22 de outubro de 2013

Dividida

[bom]

Eu recomendo: Dividida
Autora: Amanda Hocking
Editora: Rocco

Série Trylle:
Dividida é o segundo volume dessa série, se você não leu Trocada, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Wendy fugiu para casa do seu irmão Matt e levou Rhys consigo, ao chegar lá seu irmão fica muito aliviado, mas acha extremamente difícil acreditar que Rhys é seu verdadeiro irmão. Entretanto, não sobra muito tempo para conversa já que ocorre um ataque dos Vittra e graças aos poderes de Loki, ela, Rhys e Matt são capturados. Ao ser levado ao encontro do rei Vittra ela descobre a verdade sobre seu passado e porque os Vittra a desejam tanto. Ela então perceberá que muita coisa está errada, mas que ela tem o poder para mudar tudo, o que ela precisar é aprender a controlar e desenvolver suas habilidades e assumir o trono, mas isso significa abrir mão de Finn. 

Meu Cantinho:
Eu fiquei muito empolgada no final do livro passado com a fuga de Wendy que ainda por cima levou Rhys para conhecer sua verdadeira família. Quando ela volta para casa encontra apenas Matt, já que sua tia Maggie estava viajando a sua procura. Wendy não esclarece onde estava, afirma apenas que fugiu para garantir a segurança de todos e que Rhys é seu verdadeiro irmão, óbvio que com a parca explicação Matt não acredita em nada do que ela diz, mas deixa a situação passar. Assim que descobre sobre o desaparecimento dos dois, Finn saí para procurá-los, quando ele chega Wendy se recusa a ir com ele. Logo em seguida aparece Duncan, o rastreador oficialmente designado por sua mãe para que a encontrasse. Ducan é um personagem muito estranho, você fica pensando como ele pode ser um dos melhores rastreadores e como a rainha pode confiar nele com esse jeito desastrado e lento, mas a verdade é que Duncan pode acabar sendo subestimado e que ele é um personagem até simpático e sensível. Wendy se recusa a ir e Finn convence Duncan de que é melhor dar um tempo a ela, mas a verdade é que não sobra tempo para nada pois logo em seguida os Vittra aparecem e seqüestram Wendy, Rhys e Matt. Wendy é levada a presença do rei e lá ela descobre que é extremamente desejada porque ela herdará o trono dos Vittra, já que o rei é seu pai. Um casamento entre ele e sua mãe foi arranjado a muito tempo e Wendy tem a qualidade dos dois povos e por isso ela é muito poderosa. Mas a verdade é que o rei ainda não contou tudo, e ela percebe que ele não é uma pessoa confiável e que tem um temperamento extremamente explosivo. Ela tem medo do que ele fará a ela, assim como a Rhys e ao seu irmão, mas ela é resgatada por Duncan, Finn e Tove. Nesse ponto eu preciso dar um destaque ao Tove, ele é um personagem que cresceu muito e que me conquistou, ele tem toda uma dificuldade de convivência devido as suas habilidades que o consomem de uma forma imensa, além de ter seus problemas pessoais, mas é uma pessoa de boa índole e que está sempre pensando no bem maior e apóia Wendy pois acredita que ela e será capaz de mudar a situação do povo para melhor. Após seu resgate Wendy confronta sua mãe, finalmente as coisas começam a se esclarecer, muitas das coisas que ficarem em aberto agora tem um explicação e é bom finalmente ver a Wendy tendo uma maior noção do que está acontecendo, que foi uma das minhas grandes críticas ao livro passado, o fato dela ser a princesa mas não saber de absolutamente nada. Agora que Wendy tem real dimensão da situação, ela começa a se esforçar e percebe que terá de abrir mão de muitas coisas se quiser fazer o que é correto e atender as expectativas que todos esperam dela.
Uma das críticas que tenho a esse livro é a mudança que ocorre em Matt, eu realmente gostei dele no livro passado e me ressenti que sua participação fosse pequena, e apesar dele estar mais presente nesse livro ele não parece mais o personagem que era antes. Entendi a princípio o receio e até o medo que ele sentiu de Wendy ao descobrir que ela não era humana, mas a verdade é que ele salvou ela da morte, ele criou ela e sua preocupação por ela era gigantesca. Nesse livro ele está morando com ela, mais perto dela, mas mesmo assim ele parece não se importar tanto com ela, ela passa por coisas complicadas e precisa aceitar certas condições diante de sua posição que eu achava que o Matt iria se impor e defendê-la, mas não foi o que aconteceu. Também acho, agora que ele descobriu que Wendy não era sua irmã e que sua mãe não estava errada (apesar de que tentar esfaquear uma criança não é certo), acho que ele deveria procurá-la e tirá-la do sanatório, afinal de contas deve ser horrível a mulher saber que espera um filho homem, dar a luz, encontrar uma menina extremamente diferente de você, de seu marido e extremamente insuportável e mimada como ela era quando criança. Eu realmente queria ver o encontro dela com Rhys.
O livro ficou mais interessante, os buracos são menores e estou curiosa para saber como as coisas vão ficar. Wendy gosta de Finn, mas não pode ficar com ele devido a sua posição, ela também está se sentindo atraída por Loki após conviver mais com ele, mas a verdade é que esses dois relacionamentos são impossíveis já que ela tem um casamento arranjado. Ela tem que assumir o lugar de sua mãe que inclusive está muito doente, mas a verdade é que ela também é herdeira do trono dos Vitta. Os Vitta tem seus próprios problemas devido a demasiada longevidade e a dificuldade de procriação, eles não tem poderes mas em compensação tem uma força física extraordinária. Acredita-se que ela herdou isso do pai o que facilitará que use seus poderes já que por parte de mãe, quando os trolls usam seus poderes, eles acabam envelhecendo mais rápido. Ela precisa aprender a usar rapidamente seus poderes porque as disputas contras os Vitta estão aumentando e também precisa buscar um modo de melhorar a vida do seu povo, já que a elite está tão presa a coisas fúteis, que não sabem lutar, que não se esforçam, enquanto o resto do povo vive em condições precárias. Espero que a autora continue crescendo na sua escrita e que o próximo livro seja ainda melhor.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Iniciada. Você pode ler a resenha dele aqui.

3 comentários:

  1. Oi!
    Eu não li trocada!
    Mas confesso que não é uma série que chama muito minha atenção!
    De qualquer forma anotei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Ah, ainda não li Trocada, então não li essa resenha .-. Mas posso comentar que pelo menos a capa do livro é muito linda <3 AUSHAUSHAU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Não vou nem me atrever a iniciar mais uma série porque olha... Saudades de quando os autores paravam em um livro apenas, haha!
    Ou vou começar a esperar a lançar todos pra depois sim, começar a ler, porque eu sou do tipo impaciente, não sei aguardar lançamentos -_-'

    ResponderExcluir