21 de julho de 2014

Vampiros em Nova York - Os primeiros dias

[ótimo]

Eu recomendo: Os primeiros dias – Vampiros em Nova York 
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera

Sinopse:
Existe um parasita transmitido por fluídos corporais que causa um tipo de mutação, ele leva a pessoa a loucura, faz com que está crie aversão a tudo o que ama, torna-os mais fortes, geram hábitos canibais e ódio da luz do sol. Cal Thompson foi infectado por esse parasita, mas ele tem certa imunidade a esse, um caso raro, o que lhe oferece algumas habilidades mas também algumas complicações. Agora Cal tem uma missão, primeiro encontrar todas as namoradas que infectou e depois descobrir quem lhe passou o parasita. Entretanto, ele descobre que sua infecção não foi algo ao acaso e que há uma trama muito maior por traz de tudo.

Meu cantinho:
Eu comprei esse livro cheia de expectativas por ser um livro de Scott Westerfeld, já que ele me conquistou total e completamente com sua série Feios. Eu não me decepcionei porque é um livro muito bem escrito, com ideias coerentes e conectadas, com um mundo novo totalmente explicado, extremamente inteligente, mas ao meu ver com uma escrita diferente do que eu esperava por parte do Scott Westerfeld (mas não algo ruim).
O livro é intercalo entre capítulos aonde Cal Thompson vai narrando sua jornada e explicando em detalhes seu mundo e as suas condições, e capítulos nos quais há alguma curiosidade sobre algum parasita. Algumas vezes o que estava acontecendo com Cal era super empolgante e eu considerava pular esses capítulos, acontece que eles também eram muito interessantes. Eu ficava me perguntando se tudo era verdade e no final o autor fala que todas as referências são verdadeiras, achei bacana ele trazer casos reais, como se esses pudessem sustentar ainda mais sua ideia da existência do parasita que ele criou (já que alguns casos reais parecem ser completamente absurdos).
O melhor do livro é como ele explica de modo científico e torna coerente cada detalhe da sua trama, inclusive explica as antigas lendas de vampiros com as quais somos familiarizados. O autor consegue dar explicações lógicas para todas as situações que deveriam ser consideradas sobrenaturais, e ao fazer isso ele constrói um enredo de vampiros como nunca visto antes. Você pode até pensar que Noturno fez algo parecido (já que a transmissão parece se dar por um tipo de parasita também), mas não é nada tão elaborado e explicado quanto esse livro.
Cal Thompson se mudou do Texas para Nova York para cursar a faculdade de biologia, no seu primeiro dia ele entra em um bar, bebe além da conta, conhece uma garota, vai para casa dela e perde sua virgindade. O que ele não esperava era que pudesse conseguir através da sua primeira relação um parasita e que esse fosse mudar sua vida para sempre. O parasita em questão muda as pessoas de uma forma drástica, aversão a luz do sol e a tudo o que a pessoa já amou um dia, hábitos alimentares mais sangrentos, irracionalidade, força extrema, faro aguçado. Contudo, Cal teve sorte e ele tem certa “imunidade” ao parasita, ele ainda habita seu corpo, lhe traz algumas vantagens como força, faro e visão aguçada, mas sem temer a luz do sol, as coisas que ama, e sem vontade de comer seres humanos. Contudo, nem tudo é positivo, o parasita trabalha para que possa seguir em frente para um corpo que complete seu ciclo, e por isso Cal está sempre excitado, é o parasita tentando encontrar outro hospedeiro.
Desde que foi contaminado (sem saber), Cal contaminou algumas meninas, mas elas não tiveram a mesma sorte que ele. Uma entidade chamada Patrulha Noturna, com milhares de anos, explica toda a situação a Cal e o recruta para que esse encontre todas as meninas com quem já se envolveu. Depois que completar esse passo ele deve buscar a menina que o infectou, Morgan, de quem não lembra muita coisa devido ao álcool. O que ele não esperava é que essa busca por Morgan fosse revelar mais segredos e mistérios do que ele poderia imaginar, e que sua transformação faz parte de um plano e de um perigo muito maior.
Eu sei que muitos já estão de saco cheio de ler sobre vampiros, mas Scott é um escrito maravilhoso que construiu de forma única essa lenda e acredite, você vai ficar deslumbrado com a sagacidade do autor. Altamente recomendado.

Continuação:
O próximo livro da série é Os últimos dias – Vampiros em Nova York, quando achar ele barato com certeza irei comprá-lo.

3 comentários:

  1. Gostei da resenha, Juliana. A ideia de explicar de forma científica sobre a origem dos vampiros parece genial e deu vontade de ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  2. Meu, vi essa livro na livraria a teeempos atrás e me interessei bastante pelo plot, mas fiquei com muito medo que fosse extremamente ruim!! Pelo visto eu estava errado. Espero que dê eu tenha a oportunidade de lê-lo, vou reconsiderar e colocar na lista de leituras =D
    Quanto ao fato de ser 'sobre vampiros', não creio que seja isso que enjoe, e sim ser o mesmo tipo de roteiro e narrativa. Este livro já parece ter um mote bem diferente dos outros livros de vampiro, então imagino que mesmo para quem já 'está cansado' do tema, pode ser uma boa pedida.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,
    Eu iniciei a leitura de Feios mas não me prendeu. Porém, ainda pretendo dar uma nova chance.
    Sobre sua resenha, eu não conhecia o livro mas a premissa é bem curiosa e a capa, curti.

    Eu nunca enjoo dos vampiros, acho apaixonante e cada autor tem seu jeito de abordar de uma maneira diferente...mas posso dizer que prefiro os mais violentos hahaha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir