30 de junho de 2013

Antes que eu vá

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Samantha era uma menina comum, um pouco nerd, mas isso foi antes, agora ela é popular, metida, não liga para os antigos amigos e namora o cara mais popular do colégio por quem sempre teve uma queda, deixou de lado as coisas que gostava mais que a envergonhavam, deixou tudo para manter essa posição. Ao lado de suas melhores amigas Lindsay, Elody e Ally ela vive uma vida divertida que consiste em matar aulas, beber, sair para festa, humilhar pessoas. Tudo vai perfeitamente bem até que, saindo de uma festa, bêbadas, elas sofrem um acidente de carro e Sam morre. Quando acorda ela está vivendo novamente o mesmo dia e fará o possível para mudar as coisas e se salvar, acontece que ela logo percebe que existem várias coisas na sua vida que estão erradas que apenas a morte foi capaz de mostrar.

Meu cantinho:
Antes que eu vá não é um livro com final feliz, já que nossa personagem principal morre logo no começo. Na verdade, no começo até que tudo bem, já que Samantha não é a melhor garota do mundo e pelo menos da minha parte não aconteceu essa identificação logo de cara. Na verdade eu gostei tanto de Delírio, o outro livro da autora, que eu fiquei rezando para que esse não fosse apenas um livro contando a história de uma patricinha burra, mas conforme vamos convivendo com Sam, apesar de seus inúmeros erros, a aproximação é inevitável e como a própria personagem coloca, apesar de todas as coisas que já fez, apesar de não ser a melhor pessoa do mundo, ela realmente merecia morrer apenas por isso, e quem somos nós para julgá-la?
Sam morre em um acidente de carro e tem a chance de reviver esse mesmo dia várias vezes, quando li a sinopse desse livro pela primeira vez acreditei que ele seria enfadonho, a repetição do dia, as mesmas coisas, as mesmas falas, mas isso não acontece. Apesar de viver o mesmo dia repetidas vezes ela decide tentar se salvar e por isso faz coisas diferentes todos os dias, em algumas delas comete erros grotescos, assim como chega a um ponto em que fica de saco cheio e decide fazer tudo errado já que tudo será apagado no dia seguinte, mas aos poucos vai acertando e percebendo o caminho que tem de tomar. Ela descobre mais a respeito de si, da sua melhor amiga e das coisas horríveis que ela já fez, assim como dos segredos que guardava, ela descobre o tipo de pessoa horrível que o namorado dela era (na verdade, ela apenas teve uma confirmação, pois ela já sabia, desde que passou a conviver com ele e a namorá-lo que ele não era tudo o que ela achava enquanto vivia um amor platônico), ela se reaproxima de Kent, seu amigo de infância, o cara que apesar da frieza com quem Sam o trata parece estar interessado nela.
Acho um pouco complicado falar desse livro porque o modo como Sam vai amadurecendo, as escolhas que ela faz, e o final do livro são incríveis, e não posso falar de um sem falar de outro e não quero dar spoilers para vocês. O que eu posso dizer é que esse livro é mais um trabalho magnífico da Lauren, que o livro prende você da primeira até a última página, que nos faz refletir sobre a amizade, a vida e o amor, com o tempo que perdemos com a certeza de que sempre haverá o amanhã. Como as vezes valorizamos coisas e pessoas pelos motivos errados, como perdemos um tempo precioso com aparência em detrimento daquilo que realmente nos faz feliz, como abrimos mãos de coisas importantes, como só valorizamos o que temos quando perdemos. Como fazemos coisas e não medimos as conseqüências dos nossos atos, as vezes uma palavra, uma brincadeira boba, um ignorar, pode ferir mais a outra pessoa do que podemos imaginar. Foi um livro que me fez pensar e avaliar muitas coisas, a autora parecia saber exatamente o que o leitor iria pensar e através da personagem escrevia indagações e reflexões que fazem o leitor repensar tudo o que já havia construído em sua cabeça a respeito da personagem e da história. Por falar em personagem, preciso dizer que são todos muito bem construídos, distintos e reais. A personalidade forte de Lindsay que atraí todos para perto dela, mas que no decorrer da história, com as coisas que são reveladas, simplesmente me causa uma repulsa enorme. O namoradinho perfeito, jogador de futebol americano, simplesmente alguém vazio, egoísta, sórdido. Juliet, a pária, esquisita, que se revela uma menina solitária e leal. Temos Kent, o impopular, meio esquisito, que brincava com Sam na infância e que parecia ter uma queda por ela até hoje (mas ela apenas o ignorava), que na verdade se mostra um cara atencioso, bacana, pronto para ser um herói. Todos os personagens são avaliados através da perspectiva de Sam, a Sam antes do acidente e a Sam pós-acidente.
O final desse livro é devastador, marcante e incrível. Eu só posso dizer que a autora soube conduzir muito bem a história, amarrar todos os detalhes, conquistar o leitor, fazê-lo refletir e se emocionar. Recomendo!

Volume único.

2 comentários:

  1. Oii!!
    Antes que eu vá parece ser aquele livro que marca mesmo, pelo contexto da história..
    É tão bom quando a autora nos conquista <3
    Beeijos

    ELidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é perfeito, incrível. Até hoje considero um dos melhores que eu já li. As reflexões que ele propõe são maravilhosas.
    Não me incomodei com as repetições porque no final tudo acabava sendo diferente.
    É um livro que recomendo pra todo mundo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir