25 de fevereiro de 2013

O lado bom da vida


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Pat Peoples estava no lugar ruim, mas sua mãe conseguiu tirá-lo de lá e leva-lo para casa. Muitas coisas mudaram, um ladrão entrou e roubou todas as fotos do casamento dele com Nikki, o que é uma pena porque ele sente muita falta de sua mulher e queria que o “tempo separados” acabasse logo. Ele não pode vê-la porque ele fez algo muito ruim do qual ele não se lembra, mas ele está se esforçando para mudar todas as coisas que Nikki não gostava em sua aparência e seu comportamento. Ele está tentando ficar melhor e evitar os ataques de raiva, para isso seu terapeuta Cliff está ajudando, apesar de sempre testa-lo em relação a Nikki. Ele sugere que Pat comece a sair com Tiffany, irmã da mulher de seu amigo, que ficou viúva a algum tempo, que começou a agir de modo estranho e agora também precisa de terapia como ele. Pat está sempre tentando ver o lado bom das coisas e se esforçando ao máximo para ser uma pessoa melhor.

Meu cantinho:
Se você viu o filme e achou ele bom/ruim, bem, se esqueça do filme, porque esse livro é simplesmente muito melhor! No filme, a coisa mais parecida é o personagem da mãe, aquela mulher prestativa, que ama o filho e tenta fazer de tudo para ajuda-lo e tirá-lo do “lugar ruim”. Esse livro é tão intenso, rico em detalhes e emoções, que somente lendo para de fato entender. Pat Peoples é um cara que passou quatro anos em uma instituição psiquiátrica, mas não se dá conta disso, acreditando que foram apenas alguns meses. Ele acredita que sua mulher Nikki pediu um “tempo separados”, e que ele não pode vê-la por enquanto, mas que logo eles iram ficar juntos. O que ele não sabe é que existe uma ordem judicial, tanto da parte dela, quanto da parte da família dele que o impedirá de ter qualquer contato com ela. Ele escreve todo dia em um caderno coisas sobre si e o que fez em seu dia para que ela saiba tudo o que está acontecendo com ele, ele está malhando e em forma, pois ela não gostava do corpo relaxado dele, ele também está lendo todos os livros sobre os quais ela falava e que ela ensina para seus alunos, para que ele possam conversar e para que ele não fique calado quando encontrar os amigos dela nos encontros sobre literatura. Pat me conquistou pela sua tentativa de sempre enxergar o lado bom das coisas, pela ausência de filtros em seu pensamento (que temos acesso já que ele é o narrador) pelo seu jeito único de ser e pensar. O pai de Pat não fala com ele desde que chegou, ele simplesmente o ignora, fica trancado no escritório, e apenas fala com seu filho no dia dos jogos e só fica de bom humor e continua a conversar com ele pelo resto do dia se seu time ganhar. O irmão de Pat é um cara extremamente gentil que tenta fazer o possível para auxiliar o irmão e lidar com sua nova situação. Cliff, o terapeuta de Pat é um cara simplesmente fantástico, eu queria ter um terapeuta assim! Tiffany é uma personagem muito estranha, não posso dizer que de fato caí de amores por ela como aconteceu com Pat, ela tem o seu jeito, cometeu os seus erros no passado, seus erros no presente, mas não posso julga-la, apesar de tudo, muitas das suas ações me incomodaram.
É uma história muito bela, que fala de dificuldades, de superação, de acreditar no lado bom das coisas, acreditar em histórias, filmes, com finais felizes, porque se não estamos felizes isso significa que ainda não chegamos ao fim.


Volume único.

Um comentário:

  1. Oi Ju, eu vi o filme e adorei! Como boa leitora, tenho certeza de que o livro deve ser infinitamente melhor, mas não sei se quero ler agora. Em um outro momento, com certeza lerei, para conhecer todos os detalhes da vida de Pat.

    Beijos

    ResponderExcluir