27 de fevereiro de 2012

Bela Maldade


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Bela Maldade
Autora: Rebecca James
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Katherine se mudou de cidade, não quer mais morar com os pais, não consegue. Ela vai morar com sua tia Viv, muda o nome, não quer mais ter as pessoas olhando para ela, questionando, indagando sobre seu passado. Ela tenta passar despercebida, se mantém a parte, no canto, não quer fazer amigos, mas isso muda até conhecer Alice. Alice é aquela pessoa que ilumina o lugar, com uma energia infinita, aquele tipo pessoa que vibra e que atraí todos ao seu redor, todos querem ser amigos dela, todos querem estar próximo a ela. A amizade entre as duas cresce, Alice apresenta e ela Robbie, um rapaz perdidamente apaixonado por Alice e os três passam a ser melhores amigos, a convivência entre eles é algo a principio maravilhoso. A amizade é tão forte que Katherine acaba revelando a Alice o que marcou seu terrível passado e acabou destruindo sua família, a morte de sua irmã mais nova: Rachel. O passado vive atormentando Katherine, e ela vai perceber que não pode fugir dele. Como se a situação não fosse ruim o suficiente ela percebe que Alice as poucos vai perdendo o controle, que ela tem atitudes completamente inadequadas e que suas ações estão beirando a loucura.

Meu cantinho:
Gostaria de começar o meu cantinho com uma recomendação, uma recomendação que acredito nunca ter feito antes sobre nenhum outro livro. Quando comprei esse livro, li a sinopse, vi a capa, ele me pareceu um livro de adolescente, pensei que seria mais um desses romances água com açúcar, bem, esse livro está completamente longe de qualquer idéia que eu tive quando o comprei (exceto a capa que é mesmo legal – e foi nesse momento que li as frases “a amizade pode ser mortal” e “um thriller psicológico” na capa). Esse livro tem uma carga emocional muito grande e uma série de conflitos que pesam para o leitor. A autora tem uma escrita que flui, a leitura é leve, o que realmente é pesado são os sentimentos! Minha recomendação: se você não está bem, se está passando por um momento mais complicado na sua vida, seja uma coisa boba como uma briga com sua mãe a qualquer coisa mais grave, não leia esse livro. Porque com ele você percebe com a vida real é cruel, como as pessoas podem ser ruins e como tudo sempre pode piorar! Se você não está num momento muito bom guarde esse livro na prateleira até que esteja tudo bem com você, para que possa apreciar a leitura fantástica que é esse livro, porque se estiver mal essa não vai ser uma leitura muito adequada. Gosto de ler as vezes para escapar dos problemas, e esse livro não proporciona isso para quem não está bem! Parece algo bobo mas é uma recomendação que eu queria fazer.
Bela Maldade é um livro ótimo, mas eu não consigo apontar com exatidão o que o faz ser assim tão bom. Ele é muito real, e em parte isso me atrai, realidade não se opondo a fantasia, um livro pode ser de fantasia e ainda pode ser repleto de realidade quando os sentimentos dos personagens são reais, isso me encanta num livro, e Bela Maldade tem isso. O livro tem personagens muito bem construídos e também tem mistério, o segredo que envolve a morte de Rachel, o que vai acontecer que levará Alice a morte (não vi isso como spoiler porque é uma informação fornecida nas primeiras páginas do livro, fiquei até com medo de não falar e o leitor pegar o livro e de cara falar: ela morre, que droga, e desistir da leitura) entre tantos outros enigmas, faz com que cada página seja instigante e que você devore o livro na busca por respostas. O livro traz muitos problemas, situações com que os leitores podem se identificar! Um amor não correspondido, a falta de comprometimento da outra pessoa, a dificuldade em abandonar esse sentimento, como é gostar de uma pessoa mesmo sabendo que ela lhe faz mal e não consegui abandoná-la. Amigos de quem gostamos muito, pessoas por quem temos um carinho mais do que especial, mas que são pessoas com problemas, fora de controle, que nos magoam, mas que assim que pedem desculpas sentimos amolecer por dentro e perdoamos e tentamos ajudar por mais que aquela pessoa na realidade não queira ser ajudada. O sentimento de dor quando perdemos algum ente querido, a dor de falar, o medo de se abrir, a preocupação com as pessoas que continuam vivas, nossos familiares, as incertezas, as lembranças. A tentativa de mudança diante de situações traumáticas, o medo de retornar a ser como antes, o medo de ter seus segredos e medos descobertos. O medo de que você não será capaz de ser feliz, que não tem esse direito diante das coisas ruins que existem e pelas quais você já passou. São diversas questões e conflitos emocionais tão verdadeiros, que a leitura é simplesmente fascinante. O final é algo inexplicável, eu realmente não esperava por aquele final, ver o transtorno de Alice, as coisas medonhas que ela fazia com Robbie, a sua obsessão, as falas cruéis, a verdade, simplesmente inesperado.
Os capítulos algumas vezes são intercalados. Temos cenas que representam o futuro, Katherine após todo o ocorrido, temos ela no presente vivendo com Alice e Robbie e também seu passado, o que havia acontecido com Rachel. O passado vai aos poucos sendo revelado, começa falando de cenas antes mesmo da morte de Rachel, sobre os treinos de piano, sobre os pesadelos, até que de fato chega o dia do ocorrido, mas mesmo assim os capítulos vão sendo trabalhados aos poucos, cada um revela um pouco mais do transcorrer do dia até que finalmente o passado seja completamente revelado ao leitor. O presente nos instiga porque também recebemos revelações do passado, porque queremos saber mais sobre a personagem e quando Alice começa a demonstrar que suas atitudes podem ser algo mais perigoso, um desequilíbrio de fato, fica muito difícil largar o livro. Do futuro pegamos alguns detalhes que nos trazem algumas indagações, mas o que deixa mesmo no ar é que Katherine não é completamente feliz e que a história dela não acabou ainda. Recomendo.


Volume único.

3 comentários:

  1. Nossa.

    È simplesmente incrível quando um livro descreve as mesmas situações as quais estamos vivendo.

    Não li o livro, porem ao ler "seu cantinho" "que apesar de estar escrito em diminutivo, não é nada pequeno ;D) identifiquei algumas semelhanças na relação entre mim e minha namorada.

    Porem, espero que, ao contrário do desfecho do livro, nosso relacionamento se resolva porque amo muito ela e só quero é que ela seja feliz, estando comigo ou não.

    Parabéns pelo blog, adoro o modo como vc se atenta em passar os sentimentos que teve ao ler o livro e não só pega uma resenha de internet e copia e cola como se vê muito por ai.

    Um Blog com conteúdo original e com sentimentos!

    Mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Hummm, é ótimo então??? A capa ja se ve que é linda, mas o livro eu ainda não sei, estou com ele aqui na pilha, quem sabe não leio em breve...

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Ei, juro que também tinha a impressão de que o livro não passava de uma historinha boba de adolescente. Ainda não consigo mudar essa impressão, mesmo lendo sua resenha, já que o enredo é de certa forma simples, não consigo enxergar toda essa carga emocional sem ter lido o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir