15 de outubro de 2013

Perdão, Leonard Peacock

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Perdão, Leonard Peacock
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca.
                
Sinopse:
Hoje é aniversário de Leonard Peacock, e ele decidiu que esse será seu último dia de vida, com a arma que herdou do avô ele irá atirar em seu ex melhor amigo e em seguida em si. Mas antes ele decidiu presentear as poucas pessoas que fizeram diferença em sua vida, sempre que se encontra com uma delas, ele quer que elas percebem, que alguém se lembre dele, que ele ganhe um “feliz aniversário”, mas ele não consegue o que deseja com seus encontros e acaba na frente da casa do seu amigo para acabar com o que começou.

Meu cantinho:
Comprei esse livro sem fazer a mínima ideia do que ele abordava. Foi basicamente assim: outro livro do mesmo autor de O lado bom da vida, preciso comprar! Quando ele chegou gostei da capa, gostei do verso (postei foto na minha caixinha de correio), mas não cheguei de ler a orelha para saber do que tratava. Então eu acabei de ler um livro, precisa partir para o próximo e fiquei me perguntando qual seria, foi quando eu decidi ler a orelha de Perdão Leonard Peacock e me surpreendi, e me assustei e acabei deixando o livro de lado por mais alguns dias (mesmo sabendo que iria me apaixonar por ele no momento em que começasse a ler). Eu me assustei porque ele fala de nosso personagem Leonard Peacock, que está vivendo seu último dia de vida, no qual ele entregará alguns presentes a poucas pessoas especiais, depois matará seu ex melhor amigo e depois irá atirar em si. Fiquei arrasada, era outro livro que eu ia ler, ia amar, mas já sabia o final trágico que me esperava. Fiquei pensando em Os 13 porquês e como eu já sabia do final, já sabia que a personagem estava morta, mas tinha esperanças infundadas de que algo poderia mudar. A mesma coisa com Antes que eu Vá, onde nossa personagem está morta mas ficamos: por favor, tempo, espaço, permita que isso não aconteça! Quando finalmente tomei coragem para ler, fiquei maravilhada e muito triste ao mesmo tempo.
Leonard Peacock tem uma vida muito complicada, segredos no passado que o tornaram inseguro e que o fazem acreditar que ele não merece mais viver. Um pai que ele não sabe onde está (talvez preso na Venezuela), uma mãe ausente que não se importa realmente com ele, que não o ajudou quando ele tentou lhe contar seu problema. Na escola ele não tem amigos de verdade e apenas um professor parece valorizar Leonard e perceber que ele não está bem.
Leonard pensou muito tempo no que está fazendo, e ele decidiu que hoje é o último dia de sua vida. Ele tentou não fazer isso, inclusive seguiu o conselho do seu professor do holocausto no qual ele escrever cartas para si de pessoas que ele irá conhecer no futuro, sua mulher, seu melhor amigo, sua filha, buscando um motivo para permanecer vivo, para que ele um dia possa encontrar as pessoas dessa cartas. Mas as coisas não melhoram e a decisão foi tomada.
Acredito que eu não possa descrever cada pessoa para quem Leonard tem um presente, cada encontro e o que ela significa, seria revelar quase todo o livro e as maravilhas que ele guarda ao leitor. Alguns encontros parecem ser bem sucedidos, já outros nem tanto, O desespero é enorme porque vemos o quanto Leonard sofreu, como ele tenta buscar ajuda com a mãe, procurar onde se apoiar, como ele escrever as cartas numa tentativa de se manter vivo, como tudo vira um motivo para se salvar: se ele me der parabéns eu não me mato, se ele perceber que é meu aniversário eu não vou mais fazer isso, se ela fizer panquecas para mim eu desisto dessa ideia, mas Leonard se vê cada vez mais desiludido.
É um livro muito triste, nosso personagem tem um passado trágico e carrega consigo marcas terríveis, se O lado bom da vida foi triste, esse é muito mais. Mas preciso dizer que é um livro muito bem escrito, muito intenso, outra obra magnífica do autor que deve ser lida!

Volume único.

2 comentários:

  1. Oi Ju, não conhecia esse livro. O lado bom da vida só vi o filme e adorei a história, mas fiquei chocada com o que você conta deste exemplar. Parece ser uma história linda, mas não por isso fácil.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Ainda não conhecia o livro, mas to fugindo de livros tristes, mas parece ser um livro que realmente vale a pena ser lido.
    Beeijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir