10 de dezembro de 2013

Dias de Sangue e Estrelas

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Dias de Sangue e Estrelas
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
                
Trilogia Feita de Fumaça e Ossos:
Dias de Sangue e Estrelas é o segundo volume dessa série, se você não leu Feita de Fumaça e Ossos, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Karou está trabalhando com o Lobo Branco, criando novas quimeras, mais fortes, tentando fortalecer e criar alguma defesa para as poucas quimeras que sobreviveram. Mas Thiago não quer criar uma defesa, ele quer atacar, massacrar anjos, mulheres e crianas, ele pouco liga para as quimeras civis que estão sendo mortas ou feitas de escravos. Akiva, seus irmãos e diversos outros anjos foram designados para matar quimeras civis, mas Akiva faz de tudo para salvar o máximo de quimeras. Quando começa a entender o que realmente está acontecendo, Karou começa a contestar Thiago, mas precisa tentar conquistar a confiança das outras quimeras que apenas a veem como amante de anjo.

Meu cantinho:
Vi algumas pessoas falarem que não gostaram desse livro, eu particularmente gostei bastante, mas entendo o motivo dessas pessoas. Comecei a ler achando que iria acompanhar Karou em sua busca por Brimstone e o restante de sua família, na esperança de trazê-los de volta a vida. Estava esperando ela ser enganada por Razgut, mas não aconteceu nada disso (apesar de que Razgut tem seu papel decisivo no final desse livro). Quando o livro começa Karou está com as quimeras, ela na verdade está trabalhando para Thiago, o Lobo Branco, ela está fazendo quimeras monstruosas, gigantes, com asas, para que essas possam ao menos tentar se defender do massacre orquestrado pelos anjos. As asas também são necessárias porque na fuga, Karou estabeleceu como base deles um lugar no mundo humano, no meio do deserto, de forma que as asas são necessárias para se atravessar para o outro mundo. Apesar da ideia desses novos corpos serem para uma defesa, esse não é exatamente o plano de Thiago, ele não liga para o povo, para os civis, o que ele quer é matar a maior quantidade possível de anjos, ele quer vê-los sofrer, matar mulheres e crianças anjos, marcar seu legado com terror. É lógico que Karou não percebe isso a princípio, mas me surpreendeu ela não ter questionado ele, pressionado mais, não ter duvidado. Thiago afirma que confia nela, mas por suas costas fala para todas as quimeras que ela é traidora, que não é confiável, que foi ela quem revelou ao anjo o segredo da ressurreição (o que na verdade foi ele) e proíbe qualquer um de ter contato com ela. Karou só fica sendo ofendida pelas quimeras e trabalhando em corpos, se esgotando pagando o dízimo, tudo para salvar as quimeras, para dar uma esperanças para seguir o legado de Brimstone, porque na verdade ela já foi buscá-lo, mas não encontrou nada. Essa passividade de Karou (que graças aos céus é temporária) é a única coisa que tenho a reclamar desse livro.
Zuzana e Mik têm um destaque nesse livro. Primeiro começa com Zuzana tentando entrar em contato com a amiga através de alguns e-mails bobinhos e dramáticos. Até que muito tempo depois Karou responde com o que parece ser uma charada e Zuzana acredita que a amiga precisa de ajuda e descobre onde ela está. Quando eles chegam lá eles acabam se entrosando muito bem com as quimeras e fazendo amigos! Eles são todo o humor que tem nesse livro, quando Zuzana fala que Thiago usou o sabão que lava mais branco eu desatei a rir! O problema da chegada deles é que Karou está começando a sair do “estado de torpor” e começando a questionar o Lobo, e ele começa a ameaçar seus amigos.
Karou está extremamente ressentida com Akiva, ela ainda o ama, mas não pode aceitar o fato dele ter destruído a sua família. Akiva saí a procura de Karou e não a encontra, ele acha  um turíbulo com um papel ao lado escrito Karou, e passa a acreditar que ela morreu, que é sua alma que está dentro do turíbulo e que não há ninguém capaz de trazê-la de volta. Os anjos agora estão coordenando um massacre as quimeras civis, é nesse momento que soldados quimeras criados por Karou contra atacam, massacram os anjos, deixam seus corpos expostos e deixam mensagens de terror. Os civis que estão sendo capturados por traficantes criam esperanças e esses mesmo soldados aparecem e massacram seus captores e os deixam livres para fugir. Temos então parte do livro contada por esses civis, a união de diferentes quimeras, se unindo para sobreviver. Diante da ação das quimeras soldados, os anjos respondem enviando mais soldados e incitando o massacre. Akiva e seus irmãos estão lá para matar quimeras, mas Akiva faz de tudo para salvá-los e quando Hazael também toma seu partido (ele também não está feliz de matar mulheres e crianças) eu fiquei extremamente contente (essa cena é super emocionante). Lógico que eles não podem desafiar ordens diretas, mas eles desviam a atenção, direcionam os demais para longe dos grupos, fingem que não veem os civis. Akiva também salva Ziri, e só por isso ele ganha mil ponto comigo porque eu estou toda apaixonadinha por ele. Ziri é das tribos dos Kirin (o último da sua raça) igual Madrigal, o único soldado sobrevivente que mantém seu corpo original. Ele conheceu Madrigal, na época ele era apenas uma criança e perdidamente apaixonado por ela. E sinceramente, o que ele faz no final é simplesmente extraordinário. O final todo foi muito emocionante!
Gostei de como o livro mostra diferentes situações, mas intercala todas elas. Karou criando quimeras, as intrigas de Thiago, Zuzana indo procurar a amiga e convivendo com as quimeras. Akiva tentando salvar quimeras civis, essas quimeras lutando por suas vidas. No mundo dos anjos também está cheio de intrigas, tentativa de tomada de poder, novas guerras sendo travadas, um novo reino que é apresentado (do qual veio a mãe de Akiva) e que deve ser mais explorado no próximo livro. Maravilhoso!

Continuação:

O próximo livro é o último da série e ainda não foi publicado. Ele se chama Dreams of Gods and Monsters e será lançado nos Estados Unidos em abril de 2014.

2 comentários:

  1. Ju!
    Que vontade de ler sua resenha que é sempre tão perfeita!
    Mas não li, pois quero ler essa série e ainda não tive tempo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha, me deu mais vontade de ler o livro. Já dei uma lida nas primeiras páginas do primeiro livro o "Feita de fumaça e osso" e acho que ambos vão ser leituras agradáveis. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir