12 de agosto de 2013

Sementes no gelo

[bom]

Eu recomendo: Sementes no gelo
Autor: André Vianco 
Editora: Novo Século

Sinopse:
Tânio é um investigador particular, quando uma antiga amiga aparece procurando sua ajuda para um resolver um estranho caso ele aceita para cobrir os aluguéis atrasados. Lizete tem certeza de que não está ficando louca e não sabia a quem mais pedir ajudar além de Tânio. O caso é que tanto ela quanto seu ex marido vem escutando vozes e vendo uma criança que alega ser seu filho. O casal teve apenas um filho, Bruno, que morreu a algum tempo atrás, mas esse espírito alega ser Pedro, e insiste para que eles o escolham. Enquanto isso, vários outros casos envolvendo espíritos de crianças começam a ocorrer na cidade, uma grávida que está sendo atacada é salva por crianças, uma mãe que explora crianças no semáforo morre, um estuprador é morto dentro de sua cela fechada. A polícia e Tânio estão tentando ligar as peças desse quebra cabeças e descobrir com matar o que aparentemente já está morto.

Meu cantinho:
Comprei esse livro a muito tempo, alguns anos eu diria. Lembro que comprei por ser barato e porque eu gosto muito desse autor brasileiro, inclusive já li vários livros dele (apesar de não ter resenhado todos aqui). Eu não sei porque mas achava que a história era algo completamente diferente, e a verdade é que esse livro apesar de fininho, foi ficando na estante e foi quase esquecido. Esses dias eu tinha um pouco de tempo livre e estava procurando um livro pequeno para ler e decidi dar uma chance para esse livro. Ele é interessante, mas nem se compara a outros trabalhos do autor, é uma leitura rápida, e gostei do fato dele trazer personagens e elementos que estão presentes em outras obras. Por exemplo, é citado o caso de vampiros na cidade, que na verdade é o que se passa no livro Os Sete.
A leitura me surpreendeu porque, como eu não tinha uma noção prévia do que se tratava, muitas coisas foram surpresas e por um tempo eu fiquei criando várias hipóteses do que estaria acontecendo. Achei um tanto quanto polêmica a história do autor (não vou revelar para não dar spoilers), mas a verdade é que ele trabalha com questões sobre quando começa a vida, em que ponto somos um ser humano, e sobre as ações que o ser humano tem quando desenvolve trabalhos que manipulariam essa vida. Obviamente que esse não é o assunto do livro, mas pelo modo como ele constrói o enredo ele abre um espaço para essa discussão.
Acho interessante o modo como André Vianco é capaz de pegar elementos do nosso dia a dia e envolver um lado sobrenatural, além do que, ele sempre preza o Brasil, seus livros sempre se passam no nosso país e isso é o que eu acho mais bacana no autor. Além do que, ele envolve crianças, e sempre temos aquela imagem de criança como um ser inocente, incapaz do verdadeiro mal. Nesse livro, a maior parte dos espíritos das crianças estão com ódio, buscando vingança, e mesmo aqueles que ajudam outras crianças, ou pessoas que querem o bem de suas crianças, o seu lado malvado para aqueles que não são bons é assustador.
Apesar de ser um livro rápido, com poucas páginas, o autor conseguiu criar uma história complexa, bem construída, sem quaisquer cenas corridas, tudo é bem escrito e desenvolvido, mas não é aquele livro que deixa você louco para devorar cada página, o qual você não pode largar porque precisa saber o que vem a seguir. No geral é um livro muito bom, gostei bastante do final, algo que só o autor poderia ter pensado, eu recomendo!

Volume único.

Um comentário:

  1. Oii!!
    Tenho muita vontade de ler algum livro do autor! Esse livro parece ser assustador e bem desenvolvido, quero ler *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir