Ontem eu comecei a ver algumas coisas circulando na internet a respeito da Emma Watson (a eterna Hermione do Harry Potter) e esse projeto. Eu não fazia ideia do que era, até que assisti ao vídeo do seu discurso na ONU e, UAU! Que discurso! A alguns meses ela foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU e agora lançou esse projeto “He for She”. Assim que seu discurso começou eu fiquei com um pé atrás por ela usar a palavra “feminismo”. Quando eu era mais nova eu achava essa uma palavra boa, mas recentemente tenho visto ela ser usada com uma conotação muito negativa. Tenho visto o termo feminismo ser usado como uma palavra representando o poder da mulher, a superioridade feminina, a supremacia desse gênero. Sendo assim, eu não vejo diferença entre o machismo e o feminismo quando ele é usado dessa forma. Acontece que a atriz traz o verdadeiro significado dessa palavra: igualdade de gêneros. O que foi mais interessante é que ela faz o pedido de ajuda aos homens, que esses se envolvam na causa, que esses se coloquem fora de esteriótipos, que se permitam ser sensíveis. Ela coloca que no momento em que os homens não necessitarem agir de acordo com o papel do “macho”, do dominador, do controlador, a mulher não precisa assumir o papel de dominada, de controlada. Ela demonstra que tantos homens quanto mulheres são limitados pelos papéis de gêneros e que devemos abrir mão deles e nos tratar como iguais. O discurso é belíssimo e peço que tire alguns minutos do seu dia para vê-lo.
Aperte o play e confira!
Várias personalidades se manifestaram em redes sociais demonstrando solidariedade a causa. Veja algumas fotos.
Chris Colfer Douglas Booth Logan Lerman
Neil Gaiman Russell Crowe Tom Hiddleston
Eu achei uma campanha importante, apoio totalmente! Se quiser mais informações você pode acessar ao site do He For She clicando aqui. O crédito do vídeo legendado vai para o site Sobre Sagas.
Oi Dudi,
ResponderExcluirEssa campanha é belíssima. Dentre tantas causas, esta havia ficado esquecida e é sim algo que está impregnado na nossa sociedade. As leis, a ortografia, as regras, as religiões, toda a base da sociedade é machista. Então é preciso sim, discutir sobre isso e dar às mulheres o papel que elas ocupam, que é o mesmo que o dos homens. Ao lado deles.
Beijos,
Mari Siqueira
http://loveloversblog.blogspot.com
Olá Dudi, tudo bom?
ResponderExcluirNossa, eu sabia muito pouco a respeito da campanha e assim como você ando com um pé atrás quando começam a falar de feminismo. Fico pê da vida quando usam essa palavra com conotação negativa... É uma pena, né? O discurso da Emma, no entanto, é realmente muito bom. Com certeza eu apoio essa campanha!
Beijinhos ♥
Thati;
http://nemteconto.org
Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!
Olá!
ResponderExcluirNossa, interessantíssimo, se eu disser que não sabia dessa campanha mereço apanhar? rs
Muito interessante, adorei todo o objetivo apresentado aqui! Muito bom mesmo. Estou seguindo para acompanhar as próximas novidades. Um grande beijo
http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/
Oi Duda, gostei de seu post, acho importante que não criemos estereótipos e nos apeguemos tanto a eles que nunca consigamos ver o que realmente importa: tratar a todos igualmente.
ResponderExcluirÉ importante aprendermos a ver isso.
Beijos
Ops, Dudi :)
ResponderExcluir