28 de julho de 2014

Inferno


[muito bom]

Título: Inferno
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

Série Abandono:
Inferno é o segundo volume dessa série, se você não leu Abandono o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Pierce está de volta ao mundo inferior, mas diferente da última vez não sente vontade de fugir. Ela quer ficar ao lado de John, mas ela não consegue deixar de sentir saudades intensas de casa e de se preocupar com as pessoas que deixou para trás. Quando tem a confirmação de que seu primo Alex está em perigo ela decide partir em seu socorro. John tem certeza que é tudo uma armadilha por parte das fúrias, mas não pode deixar de atender a um pedido de Pierce, principalmente quando essa promete nunca mais deixá-lo caso ele ajude seu primo. Eles sobem novamente a terra e se vêem no meio de uma enorme confusão, de segredos revelados e perigos enormes.

Meu cantinho:
Eu estava muito ansiosa para ler esse livro, adorei Abandono, por isso, quando Inferno ficou em pré-venda fui correndo comprá-lo! Eu estava com uma expectativa muito grande para saber como as coisas iriam se desenrolar entre Pierce e John e nesse ponto ele não me decepcionou. Eu só fiquei com uma impressão ruim de que até acontecem várias coisas, mas parecem que muitas delas não se resolvem e ficamos dando volta no mesmo lugar.
O livro nos mostra Pierce no mundo interior, vivendo juntamente com John. Ela descobriu que sua avó na verdade é uma fúria e que planejou desde o começo aproximar os dois, para que depois pudesse usá-la para atingir John. Na realidade, ela também havia preparado sua mãe para esse mesmo propósito, mas John nunca se sentiu atraído por ela. John a levou novamente para o mundo inferior pois sabe que lá é o único lugar seguro, no qual pode protegê-la de todos os perigos. Dessa vez ela também não quer fugir, ela tem tido pesadelos onde perde John e sabe que o ama e quer estar ao seu lado. Contudo, ela sabe que deixou membros da sua família para trás e que eles estão correndo risco de vida por conta das fúrias, em especial sua avó. Quando um estranho fenômeno acontece e ela percebe que Alex pode estar correndo risco de vida ela pede a ajuda de John para que esse salve seu primo e ela promete permanecer com ele no mundo inferior para sempre. John sabe que provavelmente tudo isso é uma armadilha, mas ele não consegue resistir a um pedido de Pierce, sem falar da possibilidade dela permanecer pela eternidade com ele.
O que eu mais gostei foram as novas informações que descobrimos a respeito do passado de John, o que ele sofreu e algumas dicas do que aconteceu para que ele tivesse se tornado o senhor do mundo inferior. Além disso, descobrimos que John não está sozinho no mundo inferior (além das almas dos mortos que estão de passagem) e algumas dessas pessoas me cativaram completamente. Acontecem muitas coisas no livro, há muitos segredos revelados, o livro não fica parado, é ação, perseguição a todo momento, e o modo como acaba é surpreendente. Contudo, como disse no começo tive em alguns momentos a impressão de que o livro não andou, é que se você for parar para pensar esse livro inteiro se passa na realidade em alguns poucos dias. Não tenho certeza exatamente, mas acho que totaliza uns três dias, e apesar de muita coisa ter acontecido em pouco tempo, ainda deixa uma impressão que a história pouco andou e que ainda vem muito mais pela frente.
Tenho uma segunda crítica ao livro que na verdade se deve ao trabalho da editora. Eu não tenho nada a reclamar da revisão, diagramação ou capa, mas não gostei muito da tradução do título do livro. O original é “Underworld”, que a meu ver deveria ser traduzido como “Submundo”, até mesmo pelo contexto e referências mitologia no livro, mas para nós chegou como “Inferno”. Acho que eles optaram por esse nome para fazer um link com as citações que iniciam capa capítulo da obra O Inferno de Dante, mas ainda achei inapropriado.

Continuação:
O próximo volume dessa série é Awaken ainda não lançado no Brasil.

Um comentário: