3 de março de 2012

Louras Zumbis

[muito bom]

Eu recomendo: Louras Zumbis
Autor: Brian James
Editora: Galera Record

Sinopse:
Hannah está mudando de cidade novamente, dessa vez para Maplecrest, uma cidade pequena do interior, onde quase todas as casas estão a venda e a cidade parece abandonada. É sempre assim, fugindo dos credores, ela e o seu pai vão passando de cidade em cidade, onde ela tem sempre que começar tudo de novo, colégio novo, amizade novas, expectativas e a promessa de seu pai de que são um time e que dessa vez vai ser melhor. Mas seu pai se mostra errado, porque já no primeiro dia de aula a única pessoa que conversa com ela é Luke, que lhe dá estranhos avisos a respeito das Louras, as líderes de torcidas, todas com seus cabelos sedosos e loiros, todas belas, pálidas e iguais. Conforme o tempo passa a situação piora, ela sofre bullying de alguns dos membros, e Luke revela sua teoria, elas são todas zumbis, que se mantém belas matando as pessoas da cidade, por isso ela está cada vez mais vazia: estão sendo todos mortos pelas Louras Zumbis. Hannah não acredita nessa teoria, ela não só acha que Luke é um nerd que anda lendo muitas revisitinhas em quadrinho como ela também vai tentar se tornar uma líder de torcida.

Meu cantinho:
Quando eu comprei esse livro aqui em casa todo mundo que via a capa dele começava a rir de mim, do tipo: Louras Zumbis? Que livro é esse? Eu sei que pelo nome parece ser algo estupido, mas eu havia lido uma resenha num blog parceiro e fiquei muito interessada, sem falar que eu acho essa capa fantástica! O livro é de fato muito bom, com mais aspectos positivos do que negativos, mas ainda assim com alguns pequenos pontos que não gostei e que me impediram de dar uma avalição “ótima” para ele. 
O autor tem uma escrita muito gostosa, assim que comecei a ler percebi que ele escrevia de maneira natural, a personagem principal é uma menina, adolescente, que tem que mudar sempre por conta de seu pai, que sempre enfrenta dificuldades, que tem que lidar com a solidão quando seu pai lhe abandona para procurar empregos, que sabe exatamente como funcionam as panelinhas no colégio e como é difícil, a cada nova adaptação, e como é pior ainda fazer amizade e do dia para a noite ter que mudar para a cidade sem poder falar com ninguém. Achei interessante o autor ser um homem, mas conseguir descrever também questões da vida de uma adolescente de 16 anos sem que a personagem parecesse deslocada, forçada ou superficial. Na verdade assim que comecei a ler percebi que era um livro que eu iria gostar muito. 
Um das coisas que gostei foi o mistério envolvendo a mudança constante de Hannah e seu pai, sabemos que são por conta dos credores, mas não sabemos como tudo começou, se há algo mais por traz. É um ponto em que o autor não fala tanto a princípio, já que quem narra o livro é Hannah e no começo ela só pensa como não está feliz que a situação esteja se repetindo, mas quando ela revela o porque eu achei muito interessante, como as coisas são contraditórias nessa vida e sinceramente, minha visão a respeito do pai dela mudou bastante. Na verdade esse ponto é meio que uma trama secundária, mas acho que o livro é bacana por trazes outros conflitos além do principal.
Outra coisa muito interessante nesse livro é a dúvida que fica no ar, porque não sabemos mesmo se as líderes são zumbis ou não. No começo parece realmente tudo uma coisa maluca inventada por Luke que usa sua revista em quadrinhos como guia sobre como os zumbis se comportam e tudo mais, mas algumas coisas vão acontecendo e Hannah fica se perguntando se existe mesmo algo errado na cidade ou se ela está paranoica de novo como fica toda vez em que seu pai arruma um emprego e tem que passar dias fora trabalhando, deixando ela sozinha.
Gostei muito do final, acho que por ler sempre livros voltado para um público feminino e escrito por mulheres, meio que percebi um “padrão” nas narrativas, acho que já espera que o final fosse de uma determinada forma. Acontece que o final foi completamente inesperado, há uma oscilação entre as situações indo bem e indo mal e quando você percebe o livro acaba de uma forma que me deixa sem palavras. Inusitado, o que faz com que ganhe pontos comigo!
Até agora só falei das coisas positivas, então vamos falar do que eu não gostei muito... primeiro, achei que faltou um pouco mais de profundidade nos personagens. Tirando Hannah que é a personagem principal, que narra a história, que é com quem temos mais contato, os outros personagens são todos relatados de maneira muito superficial, até mesmo Luke que tem um papel extremamente significativo no livro não foi descrito ou teve seus pensamentos e sentimentos expostos de maneira mais profundas ao leitor. Há uma descrição básica de sua aparência, sabemos que ele tem sentimentos por Hannah, que percebe que ela pode ser a próxima a ser recrutada pelas Louras, e como já teve uma amiga que sofreu com esse destino, prefere se manter firme e lutar para que ela não tenha o mesmo fim. Fora isso, não sei mais nada sobre ele e olha que adorei esse personagem pelo pouco que vi, imagine se houvesse uma descrição mais detalhada! Com certeza a trama seria mais rica e a relação com o leitor seria muito melhor.
Não gostei do fato de Hannah, que já passou por várias escolas, que sabia a principio analisar tudo friamente, que sabia como agir para se afastar dos problemas que se tem quando se é uma aluna nova, mas que mesmo isso não tenha impedido que ela sofresse vários trotes por algumas das líderes, ainda assim querer fazer parte delas! Ok, eu imagino que toda essa coisa de ser popular seja extremamente tentadora, ainda mais para quem tem dificuldade até de fazer amizade por estar sempre mudando, mas mesmo assim, depois de tudo o que ela passou, dos trotes, dos boatos, das agressões ela ainda quer ser amiga dessas meninas? Mesmo sabendo que isso vai custar sua amizade com a única pessoa que parece realmente se preocupar com ela e que foi o único que se dignou a falar com ela quando ela se mudou para a escola nova? Acho extremamente errado, não gostei disso, mas imagino que é isso o que quase todas as meninas de 16 anos sonham, ser popular, ter amigas populares e ficar perto dos meninos populares. Real, mas não que eu tenha gostado!
Outra coisa que não gostei é sobre o que acontece no depósito, quem ler vai chegar nessa cena e vai entender que tudo ficou de maneira bem superficial, não sei, acho que gostaria de uma explicação melhor sobre como a coisa toda funcionava. Não posso falar muito mais para não fornecer spoilers, mas eu realmente acho que um dos pontos principais do livro ficou sem uma boa explicação.
Acho que em quase 90% das resenhas que li desse livro, as opiniões não foram muito positivas. Eu sei que ele tem lá seus problemas e que é um pouco estranho líderes de torcidas zumbis, mas é algo diferente, que me chamou atenção por isso e não acho que ele seja assim tão ruim como tantos dizem. Realmente acredito que é livro ao qual se deve dar uma chance!

Volume único.

A verdade é que o final da brecha para que haja continuação, acontece que eu pesquisei e não achei nada a respeito.

2 comentários:

  1. lembro de ter visto a sinopse do livro mas não fazia idéia do que a história se tratava!^^ fiquei um pouco curioso mas não gostei mto do fato dos outros personagens alem da protagonista nao serem tao aprofundados D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  2. IAHuiahIUA, realmente esse nome é totalmente estúpido! Mas a história parece interessante, se analisarmos no contexto. Gostei, talvez eu leia. Não faço idéia do que esperar, e normalmente isso ajuda.

    Beijos

    ResponderExcluir