15 de dezembro de 2011

Midnight Breed - O despertar da meia-noite

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: O despertar da meia-noite - Midnight Breed
Autora: Lara Adrian
Editora: Universo dos livros

Midnight Breed:
O despertar da meia-noite é o terceiro livro dessa série, se você não leu O beijo da meia-noite e O Beijo Escarlate o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Elise Chase quer vingança, depois de ver seu filho sendo consumido pela sede de sangue por conta da droga carmesim e por consequência disso ter acabado morto, morte que ela presenciou, ela quer entrar nessa guerra contra os Renegados. Ela saí de sua zona de conforto e passa a usar seu dom para localizar subordinados e matá-los. O custo para ela é alto, a muitos anos ela não consome uma gota do sangue da raça o que faz com que tenha ainda mais dificuldade de controlar seu dom, sem falar que está sujeita a envelhecer e sofrer desgaste físicos como qualquer ser humano. Em uma de suas caçadas ela acaba encontrando Renegados e é salva por Tegan, o frio vampiro da primeira geração pertencente a Ordem. Ele percebe o que ela está fazendo mas a princípio parece não se importar, só que quando Elise interfere de maneira significativa nos assuntos de Marek, Tegan percebe que precisa proteger Elise, mas ao mesmo tempo que quer protege-la ele busca distância pelo modo com Elise meche com sentimentos a muito tempo adormecidos nele. Como pano de fundo desse relacionamento cheio de tensão e erotismo temos um terrível segredo que pode prejudicar a Ordem e todos os vampiros, segredo esse no qual Marek planeja colocar as mãos para vencer a guerra.

Meu cantinho:
Eu confesso que esperava mais desse livro. Eu gosto muito de personagens como Tegan, aquele tipo com um passado sombrio, que tornou ele frio, que só pensa na guerra, em lutar. Eu achava que o livro que contasse a história de Tegan seria o meu preferido, igual o livro Amante Desperto que tem como personagem principal Zsadist, que em alguns pontos me lembra Tegan. Acontece que eu acabei me decepcionando com o livro, não que ele seja ruim, é que eu fui começar a ler com uma expectativa muito grande, expectativas essas que não foram atendidas.
Gosto de Elise, ela sempre ficou presa a seu mundo, limitada a determinados ambientes em parte por seu dom, em parte por sua segurança e família. Mas quando ela sofre com o impacto da morte de seu filho, ela faz uma promessa e se esforça além dos seus limites para cumpri-la. Ela está fraca, debilitada, seu dom a consome, com enxaqueca, com dores físicas, mas ela não vacila nem por um segundo, nem mesmo quando tem diante de sí um subordinado a quem mata sem pestanejar. Ela está fazendo de fato um estrago, tanto com os subordinados quanto com sua saúde, mas isso não altera em nada suas decisões.
Gosto de Tegan por conta do tipo de personagem que ele aparentava ser, mas isso também foi a minha maior decepção. Eu esperava uma resistência maior da parte dele em se envolver com Elise, por conta de tudo o que ele sofreu no passado, por suas convicções, pelo hábito, por se achar fora dos padrões dela, por esses e por vários fatores eu esperava que ele resistisse a ficar ao lado de Elise, mas ele sucumbe muito rápido. É inevitável a atração, inevitável não perceber os sentimentos, a tensão sexual entre os dois, mais ainda esperava que ele resistisse mais, com medo de que o passado voltasse a se repetir, com medo de vivenciar sentimentos a muito tempo guardados, com receio de muitas coisas. Mas quando percebemos os dois já estão envolvidos de uma forma que não tem mais volta, de forma que o final é o mais previsível possível. Não há qualquer expectativa quanto aos dois, já sabemos exatamente o que vai acontecer com eles. Ok, de qualquer forma já esperado que os dois fossem ficar juntos, só que não custava nada a autora fazer um mistério, plantar uma semente de incerteza nos leitores, colocar empecilhos entre eles, esse tipo de coisa que faz com que o leitor não consiga largar o livro e devore cada página para chegar logo ao final.
Apesar dessa minha crítica o livro ainda tem muitas coisas boas, novos mistérios, novas intrigas, revelações acerca do passado, mais informações acerca dos alienígenas que deram origem a essa raça de vampiros, coisas a respeito do passado de Tegan e de outros vampiros da primeira geração. O embate que temos no final é impressionante e me surpreendi com o resultado. Sem falar do enigma revelado, do mistério que fica no ar, e de como a guerra e as lutas provavelmente ficaram mais intensas nos livros que se seguem depois do desfecho que temos em O despertar da meia-noite.

Continuação:
O próximo livro da série é Midnight Rising, pela prévia no final desse livro, o seguinte vai tratar da história de Rio, o vampiro que está devastado e desistindo da vida após a traição de sua companheira. Pesquisei mas não descobri datas de lançamento no Brasil.

2 comentários:

  1. Ju, mesmo que você não tenha gostado tanto do final desse livro, pelo que leio da série, a história - a princípio - vale. Como ainda não li nem o primeiro, não posso dizer muita coisa, mas tenho curiosidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dos livros da série, mas tenho uma mega curiosidade. Acho as capas super atraentes, e pelas resenhas que li de todos os três livros, eles parecem realmente interessantes.
    Também não gosto de finais muito óbvios; quando isso acontece, sempre acho que ainda não é o fim, que não pode ser, etc, que ainda vai ter alguma reviravolta.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir