5 de junho de 2013

Pegando Fogo

««««««
[bom]

Eu recomendo: Pegando Fogo
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

Sinopse:
Katie é a segunda menina mais popular do colégio, a primeira é Sidney, sua melhor amiga. Katie namora o jogador de futebol do time Quahog, o mais popular da cidade, ela tem um bom emprego, está concorrendo a Princesa Quahog, tudo parece perfeito. Se não fosse o fato dela mentir compulsivamente, de estar traindo seu namorado e de Tommy, seu antigo amigo, que foi expulso da cidade a quatro anos atrás estar de volta. Tommy fez denúncias contra o time de futebol, o que impediu o time de participar da competição e fez com que a cidade inteira odiasse Tommy, e para manter sua popularidade Katie se afastou dele. Agora ela tem certeza que ele está de volta querendo vingança, e para piorar, ele a conhece bem demais e ainda descobre seu caso e várias outras mentiras que Katie não consegue evitar de contar, e ela também não consegue evitar a vontade enorme de beijá-lo.

Meu cantinho:
Preciso dizer que essa é a primeira personagem da Meg Cabot que me desagrada. Não que seja uma personagem má construída ou qualquer coisa assim, muito pelo contrário. Katie, nossa personagem principal, parece muito real, já que existem muitas pessoas assim, o problema é que ela não é o tipo de pessoa agradável. Katie não era muito popular, ela é muito inteligente, umas das primeiras da classe. Certo dia acaba ajudando Sidney, a menina mais popular do colégio, com uma prova e elas acabam se tornando amigas. Katie vê sua popularidade sendo ameaçada por seu relacionamento com Tommy, que escreve uma matéria no jornal da escola falando sobre como muitos integrantes do time de futebol da escola chamado Quahog (muito famoso e idolatrado na cidade) esteve colando nas provas (o que acabou prejudicando o time que foi impedido participar do campeonato estadual) e acaba se afastando dele. Ele acaba sendo forçado a sair da cidade devido a hostilidade das pessoas e Katie vê sua popularidade subindo. Ela agora namora Seth, um dos jogadores do atual time de futebol americano, sua melhor amiga é a menina mais popular do colégio, ela está concorrendo a Princesa Quahog, seu irmão mais novo está treinando para se tornar um Quahog. Tudo parece perfeito se não fosse o fato de Katie mentir compulsivamente para agradar a todos, dela não ter nada em comum com Seth, seu namorado, mas continua com ele já que ele é bonito e beija bem, além disso, ela está tendo um caso com Eric, um cara com quem tem mais afinidade, que ela gosta de beijar, mas que não ama de verdade.
Entendo o fato de Katie mentir as vezes, afinal todo mundo conta uma mentirinha ou outra. Entendo por exemplo ela mentir para os pais que está trabalhando um monte porque quer o dinheiro para comprar uma coleção nova de casacos quando na verdade ela quer comprar uma câmera profissional, mas não conta isso para os pais porque não quer magoá-los, já que a pouco tempo atrás eles lhe deram uma câmera de aniversário (mas não a profissional que ela deseja). Entretanto, sinto raiva de Katie por mentir para o namorado (mesmo que ele não seja o cara mais esperto e bondoso do mundo), acho que ficar traindo o namorado dela é uma atitude horrível e o modo descarado e fácil como ela mente para ele me fez desgostar da personagem. Além disso, ela também não foi capaz de apoiar Tommy, seu amigo, e durante o livro percebemos que ela fez algo a ele e esconde um segredo que faz com que ela se sinta muito culpada. Ela não tem pensamentos muito “agraváveis” a respeito da melhor amiga, ela na verdade parece achá-la uma pessoa vazia e fofoqueira, o que me faz pensar que Katie é mentirosa, pois chama uma pessoa de amiga quando na verdade não é assim, além disso, é interesseira, pois mantém essa amizade por conta da popularidade de Sidney.
Katie está levando essa vida de popularidade, mentiras e traições, quando algo inesperado acontece. Depois de quatro anos do incidente com Tommy Sullivan, ele está de volta, e Katie tem certeza que ele está buscando vingança contra ela. Apesar de querer distância de Tommy, ela não consegue evitar se aproximar dele já que ele está alto, forte, bonito, completamente diferente do menino que ele era no nono ano. A verdade é que Katie parece estar sempre mentindo e pegando fogo, porque simplesmente não resiste aos rapazes bonitos e quer sempre beijá-los. Acho que deu para entender porque minha aversão a personagem, certo? Ela mente um monte – e pelo fato de algumas vezes se sentir mau por isso, ela acha que “compensa” a mentira contada – e também é superficial e de certa forma uma menina fácil.
Minha situação com a personagem melhorou um pouco no final do livro, quando descobrimos o que ela fez para Tommy, motivo pelo qual ela acreditava que ele queria se vingar dela, e nem é algo tão absurdo. Na verdade, o que ela fez foi uma tentativa muito vaga, limitada e distorcida de ajudar o amigo na época em que tudo aconteceu. Ela também não delata ninguém, o que significa que ela vai levar a punição toda sozinha, o que pode ser visto como uma compensação pelas mentiras e traições aos amigos e namorado. Lógico que ela não tem como apagar tudo o que fez, e eu ainda não gosto completamente da personagem, mas apesar disso, é um livro interessante e gostoso de se ler para alguém que procura um pouco de romance e muita confusão.

Volume único.

Um comentário:

  1. Nunca li nada de Cabot
    É uma pena quando não conseguimos amar a personagem... Mas ainda bem que o livro não era tão ruim!
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir