25 de janeiro de 2014

As Regras da Sedução

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: As Regras da Sedução
Autora:  Madeline Hunter
Editora: Arqueiro

Sinopse:
Alexia Welbourne se viu na pobreza após a morte do pai, ela recorreu as Longworth no qual foi calorosamente acolhida por seu primo. Ela desenvolveu afeto por ele e acredita que logo ele a pedirá em casamento, mas ele vai lutar na guerra e cai do navio na volta, deixando ela com o coração partido e sendo vista com a sobrinha indesejada por seu tio. Ela vivia com muito pouco, uma renda minúscula que não dava para nada, dependendo totalmente da caridade do tio. Por isso, quando descobre que Lorde Hayden Rothwell retirou todo o dinheiro do banco do seu tio levando ele a falência, fazendo que ela ficasse totalmente desamparada, ela só pôde odiá-lo. Entretanto, é ele quem aparece com uma solução ao propor que ela seja dama de companhia de sua tia, Lady Henrietta Wallingford e preceptora de sua filha. A proximidade dos dois é inevitável, ele está encantado com ela, mas sabe de seu ódio, por mais seja infundado, já que nunca retirou o dinheiro do banco de seu tio. Este na verdade era quem roubava secretamente os clientes, mas para evitar um escândalo apenas exigiu que ele devolvesse o dinheiro e inventasse uma mentira qualquer as filhas para encobrir o fato. Ele está divido entre a honra de manter a palavra a Longworth e os sentimentos que tem pela jovem Alexia.

Meu cantinho:
Sempre via os livros da Madeline Hunter na estante de desejados das pessoas no skoob, e assim que li a resenha ele foi para a minha estante também. Romances de época são meus queridinhos (esse mês falei de vários aqui no blog) e esse é mais um desses romances deliciosos.
O livro tem uma escrita leve, apesar de, diferente de outros romances com um trama mais superficial, ou voltada exclusivamente para o casal, esse livro trata de questões de dinheiros, roubos, mentiras, golpes, entre outras coisas não tão “leves”. Mas isso é apenas um ponto positivo, o livro ter uma trama tão boa que envolve o casal e complica sua união é instigante. A capa do livro é muito bonita, com uns detalhes de arabescos em brilho. A diagramação do livro é simples, mas limpa, apenas a fonte poderia ser um pouquinho maior, mas nada muito incomodo. O título casa perfeitamente com o livro, mas apenas lendo para entender.
Alexia Welbourne é de fato uma azarada, primeiro o seu pai que vai a falência e morre, de modo que ela precisa recorrer aos familiares. Depois ela se apaixona pelo seu primo Ben, que ela tem certeza que lhe pedirá em casamento, mas ele vai lutar na guerra, sofre um acidente e seu corpo não é encontrado. Ela acaba ficando sozinha, sem pretendes, vivendo praticamente da caridade do tio. Ela me pareceu um pouco com a cinderela, não que ela fosse maltratada, os que as duas primas fossem ruins como as irmãs malvadas, mas ela tinha certa inocência e vivia da caridade do tio ruim e usando roupas velhas das primas (que esbanjavam sem moderação).
Eis que aparece nosso bonitão Lorde Hayden Rothwell - que a princípio me lembrou um pouco, por conta de sua postura um tanto rígida, o sr.Darcy (suspiros) de Orgulho e Preconceito da minha amada Jane Austen (que infelizmente ainda não resenhei aqui). Ele descobre uma falcatrua de Timothy, o tio de Alexia, que tem vendido títulos de clientes do banco e roubado o dinheiro. Diante da atual crise financeira em Londres, que tem levado muitos bancos a quebrarem, ele decide evitar o escândalo e também a morte de Timothy, já que seu crime o levaria a forca. Acontece que Hayden tem uma dívida com seu filho, o falecido Ben, já que esse em um ato impulsivo salvou sua vida ao invadir o esconderijo inimigo durante a guerra evitando que esse fosse ainda mais torturado, regatando-o. Ele também tem pena das irmãs de Ben, por isso não os deixa sem nada, já que sobra a eles uma pequena casa e outras propriedades no interior. Além disso, permite que Tim invente uma desculpa a sua família para que não saibam o cafajeste que ele é; a única condição é que ele terá que repor cada centavo que roubou. Nesse momento Timothy revela que estará falido e que vivendo dos aluguéis rurais (do qual também que terá que retirar dinheiro para cobrir a divida), ele também não poderá mais sustentar Alexia – sem falar que ele também roubou os poucos recursos dela do banco. Hayden que a havia conhecido mais cedo, e que percebeu seu afeto pelo Ben, além de certo interesse que despertou nele (algo além da pena), decidiu ajudá-la ao oferecer um cargo de dama de companhia e preceptora da filha de Lady Henrietta. Ela pensa seriamente em recusar a proposta que veio desse homem que ela acredita ter levado deliberadamente seu tio a falência, mas a verdade é que ela não vê outra opção. Em seu novo cargo ela se é constantemente obrigada a encontrá-lo, já que ele vai visitar Henrietta com muita freqüência, mas a verdade é que ele vai a casa dela com o intuito de ver Alexia. Diante da aproximação e em um momento de desejo ela se entrega a ele, e como um homem honrado ele se casa com ela. Ela se vê apaixonada por Hayden, mas ao mesmo tempo ainda guarda sentimentos hostis pelo o que fez a sua família (já que recebeu noticias da prima e eles estão vivendo em uma situação deplorável) e ele se vê impedido por sua palavra de honra de lhe revelar a verdade.
O livro tem personagens secundários maravilhosos, muito bem construídos, adorei os irmãos de Hayden e espero ansiosamente pelos livros que tratarão deles. Lady Henrietta também se mostrou uma mulher divertida e inteligente. Os personagens principais também são muito bem construídos, principalmente Lorde Hayden, com sua seriedade, seus princípios, seu passado trágico envolvendo uma mãe sufocada pelo marido (no sentido figurado), e seu pai que ele sempre odiou, mas com quem muito se assemelha. Seus pensamentos e impulsos inesperados perto de Alexia mostram outra personalidade dele, um lado carinhoso, mas também possessivo e ciumento. Alexia também não fica para trás, já que tem uma força enorme com a qual enfrenta essas inúmeras dificuldades, além de ser sincera e falar tudo o que pensa (o que me divertiu e assustou Lorde Hayden algumas vezes).
Gostei muito da trama, que tem romance, sensualidade e uma pitada de humor, mas que como disse não se limitou ao casal, há o envolvimento da família, a crise no banco, aos roubos, a guerra, a honra. Preciso dizer que o final foi surpreendente, eu sabia que Ben não era tudo o que Alexia pensava e isso é revelado no final (na verdade a coisa é ainda muito pior, mas não posso dar spoilers). Acredito que algumas coisas ficaram em aberto, que eu gostaria que fossem resolvidas. Por exemplo, gostaria que as filhas soubessem que Timothy é um mau caráter, e não Hayden. Também acredito que o pai de Alexia foi a falência por conta de Timothy (a autora sugere isso), mas nada foi confirmado. Quero crer que no próximo livro essas questões terão continuidade. 

Continuação:
O próximo livro da série é As Lições do Desejo, comprei o livro esses dias, na minha primeira compra do ano. Esperem a resenha dele em breve. 

3 comentários:

  1. Estou para comprar esse livro a algum tempo, mas acredito que vou fazer isso logo. Estou muito envolvida com a Série O Protetorado da Sombrinha, por isso dei uma pausa na leitura históricos normais.
    Sua resenha está ótima. Agora quero mais ainda, ler esse livro. é instigante. Gosto dos históricos com trama, não aqueles que envolvem apenas as questões do casal.
    Ainda não li nenhum livro de Jane Austen, e olha que eu tenho quase todos publicados no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu já tinha visto esse livro por aí mas nunca tinha lido se quer a sinopse, achei que fosse algo totalmente diferente e nunca tinha tido vontade de ler, mas agora parece o tipo de livro que eu iria gostar.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de livros de época, por isso esse em especial não me chamou a atenção, mas a maioria das pessoas que curte esse tipo de livro está adorando. Mas o gênero realmente não é pra mim, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir