13 de agosto de 2013

Apocalipse Z - A Ira dos Justos

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Apocalipse Z – A Ira dos Justos
Autor: Manel Loureiro
Editora: Planeta

Apocalipse Z:
A Ira dos Justos é o terceiro livro dessa série, se você não leu Apocalipse Z – O princípio do fim e Apocalipse Z – Os Dias Escuros, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Nossos personagens fugiram das Ilhas, estão em alto mar quando são pegos por uma tempestade, eles estão quase sem esperanças, acreditam que o fim deles finalmente chegou quando são resgatados por um navio. O navio está em busca de petróleo a mando de Greene, um religioso, lunático, que conseguiu manter toda uma cidade segura e agora governa aquela comunidade. Os três são levados para conhecer Greene, e tudo seria perfeito se ele não tivesse colocado ex-presidiários como guardas, assim como o fato de segregar sua comunidade pura e branca, dos negros, pardos e orientais, que ele vê como servos para realizar funções pouco desejáveis ou perigosas. Escapar dessa nova comunidade não será fácil, e o risco de ser infectado está cada vez maior.

Meu cantinho:
Gente, esse autor é simplesmente surpreendente. O livro quase beira o absurdo, mas nunca ultrapassa o limite, ele não chega ao ponto em que o leitor pensa que o livro está viajado, chato demais ou sem sentido. Nosso advogado (que tem seu nome revelado no final do livro, mas não darei spoilers), a jovem Lucia, meu querido Viktor e o fofo do Lúculo tiveram uma experiência terrível nas Ilhas que tanto buscaram. Apesar de terem encontrado um lugar seguro se virão no meio de intrigas, tiveram que voltar a zonas perigosas e ainda perderam Irmã Cecília, então fugiram das Ilhas em uma pequena embarcação. Quando estão em alto mar enfrentam uma terrível tempestade e são resgatados por uma embarcação que está em busca de petróleo. Os tripulantes fazem parte de uma comunidade que conseguiu se manter afastada do caos e levam uma vida aparentemente tranqüila e os três (quatro se contar o gato) são convidados a fazer parte dessa comunidade e conhecer seu líder religioso Greene. Logo eles percebem que nem tudo são flores, Greene é louco, um fanático, ele criou uma sociedade preconceituosa, no qual os brancos vivem bem e os negros, pardos e orientais vivem isolados, assumem os piores trabalhos, assim como são eles que saem da segurança da comunidade para procurar remédios, suprimentos e outros artigos que a comunidade possa precisar. Para controlar esse grupo Greene negocia remédios que consegue controlar o vírus que tornas as pessoas zumbis, desde que bebem certa quantidade de tempos em tempos, a doença não se manifesta. Além disso, comete diversas outras atrocidades, assim como planta espiões e gera medo e desconfianças entre os integrantes. Lucia fica indignidade com a situação e comete erros grotescos que colocam a vida de todos em perigo, nosso advogado também fica muito passivo diante da situação e acaba pagando um alto preço, mas confesso que ele se redimiu com suas ações seguintes, assim como o fato dele nunca abandonar Lúculo apesar das dificuldades – e bota dificuldades nisso!
Em paralelo aos nossos personagens, temos a Coréia do Norte, completamente isolada, que resistiu a infestação tão prontamente e com tamanha violência, que grande parte da população sequer sabe da epidemia que devastou o mundo. Entretanto, o governo logo começa a dar por falta de alguns artigos essenciais, entre esses o petróleo. É nesse momento em que interceptam a mensagem de um navio cargueiro que acabou de ser carregado e está partindo de volta para seu país, uma missão é desenvolvida para que eles descubram essa fonte, ou seja, militares treinados estão indo em direção aos nossos personagens, como se eles já não tivessem problemas suficientes.
O livro é louco, cheio de emoções, tramas, lutas, intrigas e reviravoltas, mostrando sempre várias facetas da humanidade que pode florescer diante do perigo iminente. O final desse livro é triste (pessoas que eu não queria que morressem morrem), mas gostei muito de como tudo foi construído, gosto das explicações de como as coisas chegaram aquele ponto, gosto das respostas que ele oferece para a questão dos mortos vivos.
Uma série esplêndida que eu recomendo a todos!


Volume final. 

4 comentários:

  1. Olha eu aqui mais uma vez te contando que não li esta série ainda, hehe, como se você ainda não soubesse, hiuahiua.

    Beijo, Vanessa - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju (: Eu ainda não li nenhum livro dessa série (eu acho que disse isso no comentário da outra resenha), mas eu to pirando com essa série, todas as resenhas que eu já vi são incríveis e eu to a cada dia com mais vontade de ler, ainda bem que você não deu spoiler, não quero saber as coisas antes de ler (: Espero gostar tanto quanto você! ótima resenha!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muitas recomendações desse livro.
    Adorei seu comentário e a forma que falou dele e do autor.

    Adorei seu blog.
    Visita lá, se gostar siga e avise, retribuo.
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo me emprestou os 3 livros, o último foi o melhor, Viktor lutou muito bem, cheguei a querer entrar pro exército ucraniano, kkkkkkk, mas queria saber o que aconteceu com os Norte-Coreanos, está meio claro que entraram em colapso econômico e ouve uma guerra civil talvez, mas o final foi muito bom! Emocionante!

    ResponderExcluir