15 de março de 2015

Simplesmente Acontece

[ótimo]

Eu recomendo: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito


Sinopse:

Alex e Rosie se conhecem quando tem apenas 7 anos e logo se tornam melhores amigos. Apesar de alguns problemas e brigas bobas, eles compartilham tudo e sabem que sempre podem contar um com o outro. O tempo vai passando e essa amizade apenas se fortalece, mesmo com os diversos problemas que cada um tem que enfrentar, como a distância, relacionamentos, família, o contato entre os dois nunca deixa de existir. Conforme o tempo passa fica óbvio que o sentimento entre eles é maior que de uma amizade, mas mesmo assim os desencontros da vida sempre os mantém separados. Eles se casam, tem filhos, se separam, vivem traições, desempregos, brigas, que sempre os impedem de ficar juntos, por mais que seja o que os dois desejam.

Meu cantinho:
A Teca dos blogs Casos Acasos e Livros e Meg's Army, falou super bem desse livro, e de como ela estava empolgada para ver a adaptação no cinema. Lógico que no impulso eu comprei o livro (isso no final do ano passado, já que ainda estou cumprindo a minha promessa de ano novo e não comprei nenhum livro esses meses) e minha intenção era de ler antes do lançamento do filme. Acontece que eu quase não tendo tempo para ler (vocês devem ter percebido que passei mais de um mês sem postar aqui) porque estou atolada com o serviço e agora voltei para a faculdade. Não li muita desde que o ano começou, mas quando eu vi que Simplesmente Acontece estava no cinema eu decidi pegar o livro para ler. Acabou que eu vi o filme antes de acabar a leitura (mas já estava bem perto do final), mas não me senti prejudicada porque o filme muda bastante e, apesar de ser muito bom, o livro é bem melhor.
Simplesmente acontece é escrito todo através de e-mails, cartas, cartões, bilhetes, conversas em sala de bate papo ou em chats. Acho incrível quem faz trabalhos desse tipo, pois eu acredito que seja complicado transmitir tudo o que está acontecendo através dessas mensagens, apesar da autora fazer um trabalho esplêndido como se não houvesse qualquer dificuldade nisso. O livro é bem grosso e a princípio assusta, você acredita que levará um bom tempo para terminar a leitura, mas a verdade é que em uma tarde eu rapidamente devorei metade do livro.
Esse livro nos conta a história de dois melhores amigos, Alex e Rosie, que se conheceram quando crianças. Eles passam pela fase de “meninas são nojentas”, brigas de crianças, entram na adolescência, e apesar de namoros e outras pessoas, eles nunca se distanciam. Por isso, quando Alex se vê obrigado a mudar de país por conta do emprego do pai, Rosie não pensa duas vezes em se candidatar a uma vaga em uma universidade no mesmo país do amigo. Contudo, algo realmente inesperado acontece e Rosie vê sua vida virar de cabeça para baixo, ela é obrigada a desistir de seus sonhos e fica presa no seu país. Eu não posso dizer que fato é esse, caso contrário acabaria revelando alguns spoilers, mas a verdade é que esse acontecimento norteia grande parte dos fatos que se seguem. O que eu posso dizer é que eles nunca perdem contato, Rosie e Alex continuam trocando cartas, e-mails, cartões, mensagens, e fica óbvio que o sentimento que existe entre os dois é maior do que uma simples amizade. Acontece que tudo parece conspirar contra esses dois! Foi impossível não se lembrar do livro Um Dia, pois a quantidade de desencontros que esse casal tem é absurdo! A angústia que eu sentia lendo era enorme. Tudo estava ali exposto, tudo tão simples, bastava uma mensagem, um enter, alguém sussurrar alguma coisa, alguém conspirar, uma iniciativa, uma carta entregue, um eu te amo, um incentivo, mas nada disso acontecia. Pelo contrário, quando um deles parecia decidido a falar algo alguém jogava uma perspectiva ruim (eu particularmente queria esganar Phil). O pior é que o tempo ia passando e eu achava que realmente não haveria final feliz, ou que seria tarde demais. Em um momento eles estão com dezoito anos, depois na casa dos vinte, dos trinta, dos quarenta (e nesse momento algo importante acontece e você acha que tudo será resolvido), e o tempo só passa e as folhas começam a acabar e a angústia só consome o leitor. Confesso que não foi o final que eu queria, acho que o tempo passou demais para os dois, eles viveram casamentos, separações, traições, filhos, entre diversas outras coisas, que apenas adiaram o momento deles estarem junto com quem realmente amam. Apesar disso, é um livro bom que nos faz refletir sobre coisas que deixamos passar, relacionamentos que mantemos por hábito, conveniência, ou qualquer outro motivo que não seja amor; que consome nosso tempo de viver coisas boas. Achamos que não, mas o tempo passa muito rápido, e não podemos fazer e viver coisas que não nos fazem feliz, pois uma hora o tempo irá acabar.
É um livro de amor, repleto de desencontros, que angústia o leitor que vê o tempo passar, mas não vê o final feliz. É um trabalho maravilhoso, que nos faz refletir, que eu recomendo a todos.

Volume único.

6 comentários:

  1. Eu gostei de "Simplesmente Acontece", assim como o outro livro da autora que tive o prazer de ler ("O Presente"), mas não gostei nada dessa enrolação para acontecer o que sabia que aconteceria desde o início. De qualquer forma, esse pequeno detalhe não tira todo o brilho do trabalho da Ahern e a maneira como ela conseguiu, por exemplo, unir drama e humor, além de todas as reviravoltas, claro.
    Agora pretendo assistir ao filme nas próximas semanas. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, estou doida pra me aventurar com os dois..porque digamos que meu namorado é meu melhor amigo também ahahahhaha :P
    Mas parece ser tão fofo e bom essa história,ehehehehhehehe! Logo mais vou comprar também <3


    Beeijos..amei sua resenha ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu tenho esse livro por aqui, ainda pretendo conferir a história da Cecelia que todos elogiam tanto. Adoro livros nesse estilo, especialmente esse!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nhaw adorei a resenha! Esse livro dá uma angústia do caramba mesmo, fiquei inconformada com o tanto de desencontros. O que faz a falta de coragem de dizer uma frase só, né? O livro deve ser melhor que o filme mesmo, por transmitir mais os sentimentos do casal, e porque sinceramente eu não achei que os atores tinham lá tanta química. Mas concordo com tudo que você disse, é uma história que super vale a pena conferir ^^

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Dudi, parabéns pela resenha.... Se o livro é da Cecelia, pra mim já é sinal que é bom. Confesso que não sabia da existência do livro, só soube após ver o trailer do filme. mas você me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dudi, eu também MORRI de angústia nesse livro, hehe.
    Mas é amor demais, lindo demais.
    Confesso que gostei mais do fim do filme do que do livro, no livro demorou demais a acontecer, haha. Foram 50 anos, demais para mim.
    Mas que bom que gostou e que a minha indicação valeu a pena.
    Fico felizona!
    Você vive me indicando livros incríveis.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir