9 de julho de 2014

Diário de um banana

[muito bom]

Eu recomendo: Diário de um Banana
Autor: Jeff Kinney
Editora: V&R – Vergara & Riba Editoras

Sinopse:
Greg está começando o ensino fundamental e registrando essa nova fase da sua vida em um caderno de memórias (que não é um diário, pois diário é coisa de menina). Ele sabe que precisa mudar, ser mais responsável, fazer as coisas diferentes porque ele não é mais uma criança, mas as coisas sempre complicam pois Rowley, seu melhor (e único) amigo sempre se atrapalha e age feito um bebezão. Em seu caderno ele vai relatando os acontecimentos do dia a dia, as tentativas de sucesso na escola, os fracassos, os problemas com a família, os pais implicantes e os irmãos chatos e mimados. Apenas o relato de dias comuns mas que podem ser extremamente hilários.

Meu cantinho:
No geral, sempre ouvi coisas positivas desse livro, apesar de certo dia uma colega ter falado que achou um tanto bobo. O livro é narrado por uma criança, ele conta coisas de seu cotidiano e ele faz desenhos para ilustrar seu caderno de memórias (que ele gosta de enfatizar que não é um diário). O livro de fato não tem nada de complexo, é uma escrita simples, leve, de coisas banais e outras divertidas, uma leitura para passar o tempo e distrair o leitor.
Alguns não gostam do livro por achá-lo infantil, já que o narrador acaba de entrar no ensino fundamental, além das ilustrações que o livro possuí; outros acham que ele é ruim por não ter uma trama, não é possível falar: “o livro fala sobre isso, se desenrola assim”, são cenas do dia a dia, sem uma trama específica. Eu discordo dessas opiniões. Primeiro acho que as ilustrações acabam tornando o livro mais engraçado, por mais que o traço seja tosco, ele casa com a leitura e sempre me arranca risadas. Apesar de ser um livro infantil não significa que não seja bom e que você não pode tirar lições disso. O livro pode ser cômico e relatar coisas banais, mas no meio disso tudo percebemos que nosso personagem passa por situações com as quais podemos nos identificar, pelas quais já passamos, problemas com amigos, escola, pais, irmãos. Muitas vezes problemas que podem ser pequenos podem realmente afetar nosso personagem, acho muito triste como os pais sempre brigam com ele por conta do irmão mais novo, mesmo que ele não seja culpado de algo. Acho que nesse ponto me identifiquei muito com o personagem já que também sou a filha do meio, que não é a primeira, a mais velha e também não é o bebê caçulinha.
Quem gosta de livros ilustrados, extremamente engraçados, mesmo que tenham um foco infantil (mas todos nós já fomos crianças e não custa nada relembrar um pouco como as coisas eram) deve dar uma chance a essa leitura. Eu li esse livro em poucas horas, não vi o tempo passar, uma leitura leve e cativante. Recomendo.

Continuação:
O próximo livro da série é Diário de um banana: Rodrick é o cara.

3 comentários:

  1. Olá =).
    Eu até gosto de ler livros infantis, mas confesso que esse me pareceu muito bobinho. Conheço muita gente que já leu, mas em mim ele não despertou nenhuma curiosidade.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou LOUCA para ler essa série. Sério, ele pode ser infantil e tudo mais, mas me atrai muito e quero os com as capas duras! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,

    Já assisti aos filmes e me diverti bastante, são bem infantis.
    Na curiosidade já folheie os livros na livraria, mas com tantas leituras na lista dificilmente irei compra-los.

    Beijos, Letycia.

    ResponderExcluir