17 de agosto de 2012

Aprisionada


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Aprisionada – Trilogia do Jardim Químico
Autora: Lauren Destefano
Editora: Underworld

Sinopse:
Buscando a cura para doenças, uma nova geração foi criada, seres humanos resistentes a todos os tipos de doenças sendo capazes de alcançar sua velhice de maneira plena. Entretanto, essas mudanças genéticas tiveram consequências, os filhos dessa primeira geração acabam inevitavelmente morrendo cedo, os homens aos vinte cinco e as mulheres aos vinte. O mundo começa a se tornar um caos, alguns tentam achar a cura enquanto outros acham que é uma punição a raça humana pelo estado do planeta. A vida é difícil, a segurança é pouca, a comida escassa e o trabalho pesado. Rhine vive com seu irmão gêmeo, mas faz poucos trabalhos e muitas vezes se sente um peso para o irmão, mas ele tem medo de deixa-la sozinha pelas ruas, Coletores sequestram mulheres e vendem para que se casem com homens ricos da primeira geração ou seus filhos, para evitar que a população acabe enquanto se busca uma cura. Rhine acha um trabalho como doadora de medula, mas logo percebe que caiu em uma armadilha, presa dentro de uma van escura e quando saí é escolhida com mais duas garotas para se casarem com o mesmo homem. Agora a luta é para conquistar a confiança de seu marido Liden e assim escapar da mansão na qual é mantida prisioneira para que possa retornar a sua antiga vida e encontrar seu irmão.

Meu cantinho:
Esse é um livro que eu estava ansiosa para ler, primeiro porque tem essa capa linda que chama a atenção logo de cara, segundo porque eu gosto de livros com estórias de mundo pós-apocalíptico no qual a raça humana tomou alguma atitude e acabou mudando completamente o mundo que conhecemos hoje, como é o caso de Delirio, série Feios, Destino. O livro começa com um mistério, temos Rhine sofrendo dentro de uma van fechada, escura, entulhada com meninas, sem noção de tempo, sabendo o provável fim que a espera. A morte que por pouca não a alcança, o medo, a expectativa, a esperança de fugir, de reencontrar o irmão.
Foi um livro muito interessante, Rhine chega naquela casa porque a esposa de seu futuro marido, Rose, alcançou seus 20 anos e esta morrendo, ele esta arrasado já que de fato ama sua mulher, mas tanto ela quanto seu pai insistiram que ele escolhesse outras mulheres, e assim ele fez, Rhine foi escolhida com Jenna, um pouco mais velha e Cecily alguns anos mais nova. Cecily uma menina que vivia em um orfanato e apesar de viver trancada em seus aposentos está extremamente feliz por ter sido escolhido para se casar com um homem rico, feliz pelos mimos que recebe, por dar ordem aos empregados e ansiosa para que Rose morra e seu marido passe a lhe dar atenção. Jenna foi uma personagem bem confusa para mim, ela a principio parecia ser fria e distante, calculista ate certo ponto, com uma história triste por traz, de como sobrevivia, de suas irmãs, ela falava como nunca deixaria que Liden encostasse um dedo nela. De repente ela se aproxima muito de Rhine, ambas protegem Cecily da dura realidade, ela as vezes parece madura, outras parece uma criança e de repente está deitando com seu marido. Já Rhine é a menina forte, inteligente, perceptiva, emotiva, o tipo de personagem que cativa por sua inteligência e por não desistir apesar das dificuldades, mas as vezes me angustiava, pois ficava com medo de que ela fosse sucumbir a rotina, as atenções, aos mimos, ao conforto, mas no final ela continuou lutando pela sua liberdade e  por isso eu gostei ainda mais dela.
Linden, o marido delas, foi quem mais me intrigou, a principio, pela escolha dele, escolher mulheres de uma van, escolher casar com uma menina de 13 anos e inocente com Cecily, mantê-las presas. Depois percebemos que ele realmente ama Rose, e que se sente mau pela perda dela, e que não toca nas meninas enquanto ela esta doente e enquanto vive o luto. As coisas já começam a ficar confusa, porque ele tem sentimentos puros pela Rose, o que mostra que ele não é um monstro total, mas acontece que Rose também vivia presa e não teve escolha quanto a se casar ou não. Ele começa a se deitar com suas novas mulheres, mas não deita com Rhine porque ela não permite, ele respeita os limites que ela impõem. E depois de um tempo percebemos que o pai de Liden é quem está por traz de tudo, e que Liden não sabe como ela e as outras meninas foram parar naquela van, ele não sabe o que aconteceu com as meninas que ele não escolheu e consequentemente deixou para morrer, ele é enganado e mantido em uma bolha fora da realidade que cheguei a ter pena dele.
Gostei de como o livro acabou, ele fecha de uma forma que deixa aberto para as possibilidades de como a estória vai se desenvolver e estou extremamente ansiosa para saber a continuação!

Continuação:
O próximo livro da Trilogia do Jardim Quimíco é Fever, sem previsão de lançamento no Brasil.

Um comentário:

  1. 6 estrelas? É deve ser mesmo ótimo, eu nunca li nada da Underworld, mas vejo todo mundo falar bem, a capa deste livro é sensacional.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir