24 de julho de 2012

Deslembrança

[ótimo]

Eu recomendo: Deslembranças
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca

Sinopse:
O cérebro de London se reinicia todo dia e ela esquece tudo o que aconteceu no dia anterior, suas únicas lembranças são das coisas e pessoas que fazem parte do seu futuro, já que ela consegue ver o que se passa lá na frente. Ter que lidar com situações diárias é bem complicado, toda noite ela precisa escrever um bilhete para sí e toda manhã precisa reler tudo, que roupas usou, que deveres os professores passaram, o que ela conversou no dia anterior e qualquer tipo de coisa que seja relevante e ela deveria lembrar. As coisas ficam mais complicadas quando o aluno novo Luke parece se interessar por ela, mas ele não está no futuro dela e por isso ela acorda toda manhã e não lembra quem ele é. Para piorar sua melhor amiga está se envolvendo com um professor e ela sabe com essa terrível história vai acabar, o que gera uma briga entre as duas. Seus pais são separados, ela vive com a mãe e a busca pelo pai pode acabar revelando antigos segredos de sua família. Para piorar tem essa visão de um enterro que tem perturbado suas noites de sono e ela só pode supor quem é a pessoa que vai morrer.

Meu cantinho:
Eu já tinha escutado resenhas positivas desse livro (o que me deixou animada) e resenhas negativas (o que me deixou com um pé atrás), algumas pessoas falaram que se decepcionaram com esse livro, mas eu não entendi o porque, já que o livro é esplendido! Não tem diálogos forçados, não tem passagens desnecessárias, não tem atitudes fingidas (no sentido de os personagens parecem de fato reais dentro das situações que os cercam), fiquei tentando encontrar possíveis furos no enredo, mas não consegui. É um livro único, com um tema central bem diferente o que torna a leitura ainda mais gostosa!
Fico imaginando como a vida de London deve ser difícil, não lembrar de nada que aconteceu ontem e só lembrar das coisas que fazem parte do seu futuro, portanto se alguém morre, não faz mais parte da sua vida, não importa o quanto aquela pessoa seja importante, ela simplesmente some das suas lembranças. Sem falar das complicações do dia-a-dia, você não lembra exatamente o que fez, que roupas usou, o que conversou, a não ser que isso traga alguma implicação importante no futuro. Fiquei pensando se poderia haver furos no modo como a autora construiu esse problema da personagem, mas ela organizou e pensou em tudo para que não houvesse falhas.
O interessante é que ele não tem um único foco, o livro tem a questão amorosa de Luke e London, por algum motivo ele não está no futuro dela, portanto ela não se lembra dele e a cada manhã tem que ler seus bilhetes e se esforçar para não cometer nenhum erro; tem a questão da separação de seus pais por motivos que ela desconhece, além do fato de sua mãe mentir sobre ele, já que ela acha fotos antigas e descobre que ele tentou entrar em contato com ela, mas sua mãe impediu; ela tem o problema com sua melhor amiga que está se envolvendo com um professor casado o que – no futuro conforme London prevê – ela vai tentar cometer suicídio quando ele não larga a esposa para ficar com ela; somado a tudo isso ela tem seu problema com a memória, no qual ela não lembra nada no passado, sendo assim precisa se esforçar redobrado para que ninguém perceba, e ela também sabe o que vai acontecer no futuro e precisa lidar com uma quantidade de informação que ninguém deveria saber. O livro tem a questão central que é o dom de London, mas a leitura flui porque tem outros focos de acontecimento.
Uma das coisas mais intrigantes do livro é a visão da London sobre o enterro, sua visão do cemitério. A princípio ela acha que é sua mãe, até que percebe que sua mãe está do lado dela e ela não consegue descobrir quem está de fato morto. Eu fiquei pensando que seria Luke, já que ela não o via em seu futuro e teve esse sonho pela primeira vez quando o conheceu, mas depois as suspeitas vão se direcionando para o pai dela e depois tudo muda de rumo completamente para revelar um grande segredo. O livro inteiro é maravilhoso e a escritora ainda surpreende a todos no final fechando tudo com chave de ouro. Recomendo!
PS: A menina da capa não é muito bonita, mas o quadro no geral é muito bonito, o fundo, o efeito, as letras. Não cheguei de ver a capa original, mas essa com certeza não fica para traz! 

Volume único.

2 comentários:

  1. Olá!!
    Estou com muita vontade de ler esse livro, acho a história muito doida, como viver assim? Me lembra um pouco aquele filme do Adam Sandler que a Drew não lembra de nada do dia seguinte, "como se fosse a primeira vez" é lindo mais é tão triste. Agora que vc falou que o final é bom já me deu mais vontade de ler, pq detesto final ruim, não digo nem infeliz, mas mal acabado.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Bom, eu não costumo ler os livros da Intrínseca pois são meio carinhos e eu não tenho parceria com eles, mas fico sempre namorando nas vitrines de livrarias pois são sempre lindos e as críticas são sempre boas!!!

    Vanessa

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir