema estava muito curiosa para saber como eles iriam administrar o enredo porque praticamente o livro todo são pensamentos de Bella acerca dos acontecimentos, são pensamentos e sentimentos o que fica muito difícil de se expor no filme e o resultado de fato não foi muito bom. Portanto, se você viu o filme e achou ele ruim, esqueça do filme, o livro é diferente, dê uma chance a ele. 
Segundo: é um livro para meninas, fato. Não que garotos não possam apreciar a leitura dessa saga, mas é que normalmente eles não gostam tanto de livros assim. Um conhecido meu, na época em que o livro foi lançado me perguntou o que eu achava, que uma amiga havia recomendado mas ele havia escutado algumas opiniões negativa. Eu disse: olha, eu acho o livro muito bom, mas não sei se você vai gostar, porque sendo sincera, é um livro direcionado principalmente ao público feminino. Quando converso com amigos sobre esse livro eles sempre ficam revoltados por existir um relacionamento entre vampiro e humanos e por esses em específico serem “vegetarianos”, para eles vampiros são seres malignos, sanguinários, o que torna a série Crepúsculo pouco ou nada atraente para eles. 
Terceiro: liberdade de criação. Os vampiros da Stephenie Meyer brilham no sol, alguns são vegetarianos, eles se apaixonam por seres humanos, alguns são bonzinhos, nem todos são sanguinários. Se você não gosta, se você acha que vampiros tem que ser malignos, poderosos, ver os humanos apenas como alimento, bem, esse não é o livro para você. Sinceramente, a autora tem liberdade para criar o que ela quiser, se ela quiser criar vampiros verdes com bolinhas roxas, ela pode criar, ela tem o direito de inventar o que ela quiser, assim como você tem o direito de gostar ou não. Só acho que é preciso que todos respeitem o gosto literário de cada um, você não gosta, alguém pode gostar, respeite isso. Se você não gosta, apenas não leia.
Depois das minhas três considerações gigantescas, vamos ao livro de fato (finalmente). Eu acho o livro uma leitura bem tranquila, é uma escrita leve, sem muitas complicações. Mas o que mais encanta mesmo nesse livro todo é o romance, acho que o livro fez o sucesso que fez e as pessoas gostam tanto, principalmente as meninas porque quem não quer encontrar um cara que fique perdidamente apaixonado por nós, que seja belo, romântico, com um ar de mistério. O fato dele ser um vampiro apenas contribui com o que já seria uma estória de amor, independente dessa parte sobrenatural. Lógico que a questão sobrenatural cresce e se amplia e sem ela os livros seguintes não seriam nada. 
Acho que o livro tem um pouco de tudo, romance, mistério, sobrenatural, terror, comédia, o que compõe uma esplêndida obra literária. 
Virou moda? Sim, o livro fez muito sucesso, ficou muito tempo na lista dos mais vendidos, assim como os filmes tem rendido muito dinheiro. Ás vezes ficamos com preconceito só porque algo virou modinha, algumas vezes as coisas são ruins, mas outras elas podem ser boas. Acho que temos que pegar o livro sem julgamento prévio e tentar apreciar a leitura e tirar nossas próprias conclusões. As vezes podemos nos surpreender com algo que achávamos tolo. Eu li o livro um pouco antes dele estourar com esse sucesso todo, li sem preconceitos, e tenho que dizer que é um livro que gostei muito, pelo qual eu esperei ansiosamente a continuação.

Continuação: 
[Atualizado] O próximo livro da série é Lua Nova. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Eu imagino mesmo o quanto deva ser ótimo este livro, até tenho ele, mas pelo fato de ter visto o filme antes, nunca li o livro...

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  2. uai amiga vc não tinha lido ainda não?
    Os livros com certeza são bem melhores que os filmes, vale a pena, mesmo para quem não gosta tanto. Eu não tô nem ai para quem odeia Crepúsculo, eu odeio futebol, mas não fico agredindo quem gosta, isso eh falta do que fazer desse povo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro crepusculo...é muito legal,outo livro que eu gosto é The Diaries Vampire...Beijos

    ResponderExcluir