12 de outubro de 2013

Trocada

[bom]

Eu recomendo: Trocada
Autora: Amanda Hocking
Editora: Rocco

Sinopse:
Wendy foi criada por seu irmão mais velho Matt e sua tia, já que seu pai morreu quando ela era bebê e sua mãe tentou matá-la ainda quando criança e hoje está internada. Entretanto, ela sempre foi uma garota problema, nunca conseguiu fazer amigos no colégio, acabava sempre sendo expulsa. Eles estão agora se mudando para uma nova cidade e tentando um novo começo, ela quer fazer com que as coisas sejam diferente, causa menos incomodo e recebe um estímulo a mais com a presença do aluno novo Finn que está sempre a observando. Acontece que as coisas não são como ela esperava, na verdade ele é um rastreador que está atrás de Wendy por ela ser uma troll, ela na verdade é uma changeling, e quando bebê foi colocada no lugar de outra criança para ser criada por uma família humana rica, mas agora que seus poderes estão aparecendo e ela está perto de completar 18 anos ela precisa retornar a sociedade troll. Acontece que ela não é apenas mais uma changeling, ela é a princesa e um grupo contra ao de sua mãe, os Vittra, querem a todo custo capturá-la.

Meu cantinho:
Aqui estou eu e o resultado de uma compra por impulso, não fazia nem idéia do que se tratava o livro mais a minha mente funcionou mais ou menos assim: Trocada é da Rocco que só lança livros que eu adoro, tipo Harry Potter, Divergente, Jogos Vorazes, Luxo, então deve ser uma série boa... Se eu comprar o combo do livro um e o livro dois (dividida) eu vou economizar cinco reais do que comprando os dois separados (sei que é uma miséria de economia, mas a verdade é que qualquer desconto é uma justificativa para compradores compulsivos) e eles estavam baratos, não paguei nem vinte reais em cada e a Rocco é maravilhosa, mas é sempre muito, muito cara! Eu por exemplo paguei 42 reais no meu Brisingr, 46 no meu Inveja, de forma que considerei esses livros quase de graça. Acontece que o valor fez jus a história, o livro é bom, mas nada excepcional.
Acho que o livro deixa alguns buracos, além de muitas coisas não respondidas, e não é como se a autora estivesse criando um clima de mistério, é mais como se não soubesse responder e estivesse adiando as respostas. Até parece que se alguém bate na sua janela e te convence de que você é um troll, além de princesa, e você não vai ter vinte milhões de perguntas rodando na sua cabeça e não vai começar a exigir por respostas! Ela pergunta algo que Finn ou não responde ou cria mais dúvidas e ela deixa de lado, como se não fosse importante, como se tudo bem ficar sem saber absolutamente nada. No começo o que Finn responde para quase tudo é que a mãe dela vai explicar e eu fico super ansiosa para o encontro das duas, mas quando isso acontece, ela dá uma introdução básica, sendo que metade das coisas é algo que o Finn já falou e acabou. Não responde perguntas, não tem paciência, não explica nada do que é importante, mas para que explicar tudo quando ela só é a princesa e deve assumir toda a responsabilidade pelo reino, não é mesmo? 
Para piorar tem uma falha horrível na conversa das duas. Ela aponta a prática de troca de crianças trolls por crianças humanas com três justificativas: a primeira é o colégio, a segunda é infância e a terceira é dinheiro. Bem, sobre a primeira justificava, umas três páginas depois ela se contradiz porque afirma que os colégios humanos preparam as pessoas para um vida de servidão e eles querem uma vida completa e livre. Achei que um dos motivos eram bons colégios, mas se ensinam apenas as pessoas a servidão, não devem ser bons, não é? O segundo motivo é a infância, acontece que pode haver uma rejeição dos changeling pelas mãe de criação como foi o caso de Wendy, onde as mães percebem que seus filhos não são seus e tentam machucá-los. Sem falar que uma infância seria muito melhor ao lado dos seus pais, nos meio dos seus iguais. De forma que eu considero esse argumento dela inválido. Por último tem a questão do dinheiro, que eles inserem as crianças em famílias ricas para que quando retornarem ao seu verdadeiro lar tragam consigo o dinheiro. Mas se eles já fizeram isso tantas outras vezes não deveria haver um “dinheiro em caixa”, ou eles não poderiam administrar melhor (parar com gastos fúteis como festas, jóias, vestidos), ou investir esse dinheiro, aplicar, para que eles não precisassem mais abandonar seus filhos nas mãos de humanos que eles tanto desprezam? Sem falar que eles falam como alguns não querem voltar ou situações assim; se eles são tão poucos esse é um risco que eles não deveriam correr.
Quanto as personagens, preciso dizer que tirando a aceitação fácil de Wendy e a falta de vontade dela em perguntar e descobrir mais sobre a sua nova realidade, ela foi uma personagem relativamente bem construída. Já tenho sérios problemas com Finn, a autora tenta montar a imagem de um cara reservado mas com “rachaduras” diante de seu interesse por Wendy, só que no fim ele apenas ficou parecendo um cara bipolar. No começo do livro, quando eles dançam junto no baile realmente achei que ele tinha algum tipo de transtorno mental. Já Matt é um personagem que gostei muito, o tipo de irmão protetor, carinhoso, decidido, com uma personalidade forte, mas infelizmente ele não aparece tanto no livro quanto eu gostaria. Rhys é um personagem que aparece mais para frente, um mänskling, e a autora o descreve com uma personalidade tão fofa, que o imaginei como um menino de 12 anos fofinho querendo agradar, mas na verdade ele tem a mesma idade de Wendy, acho que faltou uma adequação de idade e maturidade a ele.
Apesar dos buracos, da falta de explicação, de alguns personagens serem mal construídos, o final do livro foi interessante e me deixou curiosa pelo próximo.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Dividida. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Oi Ju (: Não conhecia o livro ainda, mas depois de ler sua resenha ele me lembrou "O Substituto", e isso é um ponto positivo kkk Mesmo com os furos que você falou na resenha fiquei um pouco curiosa k tenho que dizer que não pude evitar imaginar o tal Finn parecido o Finn do 'Hora de Aventura' kkkkkkkkk Ok, isso não tem nada haver
    Sou que nem você, quando vejo que um livro é da Rocco já penso que o livro é bom '-' nota mental "não fazer mais isso" kk ótima resenha, você foi bem sincera!

    Já postamos lá, quer ler? Desde já obrigado!
    -Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Falhas me incomodam um pouco, que triste ter isso nesse livro. Eu também comprei por impulso, mas não seguindo esse raciocínio seu UASHUAHSAU Adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir