13 de novembro de 2013

A Linha

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: A linha
Autora: Teri Hall
Editora: Novo Século
                
Sinopse:
Rachel vive com sua mãe na Propriedade, trabalhando para a Sra. Moore, próxima a Linha. Ela leva uma vida pacata, está sempre estudando para que um dia possa ter uma profissão, ajuda sua mãe no que pode nos cuidados da casa e agora tem ajudado a Sra. Moore no cultivo das orquídeas. Apenas a presença constante da Linha que impede que qualquer um saía ou entre do país, assim como seus estudos com sua mãe, que sempre enfatiza que nem tudo é o que parece, mostram que sua vida não é tão simples. A verdade então começa a ser revelada, o passado sobre a vida dos seus pais, assim como um inusitado pedido de socorro do outro lado da Linha chegam a Rachel e ela fará o que acredita ser certo.

Meu cantinho:
Comecei a ler esse livro com grandes expectativas, adoro livros que relatavam mundos futuristas, com governos controladores e focos de resistência. Acontece que quando comecei a ler não gostei tanto assim, a sorte desse livro foi que o levei para ler em um momento em que não tinha mais nada para fazer, se estivesse em casa, com acesso a outros livros eu provavelmente o teria colocado na estante e iniciado outra leitura. Esse livro é um pouco parado no começo, bem tedioso e isso me fez querer para a leitura, sorte minha não ter parado porque o final dele foi ótimo!
No livro temos Rachel, uma jovem, que vive na Propriedade e leva uma vida pacata. A verdade é que ela tem contato com sua mãe Vivian, sua empregadora a Sra. Moore e o outro senhor que trabalha na Propriedade, Jonathan. Raramente eles saem da Propriedade, um lugar que parece uma fazenda com uma estufa onde a Sra. Moore produz orquídeas. Rachel estuda em casa, sua mãe lhe ensina tudo o que pode, ela foi a escola apenas uma vez, mas logo sua mãe percebeu que seria educada para se encaixar no sistema e decidiu que ela não deveria frequentá-la.  Então, ela passa sua infância, assim como tem passado sua adolescência, sem contato com qualquer pessoa da idade dela.
Nesse começo os mistérios do livro se focam na linha e nos estudos de Rachel. A Propriedade fica perto da Linha, uma barreira desenvolvida pelo governo que não é possível transpor, ao tentar atravessá-la seu corpo chicoteia para longe. A Linha se relaciona com os estudos de Rachel, no qual sua mãe tenta demonstrar que quem escreve a história nem sempre conta toda a verdade, apesar da escassez de material, já que praticamente tudo o que tem provem do governo, ela tenta dar uma educação diferenciada, de modo que Rachel consiga ser critica sobre as informações que recebe. Ela aprende história, aprende sobre como a Linha foi construída, que devido a uma guerra, parte da população foi deixada do lado de fora e sofreram terrivelmente, com bombas nucleares, guerra, fome, pragas e outras coisas inimagináveis.
Entretanto, todos esses mistérios não são o suficiente para instigar a vontade do leitor, a verdade é que eu já estava na metade do livro e não havia acontecido muita coisa de substancial. Temos a Linha, o receio das pessoas quanto a essa barreira, medo das pessoas que vivem do outro lado, além de sua mãe querendo que ela pense de modo crítico. Ela ensina Rachel em casa e junta todo o dinheiro que pode, para que um dia sua filha possa seguir uma faculdade e assim ter um emprego, de modo a não correr o risco de passar necessidades (a atual divisão de classes é muito rígida, entre aqueles que têm um negócio próprio, uma profissão, os que são levados a trabalhar em grupos em tarefas miseráveis e aqueles que não têm nada). Rachel basicamente estuda, ajuda um pouco sua mãe a cuidar da casa e agora tem ajudado a Sra. Moore na estufa a cuidar das orquídeas. Então, em dia de folga ela decide ler na beira do rio e vê algo brilhando na água, ela então encontra um gravador, mas pouco consegue entender a mensagem, apenas que existe alguém muito doente e que essa pessoa irá esperar a noite, do outro lado da Linha, perto da estufa. No mesmo dia ela vai com sua mãe para a cidade e elas presenciam uma identificação, no qual uma mulher é levada a força pelas autoridades e sua mãe fica visivelmente alterada. Quando chegam em casa, Vivian revela segredos sobre seu passado e Rachel fica espantada. Chateada com os segredos ela saí a noite em busca da pessoa que enviou a mensagem pelo gravador e encontra Pático que afirma que seu pai está muito doente e eles precisam de antibióticos. Rachel decide roubar os remédios e ajudá-lo, mas a verdade é que não sabe se ele conseguirá mesmo desativar a Linha. Além disso, ela tem que fugir da sua mãe que não quer que ela se envolva com problemas, assim como não pode deixar que a Sra. Moore descubra qualquer coisa e os expulse da Propriedade. Depois desse ponto são revelações e segredos um atrás do outro e preciso dizer que não consegui largar o livro. Apesar do começo enfadonho o final compensa muito. Eu fui ficando desesperada porque ainda havia tanta coisa para acontecer e as páginas estavam acabando! Quando acabei de ler eu fui correndo saber sobre a continuação do livro (quando eu comecei a ler, nem sabia que se tratava de uma série).

Continuação:
O segundo livro da série é Away que foi lançado em 2011 lá fora e não sei por que motivo ainda não foi lançado no Brasil.

3 comentários:

  1. Oiii!!
    Também sou muito fã de livros desse gênero!
    Ainda não o conhecia, mas já quero lê-lo!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Cezar - o que falta para o segundo livro vir aqui para o Brasil?...se fosse uma revista XXX, já teriam lançado.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente muitas continuações levam muito tempo para serem publicadas no Brasil. Estou acompanhando várias séries já completas lá fora e que não são lançadas aqui.

    ResponderExcluir