7 de novembro de 2013

Como salvar um vampiro apaixonado

[muito bom]

Eu recomendo: Como salvar um vampiro apaixonado
Autora: Beth Fantaskey
Editora: Arqueiro

Como se livrar de um vampiro apaixonado:
Como salvar um vampiro apaixonado é o segundo volume dessa série, se você não leu Como se livrar de um vampiro apaixonado o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Jess se casou com Lucius, mas ainda esperam pela votação para saber se serão rei e rainha. A verdade é que Lucius é um verdadeiro governante, mas ela tem dificuldade com os costumes, as línguas e se sente constantemente intimidada pelos anciões. A verdade é que ela precisa aprender, e precisa querer governar, pois Lucius precisa dela, e conspirações e inimigos querem fazer de tudo para impedir que eles subam ao trono. Jess pode contar com a lealdade de poucas pessoas, entre elas sua amiga Mindy e seu padrinho de casamento Raniero. Raniero marcado por seu terrível passado além de ter tentado assassinar Lucius quando adolescente, e Mindy com problemas na faculdade e perdidamente apaixonada por Raniero, um vampiro que esconde muitos segredos.

Meu cantinho:
Antes de o livro começar, há nas primeiras páginas o desenho do convite de casamento de Lucius e Antanasia (que eu particularmente acho um nome horrível, para mim ela sempre será Jess) e há um aviso da editora para que os leitores acessem seu site e leiam sobre o casamento deles. Eu não fiz isso até agora, mas recomendo a vocês que leiam antes, eles fazem muitas referências a cerimônia, assim como abordam personagens que para mim eram desconhecidos, mas que foram apresentados aos leitores nessa estória a parte. 
O livro é contado por diferentes pontos de vistas, temos capítulos narrados por Antanasia, sua melhor amiga Mindy, Lucius e Raniero. Os capítulos de Lucius e Raniero são todos escritos em forma de e-mail que os dois trocam. O livro mostra Jess com dificuldades enormes de adaptação na sua nova vida de princesa, eu tinha lido o primeiro livro a tanto tempo que fiquei me perguntando: ela era assim tão bobona? Porque eu me lembrava de uma Jess que ainda tinha dúvidas quanto a algumas coisas, mas era muito esforçada e também se arriscava (lembro dela preparando o coelho para Lucius que foi um desastre total). Acontece que depois que assumiu o trono Jess basicamente ficou muda, Lucius fala, os Anciões alfinetam ela e seu comportamento, e ela fica calada com cara de boba, sobrando sempre para Lucius já tão cheio de atribuições manter a imagem dos dois. Afinal, eles são príncipe e princesa, para se tornarem de fato rei e rainha eles passaram por uma votação e nesse meio tempo que lhes resta eles precisam provar que são capazes de governar. Ele tem que pensar em diversas coisas, ele quer trazer inovações para os clãs, quer implantar um governo que siga de fato as leis. Ele tem que manter a paz entre os clãs, mantê-los unidos, ele precisa estar sempre a par de tudo, se reunir com o conselho, pensar em modo de se tornar rei, além disso precisa estar sempre se preocupando com a segurança de Jess. Ela se tornou um fardo (apesar de Lucius amá-la muito e não pensar nela dessa forma), ela não fala, não opina, é insegura, nem ao menos tenta, é facilmente manipulada (outra coisa que me deu raiva nela foi o quanto ela é influenciada e manipulada e não percebe) ela sequer tenta aprender romeno e chega ao ponto de passar fome porque a cozinheira não entende a língua dela. Tudo bem que ela é a princesa e talvez a cozinheira devesse tentar entendê-la, mas a verdade é que sendo a princesa e futura rainha o mínimo que ela deveria tentar fazer é aprender a língua do país que ela pretende governar. O fato que ela não se importa de verdade com os clãs, com governar, essa posição foi apenas uma atribuição que veio ao se casar com Lucius. 
Tudo se complica quando Claudiu, um ancião é assassinado. O principal é Lucius, já que na reunião anterior Claudiu estava ofendendo Antanasia e coube a Lucius defendê-la e acabou ocorrendo uma discussão. Nesse ponto Jess é manipulada novamente e acaba caindo em uma armadilha fazendo com que Lucius vá para prisão, onde ele será privado de sangue correndo o risco de ficar louco por conta disso, ficando a pão e água. Ela nem mesmo é capaz de marcar seu julgamento porque não consegue reunir provas e caso ele seja julgado e condenado sua pena será a morte. É nesse momento que Raniero, padrinho de casamento e sucessor do trono, volta a pedido de Lucius e o ajuda na segurança de Jess e ainda começa a ensiná-la e a forçá-la de modo que ela começa finalmente a crescer e a perceber sua nova realidade. Raniero foi uma surpresa deliciosa nesse livro, seu passado conturbado, seus segredos, seus medos, tornou esse livro muito interessante. Melhor de tudo foi seu envolvimento com Mindy, ela é um pouco fora do comum (em referência a outros humanos, e não a esse mundo de vampiros estranhos), mas muito amiga, leal e esperta. Apesar de ter amado o primeiro livro, acho que o romance de Raniero e Mindy supera em qualidade nesse segundo livro a estória do casal principal. Jess me causa agonia no começo do livro, mas é bom ver ela crescendo, amadurecendo e surpreendendo seus inimigos. O livro fechou com chave de ouro apesar dos problemas iniciais.

Volume final.

2 comentários:

  1. Ainda bem que o final compensou as falhas que ele teve no começo, não é?
    Eu to doida para ler esse livro, você não tem noção! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Como não ligo pra spoiler li sua resenha de qualquer jeito IUAHUIEHAUIEUAIE Mas acredito que não seja pra mim esses livros D:

    Bjs,
    Nathália
    Nova resenha no Livroterapias

    ResponderExcluir