16 de julho de 2014

Réquiem

[muito bom]

Eu recomendo: Réquiem 
Autora: Lauren Oliver
Editora: Galera

Série Delírio:
Réquiem é o volume final dessa série, se você não leu Delírio e Pandemônio o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Lena está na selva com Alex, Julian e alguns outros sobreviventes. Eles estão tentando se reorganizar, reunir forçar, voltar ao movimento e contra atacar, pois não adianta mais se esconder, não agora que ataques de reguladores estão acontecendo a grupos de resistência na selva. Hana está de casamento marcado e seu noivo é o novo prefeito com políticas muito rígidas visando exterminar qualquer resistência. O mundo das duas irá colidir, a luta pela liberdade daqueles na selva, a vida organizada e previsível da cidade sem deliria nervosa.

Meu cantinho:
Eu amei essa série, eu nunca fiquei tão dividia com um casal. No primeiro livro eu me apaixonei totalmente por Alex, no segundo eu me apaixonei novamente por Julian. O segundo livro acaba de um jeito que deixa o leitor louco, desesperado para saber o que segue, assim que soube que ele seria lançado fui logo comprar.
Esse terceiro volume intercala capítulos entre Lena e Hana. Lena está agora com Alex, Julian além de outros sobreviventes, buscando abrigo, fugindo dos ataques de reguladores que começaram a invadir a selva. A relação entre Lena e Julian não é a mesma com a presença de Alex. Alex trata Lena com distanciamento, não fala diretamente e se recusa a olha para ela. Hana vai casar com o novo prefeito, mas ela passa a achar que sua intervenção não foi totalmente bem sucedida, e também começa a perceber que seu noivo não é quem aparenta ser. Ela vai se casar com Fred, que é sempre sorriso, mas que se mostra muito rígido em relação aos inválidos, aos revolucionários. Ela também começa a perceber que ele esconde coisas a respeito de seu passado, seu antigo casamento e esconde de todos seu sadismo e direciona tudo a sua nova noiva.
Acontecem muitas coisas no livro, mas ao mesmo tempo as situações pareciam progredir de forma lenta. Lena não conseguia conciliar seus sentimentos por Julian e Alex, além disso eles estão perdidos, sem saber qual caminho seguir para fazer algo efetivo pela revolução. Hana já passou pela intervenção mas acredita que ela não funcionou efetivamente, além disso ela passa a ter uma responsabilidade enorme agora que casará com o novo prefeito, mas percebe que ele não é uma pessoa boa. Achei que os capítulos de Hana seriam monótonos, mas me enganei, os pensamentos dela são muito interessantes, essa dúvida diante do noivado além de revelações sobre as ações de Hana no passado. Eu estava com muita pena de Hana, pela intervenção, pelo terrível casamento que teria que enfrentar, mas quando ela revela o que fez e suas motivações eu confesso que deixei um pouco a compaixão de lado.
Eu estava totalmente dividida na questão do romance... Alex foi o primeiro, foi o motivo de tudo, mas Julian tem um jeito doce que me agradou muito. Alex volta machucado, tanto fisicamente quanto emocionalmente, afinal ele volta esperando encontrar sua Lena e ela já está com outro. Julian entende que a situação é delicada, oferece todo o espaço e apoio para Lena, mas ainda assim não consegue esconder por completo a sua dor. Contudo conforme o livro vai se desenvolvendo você é capaz de perceber de forma ampla os sentimentos dos personagens e entender quem Lena deveria escolher.
Muitas pessoas não gostaram desse livro, acharam que a autora deixa as coisas muito mal resolvidas. Eu concordo que ela não fecha o livro de forma redonda, ela deixa o final subentendido e que a imaginação do leitor fantasie como será o resto. Eu queria que a autora tivesse dado outras explicações, como as coisas chegaram a esse ponto, como cada coisa e cada pessoa ficariam, mas meu desejo não foi atendido. Apesar de tudo, não foi um livro ruim, o desfecho ao mesmo tempo em que foi esperado me surpreendeu, acho que a escrita foi diferente dos demais livros, mas não totalmente insatisfatória.

Volume final.

2 comentários:

  1. Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas me interesso bastante e pretendo fazer isso logo :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, já li Delírio e Pandemônio e amei, não vejo a hora de ler Réquiem apesar de muitas pessoas não terem gostado, mas pela sua resenha ainda tenho esperanças de que eu goste do livro. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir