19 de julho de 2014

Incendeia-me

[ótimo]

Eu recomendo: Incendeia-me 
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito

Série Estilhaça-me:
Incendeia-me é o terceiro volume dessa série, se você não leu Estilhaça-me e Liberta-me o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Juliette levou um tiro de Anderson e chegou muito perto da morte, ela conseguiu ser salva graças a Warner. Quando Juliette acorda, ela descobre que foi levada as escondida para os aposentos de Warner, e a terrível realidade da guerra se abate sobre ela: a guerra acabou e todos do Ponto Ômega morreram. Juliette está furiosa, ela quer lutar, ela não pode aceitar que todos se foram, ela pretende matar Anderson com suas próprias mãos e colocar um fim ao Restabelecimento. 

Meu cantinho:
Tahereh Mafi é uma escritora maravilhosa e esse livro final foi o fechamento perfeito dessa série. Ela mostrou uma evolução da personagem, através das ações e da escrita, ele desenvolveu muito bem o final, ela trouxe os conflitos, as explicações e as resoluções para estes. É sempre complicado quando a autora não explica tudo, deixa o final em suspenso ou pela imaginação do leitor, mas Tahereh fecha o livro de modo redondinho.
Juliette acorda nos aposentos de Warner e descobre a terrível realidade, que a guerra acabou, que o Ponto Ômega foi bombardeado e que todos estão mortos. Ela fica descontrolada, não quer acreditar que isso seja possível. Warner revela que Sonya e Sara foram levadas por Anderson para trabalharem para ele, mas que os demais rebeldes não existem mais. Ela fica inconformada, se recusa a acreditar e pede para ver com seus próprios olhos o Ponto Ômega. Quando chega ao local a realidade a surpreende e esmaga as esperanças que estava criando, quem estava lá dentro não teve chances de sobreviver. Acontece que do lado de fora ela encontra Kenji, mas um Kenji totalmente diferente, nada de risadas, nada de controle, é uma pessoa sem qualquer equilíbrio, afetada pela morte de todos seus companheiros. Ele está decido a matar Warner, mas esse decide ir embora e evitar um confronto além de permitir que Juliette vá com Kenji, mas não sem a garantia de que irá voltar para buscá-la. Warner está cada vez mais apaixonado e não faz qualquer esforço para esconder esses sentimentos. 
Quando consegue trazer Kenji de volta a razão ela descobre que das centenas de pessoas que viviam no Ponto Ômega só sobreviveram aqueles que estavam fora do local, o que se resume a um valor em unidade. Juliette agora é uma pessoa decidida a buscar vingança, a matar Anderson, a colocar fim ao Restabelecimento. Ela precisa fazer com que seus colegas sobreviventes aceitem trabalhar com Warner, para bolar um planto para resgatar Sonya e Sara e destruir esse governo. 
O que mais me agradou no livro inteiro foi ver o crescimento de Juliette. Até a escrita muda para acompanhar o amadurecimento dela, não temos mais tanta hesitação, repetição, frases inteiras riscadas. Foi possível ver o quanto ela sofreu, como sua experiência de quase morte, além da perda dos amigos, lhe afetou, fazendo com que ela decidisse mudar, seguir em frente, fazer as coisas acontecerem. Também fiquei ainda mais encantada com Warner, no começo do livro ele consegue explicar todas as suas ações de forma que elas sejam coerentes, mas sem tentar mudar a visão de Juliette como se ele fosse uma pessoa boa – o que de fato ele é. Adam está tão perturbado por tudo o que aconteceu, que está agindo feito um babaca, perdendo qualquer credibilidade comigo, já Warner ganhou totalmente meu coração em Réquiem.
Eu acho que eu não posso explicar o quanto estou satisfeita com o fim dessa série. A trama foi muito bem bolada, as decisões dos personagens foram coerentes, não houve nenhuma mudança brusca ou atitude impensada. O livro cresceu, assim como os personagens e eu só tenho a elogiar o trabalho perfeito dessa autora. Eu gostaria de falar mais, mas não sei como contar o quanto ele é bom sem explicar cada minúsculo detalhe do livro. Tudo o que posso dizer é que essa trilogia deve ser lida!
Uma última consideração que eu vou saber é sobre a capa. Quando mostrei esse livro aqui na caixinha de correio eu falei que achava essa capa bonita, mas ficava triste por ela não combinar com as demais. Acho que a editora vai relançar os primeiros livros com as capas seguindo o padrão dessa última. Para quem já tem os outros livros (como eu) a editora está liberando jackets (capas de papel) para que os livros não fiquem diferentes. Eu só não sei ainda como conseguir a minha (se alguém souber me avise que eu quero).

Volume final.

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que você disse sobre o livro e principalmente sobre a série. Eu particularmente considero essa trilogia mais do que uma simples distopia, mas sim uma história que mostra a clara evolução de personagens após enfrentarem problemas que afetam o psicológico. Outra coisa que concordo com você é sobre os dois personagens masculinos. Eu nem falo mais sobre como não suporto o Adam, por motivos óbvios. kkkk Mas fico feliz que você tenha aprovado o resultado final da trilogia.

    Juliana, apenas hoje consegui passar aqui para comentar, mas posso dizer que isso foi um bom sinal.
    O que aconteceu é que eu teria uma péssima notícia para você (a editora deixou o formulário aberto para solicitar as jackets até o início de junho. Depois disso, apenas em algumas livrarias, mas seria preciso comprar os livros), e agora tenho uma notícia que você provavelmente vai gostar.
    Como não sabia se os parceiros receberiam, eu também preenchi o formulário e ontem recebi duas novas jackets. Por ter recebido a mais, se você quiser posso te enviar. O problema é que pra variar um pouco, uma parte da orelha ficou levemente amassada. Se você não se importar com isso, basta me enviar seus dados (overshockblog@gmail.com), ok? :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana!
    Solicitei minhas jackets no formulário que eles disponibilizaram e não chegou até hoje, provavelmente nem vai chegar :/ Quero muito ler essa trilogia, me parece muito boa e tem uma premissa diferente também. Quero lê-la ainda esse ano.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, td bem? Não li pra não estragar a minha leitura da série. Respondendo a sua pergunta sobre as jackets, na verdade a NC disponibilizou um formulário para todos (mesmo quem não é parceiro) solicitar as jacket. Porém agora não sei se eles estão enviando ainda, ai vc tem que mandar um e-mail, porém alguns parceiros da editora recebeu jacket a mais, então tem sorteio em vários blogs ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Tudo bem?
    Depois de um tempo, voltei hahaha...
    Acredita que ainda não li essa série? Tenho apenas o primeiro livro, mas não me deu ânimo até agora... Mas como estou no clima para distopia, vou tentar fazer dele uma das minhas próximas leituras...
    Li meio por cima apenas sua opinião, e fiquei feliz que o último volume teve um desfecho satisfatório. Tantas vezes que lemos séries nas quais o autor não consegue concluir corretamente né?
    Fiquei animada para começar a ler :)
    Tem post novo no blog: resenha e promoção de Me Liga. Passa lá!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir