21 de outubro de 2013

Bom de Briga

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Bom de Briga
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
           
Trilogia dos Irmãos Wolfe:
Bom de Briga é o segundo volume dessa série, se você não leu O Azarão, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Cam e Rube estão com problemas em casa: o pai ficou desempregado e se recusa a pedir o seguro desemprego, o que deixa Steve com raiva, ameaçando sair de casa, e faz com que a mãe deles precise trabalhar dobrado. Alheia a isso e vivendo seus próprios problemas está a irmã deles, destruída após o termino de namoro, saindo para beber e ganhando uma reputação ruim. Cam e Rube não gostam disso, o que faz com que Rube brigue e vença um menino falando mal de sua irmã. O boato corre e um organizador de lutas vem convidá-lo para lutar, quando vê os irmãos lutando decide chamar os dois. Eles aceitam lutar e vão descobrindo cada vez mais sobre si e vivendo conflitos e enfrentando seus medos.

Meu cantinho:
Quando li o primeiro livro dessa série foi uma total surpresa porque esse não era o tipo de escrita que eu esperava de Markus Zusak, já li dele A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro (seus livros mais famosos e que infelizmente ainda não resenhei aqui) e são trabalhos completamente diferentes. Nesse segundo livro acho que já estava mais habituada com essa escrita e a construção da narrativa, sendo assim foi uma leitura muito mais fácil.
As coisas estão um pouco complicadas para a família Wolfe, Cam e Rube continuam na mesma situação do livro passado, com idéias mirabolantes, mas sem colocar as coisas em prática e sem fazer nada de produtivo. O pai deles sofreu um acidente no trabalho e acabou ficando um bom tempo sem trabalhar, mas agora que está recuperado não consegue achar emprego algum. Ele chega ao ponto de bater de porta em porta na rua, mas mesmo assim não consegue nada e seu orgulho lhe impede de pedir o seguro desemprego. Steve, o irmão mais velho, está com muita raiva do pai pela recusa em pedir o seguro desemprego, assim como em receber ajuda dele para pagar as contas de forma que ele ameaça sair de casa e deixá-los de vez. O desemprego do pai deles obriga a mãe já exausta a trabalhar cada vez mais. Já a irmã deles está arrasada pelo termino do namoro e começa a sair muito, voltar tarde e extremamente bêbada. Boatos começam a rolar a respeito da irmã deles, os meninos ficam com raiva e Rube acaba batendo em um rapaz que resolve ofender sua irmã. A notícia da briga se espalha e Perry encontra Rube e diz que está interessado nele, que tem ele organiza lutas ilegais e gostaria dele para a nova temporada, quando Rube luta contra Cam Um Soco para mostrar a Perry o que é capaz ele decide chamar Cam para lutar, porque sabe que ele não é bom, mas afirma que ele tem coração e que isso conquista a platéia. Os meninos decidem aceitar e enquanto Cam tem muito medo a princípio, Rube ganha todas suas lutas, as meninas se jogam nele, Rube parece ficar mais distante, mas a verdade é que ele está enfrentando seus próprios medos. Creio que não posso falar muito sobre essa parte já que é uma das mais interessantes e já envolve o final que não pretendo revelar, mas foi um livro muito gostoso de ler, gosto da relação entre os irmãos, assim como de família que eles têm, definitivamente uma obra magnífica. Gostei tanto que quando acabei fui correndo pegar o terceiro livro da série que eu já comprei. Acontece que por uma questão de venda de direito autorais o livro foi lançado por uma editora diferente, a Intrínseca. Normalmente gosto muito do trabalho da editora, mas a verdade é que ela tentou desvincular esse livro dos demais livros da série, como se fosse um volume único, o livro tem um estilo de capa, de tamanho e diagramação completamente diferentes. Quando abri o livro e vi aquela fonte minúscula com aquele espaçamento simples, acabei deixando ele de lado para ler outro livro.
Para fechar gostaria de falar sobre o trabalho da editora com a capa e a diagramação. A diagramação segue o mesmo do padrão do primeiro livro, o que é ótimo, porque odeio quando livros de uma mesma série ficam destoantes (por isso meu desgosto com o terceiro livro da série). Gosto da fonte, da numeração do capítulo e do espaçamento folgado que não cansa a vista na hora da leitura. A capa tem tudo a ver com o livro, acho isso perfeito, porque não tem nada pior do que capas enganadoras e destoantes! Essa capa também saiu com uns efeitos de brilho em relevo (mas nada “brilhoso demais”), esteticamente está um trabalho perfeito.

Continuação:
O próximo livro da série é A garota que eu quero, assim que eu ler posto a resenha para vocês. 

Um comentário:

  1. Eu sou fã do autor. Todos os livros dele praticamente perfeitos. É incrível como ele envolve o leitor do início ao fim

    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, você poderá levar todos
    para casa.

    Participe!

    M&N | Desbrava(dores)
    de Livros

    ResponderExcluir